30 anos da Creche Paz

Louvando a Deus por mais um dia de graça na vida das nossas pérolas da Obra, hoje o dia começou com os parabéns a Escola Municipal de Educação Infantil Sociedade Pobres Servos da Divina Providência - Creche Paz. Com muito carinho, os colaboradores preparam uma singela solenidade para festejar os 30 anos de funcionamento da creche, momento este que, com certeza, ficará registrado em nossos corações.

Nossa celebração iniciou com a acolhida feita pela professora Marcilene animando todos os ali presentes. Logo depois houve o canto e a entrada dos seguintes símbolos: a bandeira da escola, o uniforme, uma criança levando um livro e uma criança levando a imagem de São João Calabria como simbologia de relembrar o início da Obra com o ato de Calabria em acolher aquele primeiro menino. A seguir foi feito o canto de aclamação, a leitura do Evangelho e a homilia feita pelo Padre João Pilotti (diretor operacional do CESM) que foi toda voltada para a realidade e ao entendimento das crianças da creche. Em seguida foram feitas as preces direcionadas aos benfeitores, as crianças e seus familiares e a todos os nossos colaboradores. A gestora Nara Figueiredo fez uma fala em agradecimento por estes 30 anos e por fim, todos juntos cantaram alegremente os parabéns e um lanche foi servido para as crianças presentes.

Nossos sinceros agradecimentos à Prefeitura Municipal de Marituba que através do termo de fomento tem o convênio com a unidade escolar por muitos anos, ao padre João Pilotti que está a frente do CESM e que não mede esforços para viabilizar todas as solicitações em oferecer o melhor aos educandos, aos colaboradores pela doação nesta missão, à Pastoral Calabriana pelo apoio na celebração destes 30 anos, ao Programa de Apoio ao Educando por este lindo vínculo que mantém com os benfeitores que, mesmo sem conhecer as crianças e seus familiares pessoalmente, fazem com que os sonhos se realizem.

Que São João Calabria continue intercedendo por todos que fizeram e fazem parte desta Obra.

Breve histórico da Creche Paz

A Escola Municipal de Educação Infantil Sociedade Pobres Servos da Divina Providência-Creche Paz, teve sua origem no ano de 1989 com o grupo de senhoras voluntárias da Pastoral da Criança eram elas, (Edilena Maria Matos, Raimunda Souza, Izabel Silva, Maria Helena Sales, Fátima Salazar e Maria do Carmo Aluziário) as quais atendiam um grupo de 08 crianças em situação de extrema vulnerabilidade e desnutrição, este atendimento ocorria em um espaço de madeira ao lado da casa da senhora Fátima Salazar, situada na Segunda Rua do Bairro Novo em Marituba. A pastoral era mantida com doações de amigos e alguns benfeitores, bem como a ajuda da irmã Ana Maria, religiosa que pertencia à congregação do PIME, e era voluntária da Pastoral. No ano de 1989, irmã Ana Maria recebe uma doação em dinheiro e, vendo a necessidade de oferecer às crianças um espaço maior e com melhor estrutura, comprou um terreno na 4ª rua do Bairro Novo s/n e nele construiu uma pequena escola, a qual deram o nome de Jesus, Maria e José.

Com o passar dos anos e com a vinda do Instituto Pobres Servos da Divina Providência para Marituba, os mesmos assumiram as obras sociais do PIME e consequentemente os cuidados da então escola Jesus, Maria e José. O número de crianças atendidas aumentou consideravelmente havendo a necessidade de ampliação do prédio da escola. Em 1992 chega a Marituba um grupo de italianos que vieram em missão, ao visitarem a creche resolveram doar um valor em dinheiro para auxiliar nas obras de ampliação do prédio, neste período estavam a frente das atividades do I.P.S.D.P o Pe. Gaio e os irmãos Gedovar Nazzari e Zair, com a doação dos benfeitores italianos e outros recursos, deu-se a construção da nova creche, tendo sido inaugurada em 15 de Junho de 1992 em convênio firmado entre o ISPSDP e a Secretaria Estadual de Educação- SEDUC,  com o nome  de ESCOLA REGIME DE CONVÊNIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOCIEDADE POBRES SERVOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA, carinhosamente conhecida como CRECHE PAZ, passando a atender um total de 117 crianças na faixa etária de 06 meses a 4 anos de idade, todos  em período integral. Dez anos após sua inauguração o ISPSDP na gestão do Pe. João Pillot realizam uma reforma e ampliação do prédio passando a atender um quantitativo de 174 crianças. Após 28 anos de fundação, a Creche Paz ganha um novo prédio com uma estrutura moderna, acolhedora e confortável, seguindo os padrões normativos, graças a idealização do Pe. Sander Patalo e a Providência Divina por meio dos benfeitores, pois sem o auxilio e boa vontade dos mesmos, este sonho não seria possível. A nova estrutura conta com cinco salas de aula com solário, uma sala interativa, todas climatizadas, sala dos professores, amplo refeitório, copa, lavanderia e área externa.

Atualmente trabalham na creche um grupo de 24 colaboradores, com a missão de fazer da Creche Paz uma instituição que valoriza e respeita o jeito especial de ser de cada criança. Ao todo, atualmente estão matriculados 165 educandos.