Todos contra o COVID - 19

Estamos vivenciando um período desafiador, que testa nossa solidariedade, resiliência e amor ao próximo, mas sabemos que com o esforço de todos temos a oportunidade de preservar a saúde e o bem-estar de toda a humanidade.

Já é sabido por nós que, para conter a pandemia de coronavírus, seguindo as recomendações das autoridades, estabelecimentos foram fechados, inclusive as igrejas. Tal fator, causou revolta em algumas pessoas e em outras, desespero. Afinal, este é um mommento em que mais se necessita da misericórdia de Deus. Antes de tudo é preciso manter a calma e pensar... Nosso lar também é casa de Deus. As instituições religiosas paralisaram suas atividades, pois como cuidadora do povo de Deus, a igreja possui a responsabilidade de zelar pela comunidade, prevenindo que o contato entre os fiéis possa piorar a proliferação do COVID-19, inclusive devido à grande parcela de idosos (grupo de risco) que frequentemente comparecem às missas e eventos. 
 
De acordo com uma matéria publicada ontem (20/03) no Vatican News, sobre este momento, o Papa diz que deve ser vivido "com penitência, compaixão e esperança. E humildade, porque muitas vezes esquecemos que na vida existem "áreas escuras", os momentos escuros. Pensamos que eles só podem ocorrer a outras pessoas. Em vez disso, desta vez está escuro para todos, ninguém excluído. É marcado pela dor e pelas sombras que entraram na nossa casa. É uma situação diferente daquelas que vivemos. Também porque ninguém se pode dar ao luxo de estar tranquilo, todos partilham estes dias difíceis". Sobre este tempo de  Quaresma, explica o Pontífice, "com a oração e o jejum, nos treina a olhar com solidariedade para os outros, especialmente para aqueles que sofrem", esperando o brilho daquela luz que iluminará tudo e todos novamente". 
 
Diante desses dizeres do Papa, podemos também fazer uma breve reflexão acerca de uma frase que São João Calabria trazia consigo: ?Existem dias alegres, e, também, dias tristes, de provações, de sofrimentos, para todos nós; fiquemos unidos: tudo são provações duma mesma família?. Pe. Calábria enfrentou muitas dificuldades durante toda a sua vida, mas nunca deixou de confiar na divina providência, entregue totalmente ao Senhor no serviço aos pobres com uma vida radicalmente evangélica.  A missão do Pobre Servo é "Mostrar ao mundo que a Divina Providência existe, que Deus não é um estrangeiro, mas que é Pai e cuida de seus filhos, contanto que nós O acolhamos e façamos a nossa parte que é buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça" (cf. Mt 6, 25-34).
 

Perante tudo isso, pedimos aos nossos queridos leitores que fiquem atento a como se prevenir e tomar os cuidados essenciais à saúde. Este link trás informações por meio de uma cartilha  apresenta pelo Ministério da Saúde  https://drive.google.com/file/d/1r__7HZIS5LKSIAWn4DqT2EjlKMSqRUaI/view?usp=sharing