Dia Internacional da Mulher é lembrando com live no CESM

Para lembrar o dia internacional da mulher, no dia 08 de março, o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, por meio da Pastoral Calabriana, promoveu uma livecom o tema "A representatividade da mulher na educação: espaços de poder e equidade de gênero". Nossa convidada este ano foi a secretária de educação de Marituba, a Sra. Eny Leite, atuante neste cargo há 1 anos e 3 meses, porém com uma vasta experiência na educação há mais de 15 anos.

Em 2022 a Campanha da Fraternidade nos convida a refletir sobre a educação, trazendo o tema "Fraternidade e Educação" e o lema ?Fala com sabedoria, ensina com amor? (Cf Pr 31,26). Por isso abordar essa temática se faz tão necessário destacando o papel da mulher neste cenário e os direitos que cada uma tem de garantir o seu protagonismo em diversos ramos, inclusive na educação que é gerida, predominantemente, por mulheres.

Durante a live, a secretária de educação falou sobre diversos aspectos de sua trajetória enquanto mulher em um cargo de gestão na educação do município de Marituba, seus desafios e conquistas. Recordou de outras mulheres que a inspiraram, em especial a sua mãe, a seguir neste caminho e também abordou sobre o cenário da pandemia, bem como desmistificou estereótipos que as mulheres carregam desde a infância. Ao final a secretária enviou um importante recado a todas as mulheres "Que nós não deixemos que ninguém nos diga ?você não é capaz? porque nós somos" e incentivou a todas as mulheres a serem o que elas quiserem, com atitudes de sabedoria e respeito.

Trazer para o coletivo essa consciência sobre as competências da mulher, nos diversos âmbitos sociais tem sua importância para alertar sobre padrões e rótulos impostos que favorecem omachismo e juntamente a isso, levando o País a altos índices de desigualdades, inferioridades, violências chegando até mesmo ao feminicídio, quando a mulher é morta pelo simples fato de ser mulher.

Nossa imensa gratidão a todos os colaboradores da SEMED (Secretaria de Educação de Marituba), em especial a Secretária de Educação, Sra. Eny Leite por sua disponibilidade em participar desta live e a diretora de ensino, a Sra. Rosiane Lameira que estaria conosco, porém por motivos de saúde não pode comparecer, no entanto, contribuiu muito para este momento. Também agradecemos ao Luciano Cristino Ramos, Ouvidor Geral e a Ana Paula Rabelo Freire, Assessora Especial. No CESM nossa gratidão se estende ao colaborador Alexsandro Ribeiro, pela transmissão da live.  

Para quem não pode assistir ontem, segue o link da gravação que está disponível na página do facebook do CESM.

https://www.facebook.com/cesmmarituba/videos/706423900349008/

Feliz dia Internacional da mulher e que Deus abençoe, grandiosamente, cada uma!!

Fotos: Alexsandro Ribeiro (Logística do CESM) e Atácia Santos (Assessoria de Comunicação da SEMED)