Notícias

Celebração dos 40 Anos da Unidade Especial Abrigo João Paulo II

Aconteceu no dia 24 de novembro, a celebração de aniversário dos 40 anos da Unidade Especial Abrigo João Paulo II em Marituba-PA. O evento iniciou com a missa presidida pelo padre João Pilotti, religioso Pobre Servo responsável pelo Conselho Gestor da unidade. Ocorreram também diversas homenagens e o evento finalizou com um jantar onde estiveram presentes os hansenianos ligados ao abrigo, colaboradores e autoridades públicas do município e governo do estado.

A unidade que é oriunda da antiga ?Colônia de Marituba? ou comumente conhecida como ?leprosário?, foi fundada em meados da década de 1930. A partir de 1983, passou a ser chamada Unidade Especial devido ao processo de transformação da Colônia de Marituba, com base na Portaria nº 165/76 do Ministério da Saúde que dispõe sobre a Reinserção Social do Hanseniano, destacando o contato com os familiares e a comunidade no geral.

Ao longo das décadas, os Institutos Pobres Servos da Divina Providência e Francisco Perez juntamente o MORHAN - Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase e benfeitores, buscaram sucessivas melhorias e o resgate de direitos dos abrigados.

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProIde096890637
O Abrigo João Paulo II externa sua gratidão a todas as instituições, órgãos públicos e pessoas pelas melhorias conquistadas no decorrer de sua história e a participação neste evento de grande importância na trajetória dessa unidade.

 

Cerimônia de formatura celebra conquista dos mais novos técnicos de enfermagem e informática do CEPDAP

No dia 25 de agosto de 2023 a EEEFM CEP Dom Aristides Pirovano, em parceria com a SECTET/SEDUC, certificou 21  técnicos de Enfermagem modalidade integrado, 59 na modalidade Subsequente e 18 técnocos de Informática na modalidade Subsequente totalizando 98 profossionais aptos para o mercado de trabalho.
 
Foi um momento muito significativo  para os alunos e familiares que estiveram presentes na formatura de seus filhos e dessa forma a escola cumpriu o seu compromisso social proporcionando novos profissionais com excelente qualificação técnica e humana  para desempenharem seu papel na sociedade. A instituição desde o ingresso do aluno até o término de seu curso trabalha a motivação, o carisma, a afetividade, desenvolvendo o sentimento de pertencimento e valorização  do outro.
 
A escola oferece atualmente os cursos de informática e enfermagem nas modalidades Integrado e subsequente e o curso Cuidados de Idosos na modalidade subsequente. Estamos pretendendo agregar mais um curso, o de técnico de Administração.
 
Estiveram presentes neste  evento o Padre João Pilotti, Procurador do Centro Educacional e Social de Marituba CESM, saudando os formandos e suas famílias, com seu discurso e benção dos anéis e das Sras. Jessyca Lopes e Michele Cavalcante representando a Secretária, Coordenação e Diretoria Pedagógica da SECTEC. Bem como a Sra Marluce Santana da DRE Benevides/SEDUC também e fez presente e o diretor Paulo Cesar Melo da Silva juntamente com coordenadores e professores e toda a equipe administrativa e apoio que fizeram a acolhida a todos os colandos e convidados.
 
Foi um brilhante evento. Desejamos que todo esse aprendizado frutifique, pois esse momento marca um novo passo para a vida dos mais novos formados do CEPDAP. Sucesso a todos! 
Leia mais

Mostra itinerante trás, pela primeira vez, relíquias de São João Calábria que serão expostas no Pará.

Aconteceu no dia 03 de julho, na Casa de Oração, a primeira reunião para organizar a acolhida das relíquias de Calábria que, pela primeira vez, serão expostas no Pará com o tema "Terra e sangue - Mostra itinerante - São João Calábria no mundo".

Nesta primeira reunião foi formada uma comissão representativa com o intuito de partilhar a forma como será feita a acolhida das relíquias, bem como também a programação geral para aqueles dias. Os representantes das atividades ligadas ao Instituto Francisco Perez, ao Instituto Pobres Servos da Divina Providência, CESM, juntamente com os coordenadores das cinco comunidades da Paroquia Nossa Senhora de Nazaré e o pároco, partilharam propostas sobre o fluxograma para estes dias.

Na ocasião, foram apresentadas quais relíquias serão recebidas e algumas orientações necessárias contidas no Jubilee-Book, um livro-roteiro encaminhado pelo Conselho Geral da Itália que contém informações, instruções e diretrizes para receber os objetos religiosos. Também foi feita a captação de ideias e sugestões para favorecer a todos os visitantes um momento particular e único que possa ser vivenciado com fé e marcado por intensa espiritualidade.

As relíquias já estão percorrendo o mundo desde o dia 8 de fevereiro deste ano visitando as Obras Calabrianas presentes em diversos países. Nas cidades de Belém e Marituba os objetos religiosos chegam no dia 12 de setembro e permanecem até o dia 15 do mesmo mês.

A iniciativa tem como objetivo celebrar os 150 anos de nascimento do fundador São João Calábria e, com certeza, trará momentos de reflexão e vivências únicas aos colaboradores e usuários ligados à Obra Calabriana.

A próxima reunião já está marcada com a finalidade de concluir as ideias para o fluxograma e já definir e compartilhar as responsabilidades.

Leia mais

Seminário de Formação Humanística e Pedagógica

No dia 25 de maio ocorreu o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica das escolas CEPDAP, EAC Construindo Cidadania e EAC Fazendinha Esperança. O tema escolhido para este ano foi "Qualidade de vida no trabalho: Prevenção da saúde física e mental dos servidores das unidades de ensino" e contou com a presença de aproximadamente 70 colaboradores destas unidades. este tema surge da importância em que a qualidade de vida deriva da fonte de prazer e satisfação: o prazer no processo, o prazer em ver o trabalho pronto e a sua contribuição. 

Durante a manhã, as atividades iniciaram com um momento de espiritualidade coordenado pelo Padre João Pilotti (atual procurador do CESM) que incentivou reflexões sobre a participação e implicância de cada colaborador em suas respectivas funções e missões  Em seguida a professora Dayse favoreceu um momento de integração entre os participantes por meio de danças e exercícios físicos. Logo após o lanche, as palestras deram início e o primeiro tema abordado foi ?Qualidade de vida no trabalho: Práticas de promoção da saúde mental e competências socioemocionais para profissionais da educação" ministrado pela Psicóloga do Instituto, Brenda Costa. No turno da tarde, a equipe da SEMED, por meio das assistentes sociais, Eliane Gomes e Maria José Barata, abordaram o tema "Ética profissional e qualidade de vida no trabalho". Por fim, a Professora Sacha Gomes (CEPDAP) proporcionou exercícios meditativos com técnicas de respiração e relaxamento. O encerramento do evento se deu com a apresentação cultural de alunas da Escola de Atividade Complementar Construindo Cidadania que elaboraram uma dança por meio de músicas que levaram os participantes a refletir sobre a valorização da vida e dos momentos. 

Com o objetivo de promover reflexões sobre a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho por meio de debates que tematizam a qualidade de vida, o prazer no trabalho e a satisfação na realização de atividade,s este seminário buscou valorizar e propiciar a auto análise sobre as próprias necessidades e as do outro percebendo os limites e avanços de pensamentos e ações essenciais à satisfação humana. O dia foi produtivo e repleto de afeto e cuidado, desde a acolhida até o momento do encerramento. Foi possível perceber que cada detalhe foi pensado para o colaborador, até mesmo nas mesas em que o almoço foi servido, havia um singelo e significativo vaso com plantas que simbolizam a cura e o amor.

Somos gratos por todos que organizarem este evento e àqueles que se dispuseram a estarem presentes participando deste momento rico e integrativo.

 

Leia mais

Escola Dom Calabria celebra 30 anos de fundação

Com muita alegria e gratidão a Deus, os colaboradores da Escola Dom Calabria, Marituba- Pará, estiveram reunidos na noite do dia 04 de maio para celebrar os 30 anos da sua fundação.

Durante a celebração, um momento de gratidão e reconhecimento foi direcionado, de modo especial, a ex-alunos  que estudaram na escola e hoje já atuam na sociedade, excercendo as seguintes profissões: médico, engenheiro civil, Agente comunitário de saúde, advogado e empresário. Assim como, os antigos colaboradores da escola que muito se dedicam em suas missões para que a escola siga com seu carisma e contribuindo com uma sociedade que possui cidadãos mais honestos e dignos.

A Escola continua dando segmento a Obra de Calábria ao longo desses 30 anos com a missão de Acolher a Comunidade do Bairro São Francisco (onde está sutuada) e dos Bairros adjacentes de Marituba.

Somos gratos a Deus Pai Providente por estes 30 anos e parabenizamos a todos que passaram pela escola durante este tempo sejam alunos, ex-alunos, colaboradores ou ex-colaboradores cada um de vocês contribuiu para que essa semente vingasse. Nosso reconhecimento especial aos benfeitores ligados ao Centro Educacional e Social de Marituba pelo Programa de Apoio o Educando - PAE, que muito tem apoiado alunos e famílias em situação de vulnerabilidade. 

Breve histórico da unidade:

A escola Dom Calábria foi fundada no dia 04 de maio de 1993, pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência em parceria com a Secretaria Executiva de Educação do Estado do  - SEDUC, para atender o bairro São Francisco, onde fica localizada, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Em função de seu rápido crescimento e das necessidades do bairro, novas construções foram feitas para acolher para acolher turmas das series iniciais do Ensino Fundamental, EJA e Ensino Médio, completando-se o ciclo da educação básica.

No ano de 2004 o Ensino Fundamental no Município de Marituba foi municipalizado. Ficando o ensino fundamental sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, e o ensino médio sob a responsabilidade da Secretaria Executiva de Educação - SEDUC.

Em 2005 a escola foi contemplada com um ginásio poliesportivo, construído pela fundação Dr. Marcello Cândia.

Leia mais

Fraternidade e Fome

A Família U.E. Abrigo João Paulo ll, com a missão de fazer valer a Campanha da Freternidade deste ano que trouxe o tema "Fraternidade e Fome", moveu um ação interna para arrecadar uma doação em dinheiro que seria revertido para compra de alimentos e produtos de higiene para serem doados às famílias de baixa renda com filhos matriculados nas creches da Paz e de Nazaré. 

Por meio de uma das missas que ocorrem todas as quartas-feiras no Abrigo, Padre João Pilotti lançou o desafio da Campanha da Fraternidade. A partir disso foram organizadas visitas em todos os setores com um cartaz e uma caixinha com a arte da Campanha da Fraternidade de 2023 incetivando a participação tanto dos colaboradores quanto dos internos e cada um poderia colaborar com um valor qualquer. O resultado foi lindo! Ao todo foi arrecadado mais de hum mil e setecentos Reais, que com um auxílio do Instituto, foi possível reverter em 10 cestas básicas e 10 quites de higiene. Tudo foi destinado às famílias da Creches Nossa Senhora da Paz e da Creche Nossa Senhora de Nazaré.

Compartilhamos a nossa alegria pela oportunidade de fazermos parte da Campanha da Fraternidade 2023, junto ao Instituto Pobres Servos da Divina Providência e fazer a diferença nas vidas dos irmãos necessitados. Que esta semente possa germinar em nossos corações e sigamos com os ensinamentos do Mestre. Que São João Calabria possa inteceder na vida de cada um que colaborou com esta ação.

 Acreditar que somos nós que agimos é uma verdadeira ilusão. É o Senhor quem faz tudo. Lembremo-nos de que se trata do sobrenatural. Ao Senhor, pois, devemos atribuir tudo, pois é fruto de suas graças e auxílios. A nós incumbe colaborar com a graça e favorecer a ação divina

Leia mais

Doação de insumos agrícolas para EAC

No dia 23/03 a Escola de Atividade Complementar Fazendinha Esperança recebeu insumos doados pela Secretária Municipal de Desenvolvimento de Agricultura, Abastecimento e Pesca (SEDAP) do município de Marituba. Estes insumos são destinados para a revitalização da segunda estufa que serve de apoio para as atividades de campo realizadas com os alunos da Educação Ambiental.

Foram doados basquetas, enxadas, pá, carro de mão, bobina de plástico, sementes diversas e adubos. Além disso, a escola também a recebeu uma moto cultivadora, um implemento do município que vai atender a todas as produções de Marituba.

Somos gratos por estas doações ao nosso projeto e educandos. Esse apoio da SEDAP incentiva ainda mais nosso compromisso com a nossa missão. 

Para maiores informações, acesse:

https://marituba.pa.gov.br/site/prefeitura-realiza-doacao-de-insumos-para-a-fazendinha-esperanca/

Leia mais

Formatura dos Cursos Técnicos Integrado Informática de 2019 e Subsequente Cuidados de Idosos de 2022

O CESM, por meio da E.E.E.F.M. Centro Educacional Profissional do Estado do Pará Dom Aristides Pirovano realizou na noite de 17 de março de 2023, a Cerimônia de Formatura dos Cursos Técnicos Integrado Informática de 2019 e Subsequente Cuidados de Idosos de 2022 em Marituba, no auditório Marcos Liva  
 
A Cerimônia reuniu, pais e familiares, corpo docente e administrativo da escola. Participaram, ao todo, 62 formandos, sendo 40 concluintes de Informática e 22 de Cuidados de Idosos.
 
A mesa do cerimonial foi composta pelo diretor da escola, Paulo César Melo da Silva; pelo Coordenador do Curso Cuidados do Idoso e Enfermagem, Julio César Freitas Reis; pela Coordenadora do Curso de Informática, Ursula Caroline Cardoso Lira; pelo procurador do Centro Educacional e Social de Marituba, Padre João Pilotti. Além destes, na mesa também estavam os professores patronos e paraninfos dos cursos: Elizângela Martins; Victor Viana da Graça; Antônio Hedielson; Alberto Lopes e Katiana Dias. 
 
Após a abertura oficial da Cerimônia, os formandos participaram do momento do Juramento, onde juraram exercer suas respectivas profissões com amor e dedicação obedecendo os preceitos da ética e da legalidade. Durante a entrega dos Diplomas e dos anéis os formandos e seus paraninfos demonstraram fortes emoções.
Às 22h, o diretor Paulo César deu por encerrada a Solenidade de Formatura, apresentando à sociedade os novos Técnicos em Informática e Cuidadores de Idosos, destacando que cada um deverá exercer a sua missão com amor para que sejam reconhecidos, como profissionais que farão a diferença com grande expansão no Mercado de Trabalho.
 
Toda a cerimônia esteve sob a coordenação e cuidados da Vice Diretora Professora Claudia Gatinho de Miranda e Maria do Socorro Bittencourt Farias, Coordenadora de Integração e Estágio.
 
Desejamos a todos os novos formando sucesso e sabedoria para seguirem em frente com vossas missões. 
Leia mais

25° ANIVERSÁRIO DE REESTRUTURAÇÃO DA UNIDADE ESPECIAL ABRIGO JOÃO PAULO II (BODAS DE PRATA)

No dia 30 de novembro de 2022 a Unidade Especial Abrigo João Paulo II celebrou o 25° aniversário da reestruturação de seu espaço, fazendo eco ao dia 14/11/1997. O evento iniciou com a Santa Missa em Ação de Graças celebrada pelo Padre João Pilotti (Procurador do Instituto Francisco Perez e membro do Conselho Operacional da unidade), na capela da unidade. Logo após, os convidados, servidores e residentes puderam acompanhar as homenagens e apresentações sócioculturais no refeitório da unidade.

A diretora administrativa Patrícia Pinheiro fez uma fala direcionada à importância dessa reestruturação e aos frutos colhidos durante estes 25 anos. Em seguida Padre João recordou sobre a história do local e concluiu seu discurso enfatizando que, junto com a reestruturação física, houve avanços significativos na humanização, na busca dos direitos e nas tecnologias sanitárias de atendimento em hanseníase. 

Logo após, o cerimonial contou também com as falas da Sra. Valdinea Almeida (Assistente Social da Coordenação Estadual da pessoa idosa - SESPA); da Sra. Adriana Queiroz (Coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Marituba); do Sr. Geraldo Cascais (representante do Mohan - Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase) e, por fim, houve a fala do Sr. Moacir Araújo Rio Branco (representante dos residentes da U. E. Abrigo João Paulo II).

Após este rico momento de resgate da história, houve a apresentação dos alunos da classe escolar com o posterior e tradicional canto dos parabéns, seguida da partilha do almoço com a presença de todos. 

Louvamos e bendizemos a Deus por este dia repleto de recordações, mais um que fará parte dessa linda história construída por cada um do U. E. Abrigo João Paulo II. Nossa eterna gratidão ao Instituto Pobres Servos da Divina Providência, ao Instituto Francisco Perez e à Fundação Cândia por se fazerem presentes durante todos esses anos. 
 

Um pouco de história:

A colônia de Marituba, na década de 1930, é a origem dos futuros municípios do local e do Abrigo Especial João Paulo II que funciona desde 1983 atendendo pessoas com sequelas de Hanseníase, remanescentes da antiga Colônia de Marituba, que recebia pessoas com a doença, porém foi na década de 90, com a vinda da Instituto Pobres Servos da Divina Providência para Marituba que a antiga diretora, Sra. Francimar solicitou ao irmão Gedovar Nazzari uma reforma do bloco masculino e este sugeriu que ela fizesse um projeto para angariar fundos e fazer uma reforma na unidade como um todo. A partir de então, por meio desse projeto que foi enviado à Italia, houve toda esta reestruturação do espaço. O projeto foi executado pela engenheira civil, dra. Terezinha Botelho que acompanhou toda a obra.

A unidade Abrigo João Paulo II tem uma história total de quase 40 anos de funcionamento, porém há 25 anos essa história foi ressignificada através dessa reforma levando aos residentes mais qualidade de vida, com apartamentos individuais com banheiro, acesso à saúde e à humanização por meio da prestação de melhores serviços.

 

DEPOIMENTOS:

"Todos os anos, a partir desta reestruturação, os residentes e servidores comemoram porque antes, na época da colônia, não se tinha toda essa estrutura. O primeiro bloco, que hoje funciona como uma enfermaria para os residentes mais dependentes, não existia e tudo isso lhes trouxe qualidade de vida. Por isso hoje todos nós nos alegramos e compartilhamos essa história". (Patrícia Pinheiro - Diretora administrativa da U. E. Abrigo João Paulo II)

"Esse momento sempre foi comemorado com alegria e satisfação pelos residentes e pelos servidores que estão desempenhando seu trabalho desde o início do Abrigo até hoje. Eu, como servidora pública, visito outros lugares, e cada vez mais percebo o quanto o Abrigo se tornou um lugar muito bonito, maravilhoso para se trabalhar. Temos um previlégio de trabalhar em um local que é considerado um referência. É uma satisfação poder assistir uma missa com os pássaros cantando. Todos que vem aqui se encantam. Só agradecer a todos os envolvidos nessa reestruturação que mudou a vida dos assistidos". (Cléa Uchoa - Administradora da U. E. Abrigo João Paulo II).

 

Leia mais

II Gincana Calabriana de Marituba e Belém - Pará

Com o objetivo de promover momentos de integração entre os colaboradores, estimular o conhecimento sobre a vida de São João Calábria e cultivar a vivência do Carisma Calabriano, a equipe de Pastoral Calabriana deu início em setembro, à II Gincana Calabriana que se estendeu até o mês de outubro em todas as unidades administradas pelos Pobres Servos da Divina Providência de Marituba e Belém do Pará. Foram alguns milhares de participantes entre colaboradores e usuários dos serviços que puderam desfrutar de momentos de alegria, oração e união em homenagem a festa do santo fundador, comemorada no dia 08 de outubro passado.

A gincana Calabriana foi lapidada em reunião do Grupo de Trabalho da Educação do CESM, em Marituba, como uma adaptação de acordo às novas normas da COVID-19. Sendo assim, cada unidade ficou responsável por escolher uma data e, juntamente com a equipe de Pastoral Calabriana, organizar um dia para executar a Gincana.

Foram várias tarefas, dentre elas provas de competição, quiz com perguntas sobre a vida de São João Calábria¸ o Evangelho de São Mateus, e histórico das respectivas unidades. Além de gestos solidários, onde as equipes se organizaram para doar cestas básicas às mães que doam leite para o banco do Hospital Divina Providência pelo aniversário de fundação de 25 anos do mesmo. Como uma forma de integração, os jurados eram compostos por membros de diversas atividades.

A participação de todos foi tão calorosa que as diversas equipes se empenharam ao máximo, e assim fizeram da Gincana Calabriana um momento de união e celebração. O cultivo da fé, o espírito de solidariedade, fraternidade e a alegria que envolve toda a mística do carisma Calabriano foi vivenciado por cada um de forma envolvente. Como brinde de participação, os colaboradores que estiveram participando da gincana receberam um chaveiro com uma frase de Calabria e cada unidade recebeu uma singela lembrança, uma lajota com a logo da II Gincana Calabriana que já se confirma para o ano que vem. Agradecemos pela oportunidade e pelo aprendizado que juntos construímos.


Hospital Divina Providência

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProIdd7b7b65efa

 

Abrigo Especial Calabriano/URE-REI - Casa da Criança

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProId196daa02d6

 

Abrigo João Paulo II 

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProId2e10ff9e2c

 

Ure Marcello Cândia

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProId807e63cf23

 

Posto Nossa Senhora da Paz

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProId7972e7621d

 

Creche Nossa Senhora da Paz e Creche Nazaré

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProId69f9eb98c5

 

Escola CEPDAP, Construindo Cidadania e Posto Betânia

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProId51de210570

 

Fazendinha Esperança

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProId9b9b133e37

 

Escola São José

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProId9019113b10

 

Escola Dom Calabria

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProIdd438080068

 

 

 

 

 

Seminário de Formação Humanística e Pedagógica 2022

Seminário de Formação Humanística e Pedagógica do Centro de Formação Profissional Dom Aristides Pirovano (CEPDAP), Escola de Atividade Complementar Construindo Cidadania (EACCC) e Escola de Atividade Complementar Fazendinha Esperança (EACFE).

O Seminário de Formação Humanística e Pedagógica 2022 deu inicio no no dia 14 de setembro e foi realizado no Auditório do CEPDAPno horário das 08:30h às 17:00h, com o tema "Valorização Humana e Profissional à Luz da Filosofia Calabriana", com o objetivo de despertar a autoestima, a ética e o profissionalismo da gestão e dos colaboradores das unidades acima mencionadas. No inicio, houve um momento de espiritualidade com as membras da Pastoral Calabriana Glauce e Eliana; em seguida a programação continuou com a Palestra Magna "Autoestima e bem estar como Fortalecedores de Saúde Mental", com a Psicóloga Brenda Costa, no qual houve intenso interesse por parte dos presentes, sendo verificado pela motivação em participar através de relatos pessoais, proporcionando assim, um bom conhecimento acerca da saúde mental, para que os colaboradores tenham qualidade de vida. No período da tarde, houve a Palestra "Ética e Profissionalismo no Ambiente de Trabalho", com a Administradora Socorro Bittencourt que apresentou a importância da ética profissional, o comprometimento, a responsabilidade, o respeito e a valorização do ser humano no modelo e Método de Gestão Calabriano. A socialização ocorreu por meio da interação dos colaboradores de setores da estrutura escolar, que fizeram a apresentação de suas tarefas.

O evento teve um quantitativo de 50 colaboradores, com a presença da Direção das Escolas: CEPDAP, EACCC e EACFE, sendo também bem avaliado pelos participantes: 

Regular (1)Bom (13)Ótimo (16)Excelente (20).


As sugestões apresentadas pelos participantes foram asseguintes:

O envolvimento de todas as unidades;
Mais dinâmicas e;
Momento de escuta com os colaboradores;

Para reforçar a importância do evento, recebemos a visita de:

Roseane Lameira, Diretora de Ensino da SEMED/Marituba;
Mirley, chefe de Gabinete da SEMED/Marituba;
Pe. João Pilotti, Procurador Geral do CESM e;
Alexsandro Ribeiro, Coordenador de Logística do CESM.
 

No Encerramento, houve um momento cultural, com danças e músicas regionais, apresentadas pelos colaboradores: aProfessora de Educação Física Luane (EACCC); o Secretário Diego Castro (CEPDAP) e o Estagiário Wesley Santos (CESM).

 
Nossa gratidão a todos os coordenadores do evento, aos colaboradores participantes, aos palestrantes e ao padre João Pilotti, diretor operacional do CESM.
Leia mais

Missa do Dia dos Pais no Abrigo João Paulo II

No dia 10/08 foi celebrada uma Missa do Dia dos Pais no Abrigo João Paulo II. Em seguida houve um lanche com sorteios de brindes e muitas homenagens para os pais residentes e colaboradores do Abrigo.

Desejamos a todos um feliz e abençoado Dia dos Pais! 

Leia mais

Momento Formativo

No dia 03/08,foi realizado um  encontro virtual com o coordenador da Pastoral Rede Calábria/Porto Alegre, Gustavo Gobbo, juntamente com os gestores, vices-gestores, coordenadores pedagógicos e referências da Pastoral Calabriana-PA.
 Foi um momento de Integração, aprendizado dentro do Carisma Calabriano. Foi abordado sobre os verbos da pedagogia calabriana, nosso modo de ser e viver. 
Nos foram propostas dinâmicas com as seguintes perguntas:
O que fazemos?
Como?
Por quê?
É as respontas foram de suma importância para o crescimento de todos os envolvidos na missão.
Agradecemos a todos os participantes por este momento e em especial ao Gustavo Gobbo por toda a sua dedicação e disponibilidade.
Leia mais

Acolhida do novo Delegado da Congregação Pobres Servos da Divina Providência no Brasil

Recebemos ontem (dia 15/07), com alegria e gratidão a Deus, a notícia da nomeação de padre Jaime Bernardi como novo delegado da Congregação Pobres Servos da Divina Providência no Brasil. Padre Jaime reside, atualmente, na Casa de Oração, em Marituba, aqui no Pará. 
A partir de agora, Padre Jaime integra o quadro de delegados, juntamente aos demais das outras delegações que a Obra Calabriana tem pelo mundo. Seguimos ainda no aguardo dos 04 conselheiros que irão formar a equipe com padre Jaime e que o auxiliarão diretamente na Delegação Nossa Senhora Aparecida (Brasil)
Desejamos perseverança e boa missão ao Padre Jaime para que Obra continue frutificando e pedimos a todos as vossas orações.
Abaixo divulgamos a mensagem do ex-delegado padre Gilberto Bertoline ao qual deixamos toda a nossa imensa gratidão pela dedicação com que desempenhou sua missão.
 
 
Leia mais

Memória pelos 42 anos da visita do Papa João Paulo II em Marituba.

O Abrigo João Paulo II, a Pastoral Calabriana (por meio do CESM) e a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré organizaram um momento com os colaboradores e residentes do Abrigo. Com louvores e depoimentos de alguns residentes, a Sra. Arlete Massude e a Sra. Maria Lemos, juntamente com os demais ali  presentes, puderam relembrar, com carinho, da visita do Papa João Paulo II à Marituba há 42 anos. 
 
 
Louvado seja Deus por tantas bençãos
Leia mais

Manhã de encontro formativo e espiritualidade para os Leigos Calabrianos

O CESM, juntamente a coordenação do Grupo de Leigos Calabrianos do Estado do Pará, promoveu no dia 02 de julho uma manhã de encontro formativo e de espiritualidade destinada aos membros dos grupos de Leigos Calabrianos atuantes em Marituba e em Belém.

O encontro ocorreu na Casa Paroquial e iniciou com a Santa Missa presidida pelo padre João Pilotti (atual coordenados dos Leigos no Pará). Em seguida, os leigos puderam partilhar um saboroso café da manhã para prestigiarem, em seguida, dois momentos formativos. O primeiro deles teve como tema a "Autoestima" e foi coordenado pela psicóloga Brenda Costa que abordou sobre a importância do envovimento e angajamento de cada membro dos grupos de leigos nas diversas atividades. Para finalizar a manhã, Padre João abordou sobre o tema "Evangelhos Vivos" em São João Calabria e, por meio de uma dinâmica criativa e pedagógica, favoreceu a reflexão sobre o que Calabria escrevia aos religioso, por meio de suas cartas e o que tais dizerem significam hoje para nós. Tal condução deste momento foi valioso, pois os leigos puderam perceber o compromisso que cada um tem com a Obra.

Após mais de dois anos de Pandemia da COVID-19, este foi o primeiro encontro do grupo de Leigos Calabrianos, então nossa gratidão primeiramente é destinada a Deus por este momento, ao Padre João por dedicar seu tempo nesta missão de coordenar os grupos de Leigos no Estado do Pará, aos coordenadores Auxiliadora e Pedro por organizarem este momento e por estarem sempre ao dispor dos grupos, à psicóloga Brenda Costa pela palestra e a todos os leigos que puderam comparecer e participar desta manhã de comunhão e aprendizado. Que São João Calabria os mantenham firmes, engajados e confiantes.

Grupos de Leigos do Pará: Servos da Providência, Mãos Unidas, Mensageiros da Providência, Raizes para o Céu, 3Rs, Gotas Caabrianas e Água Viva, Sal da Terra e Luz do Mundo. 

Leia mais

Integração

No dia 30 de junho a Pastoral Calabriana promoveu o Momento de Integração de Novos Colaboradores (MINC). O encontro ocorreu na URE Marcello Cândia e foi destinado aos colaboradores que passaram a fazer parte recentemente das unidades administradas pelos Institutos Pobres Servos da Divina Providência e Francisco Perez. 

Desejamos que vocês sintam-se acolhidos na Família Calabriana!!!

Leia mais

Encerramento semestre - 2022 e São João nas unidades

Após dois anos desafiadores, as unidades escolares administradas pelo CESM foram retornando suas atividades presenciais cuidadosamente, seguindo os protocolos de biossegurança conforme eram divulgados pela secretaria de saúde e acatados pela secretaria de educação do município de Marituba. E com a cooperação de todos, chegamos ao final do 1º semestre de 2022 com imensa gratidão a Deus por nos permitir o dom da vida e também por estarmos com as medidas de segurança contra a COVID mais afrouxadas, o que permitiu um contato maior com as pessoas e a redução dos casos de morte por contaminação. As férias estão chegando, mas antes de encerrar o semestre, as nossas unidades, para entrar neste clima, ofereceram momentos de muita diversão aos seus educandos e beneficiários com as festinhas juninas (confira as fotos). 

Sabemos que em nosso Pará, os meses de junho e julho são de muito sol e calor, dias lindos que estimulam atividades recreativas e culminam com epocas de férias, incentivando a diversão. Agradecemos a Deus por este semestre, pela providência na vida desses educandos. Continuem se cuidadndo e cuidando daqueles que amamos para seguirmos com saúde e segurança.  Desejamos a todos boas férias!

Leia mais

30 anos da Creche Paz

Louvando a Deus por mais um dia de graça na vida das nossas pérolas da Obra, hoje o dia começou com os parabéns a Escola Municipal de Educação Infantil Sociedade Pobres Servos da Divina Providência - Creche Paz. Com muito carinho, os colaboradores preparam uma singela solenidade para festejar os 30 anos de funcionamento da creche, momento este que, com certeza, ficará registrado em nossos corações.

Nossa celebração iniciou com a acolhida feita pela professora Marcilene animando todos os ali presentes. Logo depois houve o canto e a entrada dos seguintes símbolos: a bandeira da escola, o uniforme, uma criança levando um livro e uma criança levando a imagem de São João Calabria como simbologia de relembrar o início da Obra com o ato de Calabria em acolher aquele primeiro menino. A seguir foi feito o canto de aclamação, a leitura do Evangelho e a homilia feita pelo Padre João Pilotti (diretor operacional do CESM) que foi toda voltada para a realidade e ao entendimento das crianças da creche. Em seguida foram feitas as preces direcionadas aos benfeitores, as crianças e seus familiares e a todos os nossos colaboradores. A gestora Nara Figueiredo fez uma fala em agradecimento por estes 30 anos e por fim, todos juntos cantaram alegremente os parabéns e um lanche foi servido para as crianças presentes.

Nossos sinceros agradecimentos à Prefeitura Municipal de Marituba que através do termo de fomento tem o convênio com a unidade escolar por muitos anos, ao padre João Pilotti que está a frente do CESM e que não mede esforços para viabilizar todas as solicitações em oferecer o melhor aos educandos, aos colaboradores pela doação nesta missão, à Pastoral Calabriana pelo apoio na celebração destes 30 anos, ao Programa de Apoio ao Educando por este lindo vínculo que mantém com os benfeitores que, mesmo sem conhecer as crianças e seus familiares pessoalmente, fazem com que os sonhos se realizem.

Que São João Calabria continue intercedendo por todos que fizeram e fazem parte desta Obra.

Breve histórico da Creche Paz

A Escola Municipal de Educação Infantil Sociedade Pobres Servos da Divina Providência-Creche Paz, teve sua origem no ano de 1989 com o grupo de senhoras voluntárias da Pastoral da Criança eram elas, (Edilena Maria Matos, Raimunda Souza, Izabel Silva, Maria Helena Sales, Fátima Salazar e Maria do Carmo Aluziário) as quais atendiam um grupo de 08 crianças em situação de extrema vulnerabilidade e desnutrição, este atendimento ocorria em um espaço de madeira ao lado da casa da senhora Fátima Salazar, situada na Segunda Rua do Bairro Novo em Marituba. A pastoral era mantida com doações de amigos e alguns benfeitores, bem como a ajuda da irmã Ana Maria, religiosa que pertencia à congregação do PIME, e era voluntária da Pastoral. No ano de 1989, irmã Ana Maria recebe uma doação em dinheiro e, vendo a necessidade de oferecer às crianças um espaço maior e com melhor estrutura, comprou um terreno na 4ª rua do Bairro Novo s/n e nele construiu uma pequena escola, a qual deram o nome de Jesus, Maria e José.

Com o passar dos anos e com a vinda do Instituto Pobres Servos da Divina Providência para Marituba, os mesmos assumiram as obras sociais do PIME e consequentemente os cuidados da então escola Jesus, Maria e José. O número de crianças atendidas aumentou consideravelmente havendo a necessidade de ampliação do prédio da escola. Em 1992 chega a Marituba um grupo de italianos que vieram em missão, ao visitarem a creche resolveram doar um valor em dinheiro para auxiliar nas obras de ampliação do prédio, neste período estavam a frente das atividades do I.P.S.D.P o Pe. Gaio e os irmãos Gedovar Nazzari e Zair, com a doação dos benfeitores italianos e outros recursos, deu-se a construção da nova creche, tendo sido inaugurada em 15 de Junho de 1992 em convênio firmado entre o ISPSDP e a Secretaria Estadual de Educação- SEDUC,  com o nome  de ESCOLA REGIME DE CONVÊNIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOCIEDADE POBRES SERVOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA, carinhosamente conhecida como CRECHE PAZ, passando a atender um total de 117 crianças na faixa etária de 06 meses a 4 anos de idade, todos  em período integral. Dez anos após sua inauguração o ISPSDP na gestão do Pe. João Pillot realizam uma reforma e ampliação do prédio passando a atender um quantitativo de 174 crianças. Após 28 anos de fundação, a Creche Paz ganha um novo prédio com uma estrutura moderna, acolhedora e confortável, seguindo os padrões normativos, graças a idealização do Pe. Sander Patalo e a Providência Divina por meio dos benfeitores, pois sem o auxilio e boa vontade dos mesmos, este sonho não seria possível. A nova estrutura conta com cinco salas de aula com solário, uma sala interativa, todas climatizadas, sala dos professores, amplo refeitório, copa, lavanderia e área externa.

Atualmente trabalham na creche um grupo de 24 colaboradores, com a missão de fazer da Creche Paz uma instituição que valoriza e respeita o jeito especial de ser de cada criança. Ao todo, atualmente estão matriculados 165 educandos.

 

 

 

Leia mais

23 anos da Escola de Atividade Complementar Construindo Cidadania

O dia 09 de junho de 2022 foi de festa para a Família Calabriana, pois a Escola de Atividade Complementar Construindo Cidadania está completando 23 anos e para celebrar esta ocasião, foi realizada uma Santa Missa em Ação de Graças presidida pelo Padre João Pilotti, Diretor Operacional do CESM. A cerimônia teve início com a entrada dos símbolos da escola (o primeiro uniforme, o banner e o farol, como simbologia calabriana, representando a luz divina que conduz a Obra). Nossas pérolas tiveram uma participação entusiasmada com alegria e palmas. No pós-comunhão a gestora da unidade, Professora Marcília Santiago fez os agradecimentos com o coração cheio de emoção. Logo após, todos os participantes foram convidados a se dirigirem ao Ginásio Esportivo Marco Liva para cantarem os parabéns que culminou com um lanche servido.

Histórico da Unidade:

No início, seria uma experiência de seis meses, mas como a condução não é exclusiva do homem, a luz Divina direcionou essa caminhada até aos nossos dias. Fundada no dia 09 de junho de 1999, a Escola de Atividade Complementar Construindo Cidadania surgiu a partir de sonhos de alguns leigos participantes da comunidade de Nossa Senhora de Lourdes. Irmão Gedovar foi quem primeiramente abraçou a causa. No ano de 2019, no dia 26 de março, para se adequar as novas nomenclaturas, passou a se chamar Escola de Atividade Complementar Construindo Cidadania (EACCC) e os alunos passaram a constar no censo escolar. Acolhe crianças e adolescentes de 07 a 17 anos de idade, oferecendo oficinas e complementação escolar. O Projeto oferece ainda cursos livres de curta duração e oficina de aeróbica à comunidade. O atendimento educativo ocorre no contra turno da escola regular e se desenvolve por meio de complementação escolar e oficinas de cunho artístico e cultural, devidamente planejadas e fundamentadas na pedagogia de projetos. Este ano, temos matriculados 173 educandos.

Nessa trajetória passaram Gestores, professores e inúmeras crianças e adolescentes, em especial aqui citamos as professoras Simony Neri (atual coordenadora) e Maricelma Brito, que permanecem conosco por este 23 anos, atuando nesta missão desde seu início, vocês têm toda a nossa admiração pela dedicação e doação de cada uma.

Nossa gratidão, primeiramente a Deus, ao Instututo Pobres Servos da Divina Providência por terem sido os idealizadores do projeto, à Prefeitura de Marituba, ao Mesa Brasil, ao Programa de Apoio ao Educando, ao CEPDAP, à comunidade escolar, ao setor de Pastoral calabriana e ao setor de logística do CESM.

Que São João Calábria continue intercedendo por esta Obra, por todos os benfeitores, colaboradores, nossas pérolas e seus familiares. Parabéns a todos!!!

Leia mais

Coroação de Nossa Senhora nas unidades

No mês de maio festejamos a visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel. Para nós cristãos, esse gesto é algo importante, uma simbologia de profunda grandeza e sensibilidade da Virgem Maria pela necessidade do outro.

Coroar Nossa Senhora é demonstrar que a Igreja a reconhece como "Rainha", mesmo na simplicidade de sua figura, porque é Mãe de Cristo, o Rei. Ademais, esta tradição a respeito da realeza de Nossa Senhora tem suas raízes mais profundas nas Sagradas Escrituras.

Algumas unidades do Instituto prepararam um lindo momento celebrativo para coroar Nossa Senhora. Nossa gratidão ao diretor do CESM, padre João Pilotti por incentivar nossas unidades a realizarem um gesto tão carinhoso com Maria Nossa Mãe e rainha
Leia mais

Visita da imagem de São José à Casa de Oração

No dia 04/04 a comunidade da Casa de Oração realizou uma Missa para receber a imagem de São José que foi levada por um grupo de pessoas representando a comunidade São José Operário da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré já em vista da preparação ao festejo do padroeiro que ocorrerá no dia 1º de maio. A imagem permanecerá até quarta-feira na capela da Casa de Oração.

Estaremos rezando, em especial, por todos os colaboradores e colaboradoras das nossas atividades sejam da aréa da saúde, da educação e da assistência, pedindo as bençãos de São josé, bem como de todas as nossas atividades e de vossas famílias.

Que Deus abençoe a todos por intercessão de São josé.

Leia mais

Primeira escola dos Pobres Servos em Marituba completa 40 anos de funcionamento

No dia 14 de março a Escola de Regime de Convênio do Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz completou 40 anos e para agradecer por este tempo de funcionamento, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças que pode ser prestigiada por pais, estudantes, colaboradores, amigos e comunidade, além de antigos alunos e colaboradores da unidade de ensino. 

A Santa Missa foi presidida pelo Padre João Pilotti (atual diretor do CESM) e co-celebrada pelo pároco Padre Jeilson Silva. também estiveram presentes, a Sra. Eny Leite  (Secretaria de Educação de Marituba), a Sra. Rosiane Lameira (Diretora de Ensino) e os Sres. José Delmiro Rocha (Acessor) e Luciano Ramos (Ouvidor Geral). Nossa gratidão a todos os que colaboram com o ensino de Marituba, sabemos que vidas são transformadas por meio da educação.

 

Breve histórico da Escola Paz - Relatada pelo atual gestor Argemiro Seabra.

Fundada em 1982, por iniciativa de Dom Aristides Piróvano, foi construída com recursos doados pelo médico italiano Marcelo Cândia, que em visita a vila de Marituba, deparou-se com a triste e pobre realidade local. Ambos, inicialmente, construíram uma pequena escola contendo apenas três salas de aulas, tendo como primeira gestora a Irmã Cléia Pereira. Neste tempo, funcionava apenas a educação infantil, com 60 alunos matriculados, porém com o tempo, houve a necessidade de se ampliar a escola com mais oito salas de aulas. Neste período a escola pertencia a sociedade do PIME (Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras).

Com o passar dos anos, o bairro crescia cada vez mais, e com isso, se fazia necessária a expansão da escola para atender melhor a comunidade, no entanto, com a saída do PIME de Marituba, Dom Aristides decidiu entregar a escola à Congreção dos Pobres Servos da Divina Providência (que estava recém chegada no município) em 1993, tendo como diretor o irmão Gedovar Nazzari.

No ano de 2004, Marituba teve sua educação municipalizada e a escola firmou seu convênio com a prefeitura. Por toda a sua história, a escola Nossa Senhora da Paz, continua desenvolvendo atividades sociais buscando parcerias para melhor atender seus alunos e suas famílias, trabalhando com base no Carisma da Congregação; tendo como objetivo a promoção das crianças, adolescentes e jovens, cultivando neles ações que gerem melhor qualidade de vida, dignidade humana e cristã, incentivando também o cultivo de valores e desenvolvimento de suas potencialidades para que cresçam como pessoas conscientes, responsáveis e solidárias.

A escola, fundamentada em seus princípios filosóficos, educacionais, políticos e legais dos direitos humanos, atende também alunos com necessidades especiais, garantindo o acesso, a participação e aprendizagem desses alunos, por meio de uma escola aberta, assegurando a educação a todos.

Leia mais

Dia Internacional da Mulher é lembrando com live no CESM

Para lembrar o dia internacional da mulher, no dia 08 de março, o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, por meio da Pastoral Calabriana, promoveu uma livecom o tema "A representatividade da mulher na educação: espaços de poder e equidade de gênero". Nossa convidada este ano foi a secretária de educação de Marituba, a Sra. Eny Leite, atuante neste cargo há 1 anos e 3 meses, porém com uma vasta experiência na educação há mais de 15 anos.

Em 2022 a Campanha da Fraternidade nos convida a refletir sobre a educação, trazendo o tema "Fraternidade e Educação" e o lema ?Fala com sabedoria, ensina com amor? (Cf Pr 31,26). Por isso abordar essa temática se faz tão necessário destacando o papel da mulher neste cenário e os direitos que cada uma tem de garantir o seu protagonismo em diversos ramos, inclusive na educação que é gerida, predominantemente, por mulheres.

Durante a live, a secretária de educação falou sobre diversos aspectos de sua trajetória enquanto mulher em um cargo de gestão na educação do município de Marituba, seus desafios e conquistas. Recordou de outras mulheres que a inspiraram, em especial a sua mãe, a seguir neste caminho e também abordou sobre o cenário da pandemia, bem como desmistificou estereótipos que as mulheres carregam desde a infância. Ao final a secretária enviou um importante recado a todas as mulheres "Que nós não deixemos que ninguém nos diga ?você não é capaz? porque nós somos" e incentivou a todas as mulheres a serem o que elas quiserem, com atitudes de sabedoria e respeito.

Trazer para o coletivo essa consciência sobre as competências da mulher, nos diversos âmbitos sociais tem sua importância para alertar sobre padrões e rótulos impostos que favorecem omachismo e juntamente a isso, levando o País a altos índices de desigualdades, inferioridades, violências chegando até mesmo ao feminicídio, quando a mulher é morta pelo simples fato de ser mulher.

Nossa imensa gratidão a todos os colaboradores da SEMED (Secretaria de Educação de Marituba), em especial a Secretária de Educação, Sra. Eny Leite por sua disponibilidade em participar desta live e a diretora de ensino, a Sra. Rosiane Lameira que estaria conosco, porém por motivos de saúde não pode comparecer, no entanto, contribuiu muito para este momento. Também agradecemos ao Luciano Cristino Ramos, Ouvidor Geral e a Ana Paula Rabelo Freire, Assessora Especial. No CESM nossa gratidão se estende ao colaborador Alexsandro Ribeiro, pela transmissão da live.  

Para quem não pode assistir ontem, segue o link da gravação que está disponível na página do facebook do CESM.

https://www.facebook.com/cesmmarituba/videos/706423900349008/

Feliz dia Internacional da mulher e que Deus abençoe, grandiosamente, cada uma!!

Fotos: Alexsandro Ribeiro (Logística do CESM) e Atácia Santos (Assessoria de Comunicação da SEMED)

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProId0175127873

Santa Missa em sufrágio pelos 02 anos de falecimento de Enrica Cavenaghi, 03 meses de Gino Farina e por todos os benfeitores vivos e falecidos

Aconteceu em Marituba, na capela da Comunidade Casa de Oração, às 09h da manhã, a Santa Missa em sufrágio pelos 02 anos de falecimento de Enrica Cavenaghi, 03 meses de falecimento de Gino Farina e por todos os benfeitores vivos e falecidos. A celebração contou com presença dos gestores e vice gestores das unidades estudantis de Marituba beneficiadas por estes corações missionários. Gino e Enrica, foram grandes apoiadores das atividades de Dom Aristides Pirovano, em solo paraense e se dedicavam em apoiar, de todas as formas, as atividades que estavam sob os cuidados e gerências dos Pobres Servos da Divina Providência.

Foi por meio da criação da ?Associação Amigos de Dom AristidesPirovano? (inaugurada no dia do sepultamento de Dom Aristedes), que Gino (primeiro Presidente da Associação), juntamente com sua família e um grupo de amigos, empresários e admiradores puderam proporcionar qualidade de vida, educação e cidadania ao povo de Marituba e tudo isso elencado a uma grande dedicação, empenho e amor ao próximo!

Isso tudo nos faz recordar com carinho das visitas realizadas por Gino e Enrica que eram motivo de alegria tanto para eles quanto para todos que puderam conhecê-los ou reencontrá-los. Com esta santa Missa recordamos uma história de amizade e agradecemos à Divina Providência pela graça de termos conhecido e convivido com ambos por meio da missão Calabriana. Nossa oração e gratidão por todos os benfeitores de Marituba.

Não perca nenhuma ocasião para fazer o bem ao próximo

(Pe. São João Calabria)
Leia mais

Coroação de Nossa Senhora

Unidos a devoção e tradição, no último dia do mês de maio (mês dedicado a Maria) algumas unidades de saúde e educacionais prestaram suas homenagens a Nossa Senhora por meio de um momento de coroação  de Maria, nossa mãe e rainha.

 Este gesto simbólico nos convida a compreender que Maria é coroada Rainha, pois sempre foi sinal da alegria de Deus em nossa vida. Seu sorriso de Mãe nos revela a presença de Jesus. Ela é Rainha, pois em seu coração nos oferece Cristo.
Que em seu manto possamos encontrar abrigo e proteção.
Leia mais

Representantes do Instituto em evento na Câmara Municipal Marituba para debater sobre o combate a Hanseníase.

Em Ato Público ocorrido na manhã de 29 de janeiro, autoridades municipais e representantes do Instituto Pobres Servos da Divina Providência, nas figuras de Padre Adelmo Cagliari (Ecônomo da Delegação) e Padre João Pilotti (Diretor Operacional do CESM), fizeram-se presentes em evento na Câmara Municipal Marituba para debater sobre o combate a Hanseníase. Realizado na Câmara de Vereadores do município, o ato público ocorreu para marcar o Janeiro Roxo - mês dedicado à luta contra a hanseníase em todo o Brasil.

Marituba apresenta um histórico da doença que foi instalada em 1942, no seculo XX, quando foi fundada uma colônia com o objetivo de segregar e isolar cidadãos portadores da hanseníase do convívio social. Sabe-se, ainda que estas pessoas eram estigmatizadas e encontravam muitas restrições pelo medo que as outras pessoas tinham do contágio, sendo que até os dias atuais muitos cidadãos ainda não estão totalmente esclarecidos sobre a doença, que na época era chamada de lepra. Durante o ato, o presidente do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Edmilson Picanço, recordou dados históricos e lamentou que "durante muito tempo, o confinamento foi a solução encontrada para separar os portadores de hanseníase do resto da sociedade". A prefeita da cidade, Patrícia Mendes, também esteve no local e mencionou a história da hanseníase no município pedindo a todos compromisso com a causa. Diego Rodrigues, médico e secretário de Saúde, recebeu do Morhan a carta aberta que clamava por mais políticas públicas de controle e, também, de reabilitação para os portadores de hanseníase. 

Vale lembrar que os Pobres Servos deram uma grande contribuição ao município de Marituba, com a chegada dos primeiros religiosos em 1991, época em que Dom Aristides Pirôvano (Capelão da Colônia) e Dr. Marcello Cândia estavam idealizando a construção de um Hospital para que os portadores de hanseníase tivessem uma assistência digna.

Destaca-se que o Janeiro Roxo foi oficializado, em 2016, pelo Ministério da Saúde, como o mês dedicado a conscientizar a população geral, por meio de  campanhas educativas, sobre a doença, que também ganhou a cor roxa como cor oficial.

Leia mais

Parceria firmada entre a EAC Fazendinha Esperança (Setor de Educação Ambiental) e Emater

Desde 2004 a parceria entre a EAC Fazendinha Esperança (Setor de Educação Ambiental) e a Emater, em Marituba, já existe, porém na tarde do dia 05 de janeiro ela foi formalizada com uma assinatura do termo de cooperação técnica. Esta parceria tem sua prática voltada a assistência técnica nas áreas desenvolvidas pela Fazendinha, que estão dentro da atuação da Emater, tais como: piscicultura, produção de mudas, produção de hortaliças e reaproveitamento de alimentos, respeitando à questão ambiental. Por meio dessa assinatura, a parceria se consolida e se amplia!

A Emater trata-se de uma empresa pública de administração indireta do Estado do Pará, que está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Com atuacão há 55 anos, sua missão é promover o desenvolvimento sustentável através do conhecimento, tecnologia, por meio da assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da sociedade rural.

A assinatura contou com a presença de assessores e gestores da Emater e da EAC Fazendinha Esperança. Padre João Pilotti (presidente do Instituto Pobres Servos da Divina Providência e diretor operacional do CESM), juntamente com Socorro Aleixo (encarregada) e Rosangêla Caetano (gestora) estiveram presentes.
 
Agradecemos a Deus por este momento tão significativo na Obra Calabriana, reconhecemos o empenho das pessoas envolvidas e sabemos que muitos serão os beneficiários.
 
A Obra toda é de Deus" (São João Calabria)
 
Leia mais

I Concurso de Artes Calabriana (Interativo)

 

Nos meses de novembro e dezembro todas as unidades foram convidadas a participar do 1º concurso de Artes Calabriana como uma forma de manter a união e a 
interatividade entre as Casa neste tempo de pandemia, onde devemos evitar aglomerações e contatos físicos. Além disso foi possível motivar os colaboradores a atentar para os 113 anos da Obra Calabriana no Mundo comemorado no dia 26 de novembro de 2020.
Um dos nossos critérios de avaliação foi a utilização de sucatas, pois esse tipo de material nos trás à tona discussões sobre a importância da consciência ambiental e da sustentabilidade e a ideia era não gerar nenhum custeio para as unidade. Após a apresentação das artes, dois artistas plásticos (Marcelo Santos e Ronivaldo Farias, ambos Educadores da Casa da Criança) puderam dar seu parecer técnico sobre as artes e foi feita a escolha das três vencedoras na seguinte ordem:
 
1º lugar: Escola São José que ganhou uma imagem de São João calabria (30cm)
2º Lugar: Escola de Atividade Complementar Construindo Cidadania que recebeu o livro ?São João Calabria? (Biografia Oficial) e uma Bíblia Sagrada 
3º lugar: Escola de Atividade ComplementarFazendinha Esperanca que foi contemplada com o livro ?São João Calabria? (Biografia Oficial) e livro ?Nosso Jeito de ser e de viver?
 
A premiação do 1º Concurso de Artes Calabriana foi entregue em cada Casa, seguindo os protocolos de biosegurança. Os artistas avaliaram as artes por meio de fotos enviadas para seus celulares particulares. 
 
A equipe de Pastoral Calabriana (que organizou o concurso) agradece a todos os participantes, aos artistas que avaliaram cada arte e parabeniza as unidades estudantis vencedoras! Que permaneçamos em comunão sempre!
Leia mais

MENSAGEM DO CASANTE PARA O NATAL 2020

"Vimos surgir a sua estrela"

Queridos irmãos e irmãs da família calabriana!

Que a paz, a alegria e o amor do Menino Jesus encham os nossos corações, para que possamos olhar para o alto e ver a luz da sua estrela nascendo no horizonte, em meio à situações e trevas que obscurecem o mundo de hoje.

Aproximamo-nos dos dias santos do Natal, que desejamos viver com intensidade, ainda que de uma forma muito especial e particular, como nunca experimentamos. Este ano de 2020 foi particularmente marcado pela pandemia e por muitos outros eventos que aceleraram processos de mudança em toda a humanidade, a ponto de nos encontrarmos vivendo em uma nova época. Mas nada pode nos assustar, porque Deus garante a sua presença entre nós na fragilidade de um Menino que nos traz a salvação.

Mas apesar da certeza da sua presença, devemos também admitir sinceramente que esta situação nos perturba e nos faz viver momentos e situações particulares de incerteza e perplexidade, a nível pessoal, familiar, social, eclesial e como Obra. Muitos de nossos programas e projetos foram adiados e continuam sendo adiados, incluindo a celebração dos Capítulos Gerais das Congregações dos Pobres Servos e das Pobres Servas.

Pensando no Natal deste ano particular e numa mensagem de esperança no meio da situação em que vivemos, me chamaram particularmente atenção as palavras que encontramos no Evangelho de Mateus, imediatamente após o nascimento de Jesus, antes da chegada dos Reis Magos: "Vimos surgir a sua estrela? " (Mt 2,2). Ver surgir a sua estrela não era algo dado como certo então, e não é dado como certo agora, especialmente neste período em que buscamos pontos de referência, para não viajar e vagar no vazio, no escuro e sem direção. Ver a estrela é o ponto de partida de tudo. Mas para vê-la é preciso olhar para o céu, procurá-lo como procuramos o cometa Neowise, que apareceu há pouco tempo, mas nem todos nós fomos capazes de vê-lo.

Muitas vezes, na vida, nos contentamos em olhar para o chão, para as coisas contingentes e superficiais. Em vez disso, para viver de verdade é preciso uma meta elevada, que nos impulsione a manter o olhar para o alto e a decidir partir, aceitando o convite para mudar, sair, correr riscos, enfrentando o cansaço diário da caminhada e aceitando os imprevistos. Todos nós experimentamos esse cansaço, principalmente neste momento difícil que vivemos.

Estamos numa época, num mundo novo e mudado, com novos paradigmas. A pandemia continua causando feridas profundas, expondo nossas vulnerabilidades. Muitos são os mortos, muitos são os doentes, em todos os continentes onde estamos presentes como família calabriana. Muitas pessoas e muitas famílias vivem uma época de grandes privações, devido a problemas socioeconômicos que afetam os mais pobres e não somente eles.

A questão da saúde tornou-se uma prioridade, um problema a ser levado a sério com todas as medidas de que dispomos, procurando sempre novas adaptações para os novos tempos que, apesar da difícil situação, são os tempos de Deus e novas oportunidades para a nossa vida e para a vida do mundo. Devemos ter sempre esse olhar de fé que vai além, sabendo que os novos tempos exigem novas adaptações e liberdade de impulso, como nos diria são João Calábria.

A estrela de Natal brilha hoje mais do que nunca. A luz de Cristo nascido em Belém permanece como ponto de referência para todas as situações vividas pelo homem, pela mulher e por toda a humanidade. Não há pandemia, não há crise que possa apagar essa luz. Acolhamo-la, deixemo-la entrar em nossos corações, vamos nos abrir para receber a luz que dissipa as sombras de um mundo fechado. Estendamos a mão àqueles que mais precisam, assim Deus nascerá novamente em nós e entre nós.

Isso será possível na medida em que respondermos ao apelo do nosso carisma, cuidando dos mais fracos, dos doentes, dos idosos, dos pobres, das nossas pérolas. A emergência sanitária do distanciamento não nos afaste da realidade concreta que vivem nossos irmãos e irmãs, mas nos envolvam, dedicando o que temos de mais precioso, nosso tempo e nossa vida ao serviço. Devemos responder a essas necessidades não apenas como indivíduos, mas com um verdadeiro sentimento de pertença à nossa missão, seguindo os nossos princípios carismáticos. Somos convidados a pôr-nos sempre em caminho, a oferecer uma cura ao mundo de hoje que dela tanto necessita. Diria que partamos juntos, como os Magos, não cada um por si seguindo seu próprio caminho.

"Vimos surgir a sua estrela...". Irmãos e irmãs, hoje somos convidados a erguer os olhos para ver esta estrela nascer, encorajando-nos mutuamente, compartilhando sofrimentos e sonhos, com a esperança de uma nova humanidade, sabendo que hoje somos os portadores da esperança de que tanto as pessoas precisam. Olhando para a sua estrela que surge no horizonte, somos envolvidos pela sua luz e transformados por dentro, para continuarmos o nosso caminho sem jamais nos cansar e desanimar. Deste modo, podem tornar-se realidade as palavras proféticas e sempre atuais de São João Calábria, que nos chama a uma busca constante do Reino de Deus fazendo o bem às pessoas, sem jamais desanimar: «Os Santos Magos nos dão um exemplo de constância: a prodigiosa estrela em Jerusalém se esconde, mas eles não se confundem, eles não desanimam, eles vão em frente e pedem naquela cidade por Jesus. Meus irmãos, nós também, jamais desanimemos, a nossa felicidade não podemos encontrá-la neste exílio[i] ".

Coragem! Caminhemos em direção a essa luz, mantendo os olhos para o alto! A nossa missão é reconhecer e acolher a luz de Cristo, a estrela do Natal, para continuar a irradiar a luz, a esperança e a proximidade do amor de Deus Pai entre nós, enquanto o contemplamos e o celebramos nestes dias santos.

Feliz e Santo Natal a todos vocês e suas famílias. Que a luz do Menino Jesus encha nossos corações. Deus vos abençoe e acompanhe sempre com dons e graças especiais neste Natal e no próximo Ano Novo!

Fraternalmente.

 

                                                                                 Pe. Miguel Tofful

 

[i]   Pe. Calábria, festa da Epifania, sem data.

 

Leia mais

Novena natalina nas unidades estudantis

Durante o mês de dezembro, a equipe de pastoral esteve realizando a novena natalina nas unidades estudantis do CESM, por meio de Encontro de Formação sobre o Advento com o tema: "A Graça de nos aproximarmos do Senhor". Foram momentos de oração e de renovação da fé e da esperança para finalizarmos um ano de grandes desafios e inciciarmos 2021 com boas espectativas.

Agradecemos as unidades por aceitarem vivenciar este momento e deixamos uma mensagem de São João Calabria para ser refletida sobre acolhermos Jesus para aprendermos a importância de nos abandonar nos braçoes do Pai.

Que as festas natalinas que se aproximam nos encontrem todos preparados para fazer alegre acolhimento a Jesus, que se fez pobre e pequeno para ensinar-nos a humildade e o sofrimento, e que o ano novo nos encontre prontos a fazer até o fim a vontade de Deus, a única coisa que conta para a nossa paz aqui na terra e para a feliz eternidade.

Leia mais

Mensagem de Natal

"Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: 'Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura.' E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 'Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.'" (Lc 2,9-14)
 
Feliz e abençoado Natal!
Leia mais

Missa em Ação de Graças com os gestores

No dia 17 de dezembro a equipe de gestores das unidades estudantis do CESM participaram de um momento muito especial de partilha e união. Foi celebrada uma Santa Missa em Ação de Graças por este ano letivo presidida pelo diretor operacional do CESM, Pe. João Pilotti com a participaçano apenas dos gestores e da pastoral para evitar aglomerações.

Na ocasição, os gestores receberam uma singela lembrança como forma de gratidão por se manterem firmes neste ano de tantos desafios e firmar a parceria para 2021 com fé e confiança em Deus Pai providente que nunca nos abandona. Nossa gratidão também ao Pe. João pela emocionante celebração. a família CESM deseja a todos os seus colaboradores um feliz e santo Natal.

Leia mais

CEPDAP recebe prêmio do IDEB

O Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano (CEPDAP) recebeu o certificado de qualidade pelo excelente resultado no IDEB 2019 com nota 4,2 no Ensino Médio. A diretora Gisele Andrade e a vice diretora Cláudia Gatinho estiveram no local para receber o prêmio.

"Nossa imensa gratidão as turmas EMI 2016/2017 por terem honrado nosso trabalho. O IDEB é pequeno diante de tanto trabalho, tanto amor e tantos formados" (palavras da diretora Gisele). Parabéns aos colaboradores do CEPDAP por esta conquista.

"A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas". São João Calábria

Leia mais

Revista A Ponte. Edição de Natal

Caros internautas, 
 
Já está disponível a nova edição da REVISTA A PONTE! 
A palavra ESPERANÇA permeia esta edição, em clima de Natal. 
Queremos animar a todos, para juntos sairmos melhores deste momento. Trazemos as palavras dos nossos superiores: Padre Miguel, Casante; Padre Gilberto, Delegado; e Irmã Beatriz, Delegada. Padre Osvaldo, reflete sobre a Esperança à luz do Natal do Senhor, trazendo os personagens bíblicos que ilustram este tempo. A matéria de capa é apresentada pela Irmã Loris, nos convidando a Renovar a esperança em Cristo que nasce no meio de nós. Padre Valdecir, em sua reflexão bíblica, nos convida a olharmos para Belém, onde encontramos o recém-nascido...envolto em faixas...numa manjedoura. Por fim, Frei Susin faz uma oportuna reflexão sobre o Pós-COVID. 
 
Agradecemos por nos acompanhar e desejamos uma boa leitura!
Clique no link para fazer download a revista:
 

https://www.pobresservos.org.br/revista2019/revista-a-ponte-novembro-2020.pdf

Leia mais

CEPDAP e o Ensino Remoto em Tempos de Pandemia

Gisele Cristiane Andrade Almeida, Diretora do Centro de Educação Profissional Dom Aristides Pirovano -  CEPDAP, escreve sobre os desafios e soluções encontradas para atender os educandos durante a pandemia. O CEPDAP, é uma das atividades do Centro Educacional e Social de Marituba (Instituto Pobres Servos) em parceria com a SEDUC do Estado do Pará.

A história da humanidade certamente não será a mesma, após vivenciar de forma devastadora a pandemia do Corona vírus (COVID 19). Os crescentes números de pessoas infectadas e de óbitos, a luta incansável da ciência em busca da vacina, as questões econômicas, políticas e sociais fizeram do ano 2020, um ano de aprendizado e superação em todos os âmbitos da sociedade.

Inserida neste contexto, a educação escolar atravessa um período de crise e ao mesmo tempo, de fortalecimento da sua importância para sociedade. Iniciamos o ano letivo no mês de fevereiro, com planejamento organizado, cheios de projetos e ações voltados para construção do processo ensino aprendizagem, de forma dinâmica e significativa. No entanto, no dia 18 de março, tivemos que parar as atividades devido o avanço da doença no mundo inteiro.

Nos primeiros dias de afastamento, ficamos assistindo o que a imprensa divulgava; pensávamos que seria um problema a curto prazo e que logo estaríamos de volta à escola. Os dias foram passando e a magnitude da doença nos fez compreender que deveríamos seguir, pois o estudo, as relações que se estabelecem no ambiente educativo não poderiam parar. A comunidade escolar teve que buscar novas formas de ensino aprendizagem, a educação a distância, o ensino remoto, o uso das tecnologias como mediadoras das práticas educativas tiveram que se impor diante da realidade.

No CEPDAP adotamos como ferramentas o grupo de estudo dirigido, por meio do whatsapp, onde equipe gestora, professores e representantes de turmas dialogam e os professores postam atividades dos componentes curriculares. Temos ainda, o aplicativo Cepdap(https://app.vc/cepdap), construído pelo ex-aluno Joel Teixeira, onde são postados todos os componentes curriculares e objetos do conhecimento. O app é de fácil acesso, dinâmico e possibilita que os pais acompanhem o ensino desenvolvido pela escola. Além dessas ferramentas, também intensificamos o uso dos e-mails; alguns professores realizam aulas on-line; outros tem sala de aulas virtuais (Google Classroom).

As práticas de ensino remoto não faziam parte da realidade das escolas públicas de Ensino Médio, nossa cultura sempre foi ensino presencial, com frequência diária. O grande impacto da pandemia e do ensino remoto foi o distanciamento dos alunos, a falta de continuidade nos estudos, muitos alunos não conseguiram acompanhar as atividades pela falta de equipamentos digitais, a dificuldade de acesso à internet, por questões econômicas, sociais e emocionais.

Para tentar minimizar esse distanciamento do estudo realizamos a busca ativa por meio de reuniões com as famílias, fortalecimento dos representantes de turmas, disponibilizamos o laboratório da escola, os materiais impressos, dialogamos de forma individualizada com pais, na perspectiva de permanência do aluno, apesar das limitações na aprendizagem.

Para enfrentamento dos problemas ocasionados pela pandemia, o CEPDAP teve suporte da Secretaria de Estado de Educação e do Instituto Pobres Servos da Divina Providência para garantir o direito dos alunos de prosseguirem os estudos. A Seduc disponibilizou para os alunos vale alimentação e os chips com internet para as turmas do terceiro e quarto anos; o suprimento de fundo para escola no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para aquisição de lavatórios, de materiais indispensáveis ao combate ao coronavírus (álcool gel, termômetro infravermelho, liquido e gel 70%, máscaras, e outros); O IPSDP durante todo período de afastamento doou cestas básicas para atender os alunos mais necessitados e disponibilizou materiais de limpeza.

A partir do mês de outubro, começamos a ter um fluxo maior de alunos e professores na escola, obedecendo as regras de distanciamento e garantindo os insumos necessários a prevenção do vírus. Nesse retorno, com restrições e certo temor, percebemos a importância da escola para os alunos, familiares, professores. Quanto a presença física, o diálogo fortalecem as relações dando segurança ao processo ensino aprendizagem. Diante dessa realidade, constatamos que a escola e o professor são insubstituíveis e a tecnologia mais uma ferramenta para a construção do conhecimento.

A pandemia veio nos mostrar também o quanto somos vulneráveis e que somente Deus pode nos fortalecer em meio as crises como nos diz São João Calábria ?não nos deixemos abater pelas provações, lutas e sofrimentos! Busquemos a Deus e não duvidemos de nada?. É confiando em Deus Pai providente, que seguimos trabalhando, garantindo o ensino remoto aos alunos e cheios de esperança na vacina para todos, a fim de que o ano escolar de 2021 possa ser inovador, alegre e dinâmico. 

Acesse para visualizar vídeo do CEPDAP: https://youtu.be/-dkfcP0JUvQ

Gisele Cristiane Andrade Almeida
Diretora do Centro de Educação Profissional Dom Aristides Pirovano -  CEPDAP

Leia mais

Doação de cestas básicas

No mês de setembro, familiares dos educandos matriculados nas unidades administradas pelos Pobres Servos, a comunidade do Canaã (área missionária coordenada por Dom Antônio de Assis) e às mães que doam leite para o banco de leite do Hospital Divina Providência, receberam doação de cestas básicas. Tudo isso só foi possível com a generosa doação adivinda dos nossoa amigos da Fundação Dr. Marcello Cândia (Itália). 

Cada gestão das unidades fez um levantamento e logo em siguida repassaram os nomes das familias mais carentes e/ou que sofreram impacto financeiro devido a pandemia. Sendo assim, por meio de uma parceria com a Caritas, foi possivel beneficiar em torno de 50 familias que têm vínculo com o CESM. As familias atendidas passaram por uma ficha cadastral e além da entrega das cestas eram feitos momentos de oração com a equipe de pastoral calabriana para agradecer pela partilha dos pães e pela vida e saúde de cada pessoa. Todos os cuidados quanto a biossegurança de cada um foram tomados e o resultado foi a alegria de saber que em meio ao caos, o bem continua sendo feito, pois em decorrência da pandemia, muitas familias foram afetadas não somente pela doença, mas também pela falta de emprego e de condições de trabalho. 

O objetivo das doacões destas cestas, foi de ajudar estas famílias em situacão de vunerabilidade econômica que se agravou com a pandemia. Para auxiliar na distribuição, contamos com o suporte da equipe de pastoral calabriana, com a congregação das pequenas irmãs da sagrada família, com o Hospital Divina Providência e com a Cáritas.

Agradecemos a Deus e a Fundação Candia por tudo! Agradecemos também ao padre Sander Patalo pelo lindo gesto de direcionar este valor recebido em cestas básicas para tantas famílias. Que São João Calabria e Nossa Senhora de Nazaré intercedam por todos os envolvidos.

"ficam sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas"

 
Leia mais

Visita da Imagem Paroquial de Nossa Senhora de Nazaré pelas Unidades Estudantis

Mais uma vez chegamos no mês de outubro, mês do ?natal paraense", como carinhosamente é considerado pelo nosso povo, pois um clima de comunhão, fé, caridade e esperança nos envolve e erradia pelos corações de todos, pois é Círio outra vez!

Sabemos que este ano, nossa festa está diferente, pois no dia 06 de agosto, recebemos o pronunciamento oficial de que o Círio de Nazaré (nos moldes tradicionais) foi cancelado em virtude da Pandemia da COVID-19, mas em cada um de nós, a manifestação de amor a Rainha da Amazônia se confirma com o propósito de sustentar e declarar que somos agraciados por suas intercessões. 

E como proposta de manifestar nossa devoção e vivenciar nosso Círio de Nazaré, a equipe de Pastoral Calabriana e a Diretoria da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, uniram-se para programar uma procissão da imagem paroquial da Nossa Senhora de Nazaré por todas as unidades administradas pelo Istituto Pobres Servos da Divina Providência. A imagem perigrinou nos dia 07 e 09 e cada unidade pode prestar sua homenagem a nossa Mãe, respeitando todos os protocolos de biosegurança.

Desejamos a toda Família Calabriana um Feliz e Abençoado Círio de Nazaré!

Leia mais

Mês da Bíblia nas unidades estudantis

Em setembro o setor de pastoral calabriana trabalhou nas unidades o mês da Bíblia. Refletir sobre a palavra de Deus é um exercício de evangelização que nos aproxima de Jesus e fortalece nossa fé. O mês de setembro é dedicado à Bíblia desde 1971, pois em 30 de setembro é celebrado o dia de São Jerônimo. 

Gostaríamos de agradecer a todas as unidades estudantis pela carinhosa acolhida, semp[re respeitando todos os protocolos de biosegurança.

 

Leia mais

Escola São José assume nova direção

A partir de setembro deste ano, a Escola São José passa a assumir nova direção. Após 38 anos sob a gestão da professora Socorro Braga, que majestosamente esteve a frente desta unidade de ensino contrubuindo em vários aspectos para a educação de qualidade em Marituba, a Escola passa a contar com a gestão da professora Joelma Gomes da Silva e com a vice-gestão da assitente social Rozicleia Sales de Souza

Abaixo, conheca um pouco mais sobre a vida profissional de Joelma e Rozicleia.

Gestora: Joelma Gomes da Silva, nasceu em Benevides (PA) em 05 de novembro de 1972. Graduada em Licenciatura Plena  em Pedagogia pela Faculdades Integradas Ipiranga em 2013. Está cursando Pos-Graduação em Gestão no contexto Educacional pela Fibra. De 1994 a 2003 Trabahou como docente na Creche Nossa Senhora da Paz e de 2004 a 2011 tambem como docente na Escola M.E.F..São José. De 2012 a 2018 passou a assumir a Coordenação Pedagógica da Escola São José, em 2019 passou a assumir a vice-gestão da mesma escola onde hoje é a gestora
 
Vice-gestora: Rozicleia Sales de Souza, assitente social graduada em 2013 e pós-graduada em Gestão Educacional e Projetos (em 2016) e Saúde Pública e Saúde da Família (em 2020). Atuou como Conselheira Estadual do Direito da Criança e Adolescente nas gestões de 2013/2014 e 2015/2016 e como Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente na gestão de 2015/2016. Já em 2016/2017 atuou como Vice Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Marituba e em 2019/2020 como Vice Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente Gestão Cotécnica Consultoria técnica LTDA. Em 2011 atuou no serviço de abordagem e atendimento as famílias e em 2013 no CFIS (Centro de Formação e Integração Social) atendendo, orientando e encaminhando docentes para o mercado de trabalho. Em 2014 iniciou seu trabalho no Programa de Apoio aoEducando por meio do Instituto Pobres Servos da Divina Providência e no mesmo ano passou a trabalhar no Hospital Divina Providência como assistente social/ouvidoria. Atualmente assume a vice-gestão da Escola São José.
 
Educar, formar e escolarizar é a nossa missão, ainda mais neste tempo, em que as escolas precisam romper barreiras, criar conceitos e vencer os desafios. Cuidar do maior patrimônio que as famílias possuem, seus filhos e filhas, é uma missão que exige responsabilidade, ética e parceria! Sabemos que a Escola São José preza por todos estes cuidados e que o legado deixado pela professora Socorro Braga, continuará sendo aprimorado cada vez mais. Agradecemos o imenso carinho e profissionalismo com que a professora Socorro Braga dedicou a esta escola e toda a cominidade escolar que esteve sob os seus cuidados e damos boas vindas a nova gestão!

 


 

CESM sob nova direção

  • Desde setembro, oficialmente, o CESM passou a ser administrado pelo Pe. João Pilotti, pois, após quatro anos administrando o CESM, Pe. Sander Patalo segue em missão para Limoeiro, em Pernambuco, onde passou a assumir a partir de 28/09 o setor de educação.
  •  
  • Padre João iniciou seu acompanhamento vocacional com apenas 10 anos de idade, ficando por três anos vivendo essa experiência. Em 1974 entrou para o Seminário Nossa Senhora de Caravaggio (Farroupilha, Rio Grande do Sul) e ali percorreu seu trajeto de formação inicial por nove anos. Em 1983 realizou o noviciado e em 1984, a primeira prifissão religiosa. Na itália realizou os estudos teológicos e desenvolveu muitos trabalhos na área da pastoral da juventude, familiar e, e especial na vocacional, onde atuou por diversos anos. Em 1988, no mesmo ano da beatificação de São João Calabria, foi ordemado diácono e sacerdote podendo contribuir com a preparação da beatificação. Ao retornar para o Brasil, sua experiência inicial foi na Bahia, com a formação e a pastoral paroquial, seguindo depois para o Maranhão, Porto Alegre, e Pará (em Belém e Marituba), retornando para o Sul onde focou por 8 anos sob a Direção da Rede Calabria, no trabalho social. 
  •  

Somos gratos a Deus pela vocação destes sacerdotes que doam a sua vida em prol de tantas outras. Seja bem vindo Padre João Pilotti, Marituba lhe recebe de braços abertos e na confiança de que o senhor dará continuidade ao trabalho no setor da educação com êxito e seguindo os passos de Jesus.

Ao Padre Sander nossa eterna gratidão por sua dedicação com cada colaborador e educando, seu jeito de ser e de viver nos mostrou que cuidar da educação é um papel de todos! Sabemos que a missão não foi facil, pois as nossas autoridades muitas vezes não reconhecem, como deveriam, o trabalho de cada professor, cada colaborador dentro de uma escola, de uma creche, mas saiba que o seu modo de administrar foi para além disso, assumindo um imenso amor por esta área. Desejamos boa missão em Limoeiro! 

Leia mais

Inauguração do novo prédio da Creche Nossa Senhora da Paz

Hoje foi um dia cheio de gratidão! 

Com este sentimento em nossos corações, o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, em parceria com benfeitores, inaugurou o novo prédio da Creche Nossa Senhora da Paz, um lindo espaço acolhedor, lúdico com 5 salas de aula, uma sala multimídia, parquinho com brinquedos, banheiros adaptados, cozinha planejada, áreas de recreação, tudo projetado com recursos pedagógicos de alta tecnologia e pensado para proporcionar um valioso processo de ensino-aprendizagem para nossas crianças, pérolas da Obra, como São João Calabria se referia a elas.

A creche que completou este ano 28 anos de funcionamento, com um lindo histórico, hoje escreve mais uma página neste livro cheio de histórias encantadoras e reais. O evento de inauguração foi todo pensado dentro dos padrões indicados pelo Ministério da Saúde, levando-se em consideração que ainda estamos em tempo de pandemia da COVID-19. Por este motivo, os convites foram expressamente restritos e, infelizmente, as crianças não puderam se fazer presentes na cerimônia de abertura, mas cada uma delas esteve nos pensamentos de cada colaborador da creche. "Não vejo a hora de ver as crianças aqui" (Andreia Siqueira coordenadora pedagógica da Creche Paz). Somente tês alunos, em companhia de seus responsáveis, fizeram-se presentes, pois participaram representando os demais, em um dos momentos.

A equipe organizadora do evento de inauguração composta pelos colaboradores da Creche Paz em parceria com a Pastoral Calabriana, pensaram em cada detalhe, por meio de reuniões, para proporcionar aos convidados um momento de acolhida e apresentação do espaço.

A cerimônia de inauguração foi iniciada com a bênção do prédio realizada pelo Padre Luiz Nazzari. Logo após, houve a abertura do laço foi feita pela gestora da Creche Paz, a Sra. Nara Figueiredo e por duas crianças que representaram todas as outras 150 que atualmente estão matriculadas na creche. Todos os convidados foram direcionados ao salão central para dar continuidade ao evento. A mestre de cerimônia, professora Rosiane Alves Correa conduziu o momento fazendo a leitura sobre o histórico da creche e, logo em seguida, convidando a gestora Nara Figueiredo para seu pronunciamento, repleto de emoção. Após a execução dos Hinos do Brasil, do Pará e de Marituba, algumas autoridades foram convidadas a se pronunciar, foram elas: vereador José Bonifácio Barroso (presidente da Câmara), Sra. Daniele Oliveira (representante da Secretaria de Educação); Sr. Ângelo Cosme (Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente); Vereador João Pereira; Sr. Antônio lobato Coutinho (Secretário de planejamento, representando o Prefeito de Marituba, Sr. Mario Filho) e padre Sander Patalo. Em seu discurso, padre Sander falou sobre gratidão e reforçou a importância de oferecer o melhor serviço às crianças, afirmando que ?a escola tem que ser bonita, não só esteticamente, pois a criança precisa sentir orgulho e sentir que a educação é o futuro, que é por este caminho. Este espaço foi pensado para ser um espaço moderno, acolhedor, amplo, arejado, iluminado, mas esse espaço é das crianças". Após este momento das autoridades, os convidados foram direcionados a área com a gruta de Nossa Senhora para prestar uma homenagem a Dona da Obra. Os alunos Isadora Silva (3 anos), Isabella Silva e Kaleu (ambos de 5 anos) levaram flores e cantaram ao vivo para nossa Mãe. Um momento de grande emoção e simpatia das crianças. Por fim, foi servido o lanche e entrega dos brindes.

  • Queremos demonstrar nossa imensa gratidão a Fundação Marcello Candia (Itália) que sempre se mostra muito amiga e parceira em nossas atividades de Marituba. Um grande legado de pessoas simples e de coração puro foi deixada pelo engenheiro Dr. Marcello Candia, pessoas essas que hoje, levam a frente a fundação com dedicação e amor ao próximo.
  • Agradecemos também a Rommanel, empresa representada pela pessoa da Sra. Elza Maria Almeida, que sempre nos demonstra, com seu jeito calmo e disponível o quanto a prática da caridade pode nos tornar pessoas melhores.
  • Nossa gratidão também se estende ao engenheiro Breno Carvalho que se mostrou disponível e incansável para entregar a obra a tempo e de acordo com tudo o que sonhávamos. Aos seus trabalhadores que construíram este prédio, pois os últimos meses foram intensos.
  • Obrigado a todos os colaboradores da Creche Paz, vocês são grandes instrumentos de Deus na vida diária destas crianças.
  • Gostaríamos de agradecer imensamente ao padre Sander Patalo, que, representando o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, com muito empenho, dedicação e confiança nos sinais da Divina Providência, mostrou-se um grande amigo motivado sempre a investir no que há de melhor para oferecer às crianças, pérolas da obra de Deus. 
  • Agradecemos a todos que se fizeram presentes e aos que estavam conosco em oração para que este sonho se realizasse.
  • Por fim, agradecemos a Deus, pois sem Ele, nada disso seria possível!
  •  

Cada detalhe e cada momento pensado foi direcionado a espiritualidade calabriana, que representa nosso jeito de ser e de viver, pois sabemos que este é o nosso diferencial, o que nos torna humanos nesta lida diária do cuidar. Nosso papel na educação é formar pessoas que podem transformar outras histórias, outras vidas, pois o acesso a uma educação de qualidade é o nosso futuro. 

"A providência é uma terna Mãe" (São João Calabria)

Leia mais

Inauguração do novo prédio da creche Paz será realizada amanhã em Marituba

Com muita alegria e gratidão a Deus, amanhã será inaugurado o novo prédio da Creche Nossa Senhora da Paz. Por meio de uma parceria entre o Instituto Pobres Servos da Divina Providência e amigos benfeitores, este sonho está sendo realizado, tudo em prol das nossas perolas da Obra que irão receber um espaço reformado e cheio de novos recursos com ambientes acolhedores, lúdicos e de aprendizado. 
 
Várias reuniões foram feitas com a equipe organizadora do evento para que todos os cuidados fossem tomados, inclusive com relação ao tempo de pandemia que estamos atravessando.
 
Acompanhem nas próximas postagens sobre a nossa inauguração que irá acontecer amanhã (31/07)
 
"Tudo é Obra de Deus" (São João Calabria)
Leia mais

Vencedores da I Gincana Calabriana Virtual

No dia do amigo, 20/07, divulgamos o resultado da gincana virtual e a experiência de realizá-la foi muito boa para todos nós da pastoral calabriana. Nossa intenção era movimentar nossas redes sociais, brincar de modo amigável e responsável, além de compartilhar o Carisma Calabriano, mas a maior intenção foi nos unirmos mesmo estando distantes fisicamente, e, verdadeiramente, reconhecer quão linda é a missão que cada um desenvolve em suas unidades!
 
Os resultados saíram a partir das somatórias das curtidas do que foi postado pelo responsável da unidade e mais o que foi compartilhado pelo Facebook do CESM. A soma foi dividida por dois e tivemos o resultado abaixo:
1º Lugar: Creche Paz
2º Lugar: Creche Nazaré 
3º Lugar: Escola Paz
 
Os vencedores já receberam os prêmios e os demais participantes foram contemplados com um certificado de participante, uma singela forma de também reconhecer o empenho e trabalho de todos. Criar uma foto, publicar, movimentar as curtidas, foi sensacional!
 
Continuem acompanhando nossas redes sociais e site
Instagram: CESMMARITUBA
Facebook: CESMMARITUBA
Site: www.cesmmarituba.org.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Feliz dia do amigo e muito obrigada pela colaboração e empenho de cada um. Os prêmios serão entregues ainda esta semana.
Leia mais

I Gincana Virtual Calabriana

Com o objetivo de promover a interação entre os as unidades estudantis, estimular o conhecimento sobre a vida de São João Calábria e cultivar a vivência do Carisma Calabriano, a equipe de Pastoral Calabriana lançou a proposta de uma Gincana Virtual Calabriana.

A tarefa seria postar uma foto criativa, que expressasse algo sobre São João Calábria e sua unidade e, ao postar, deveriam marcar a página do CESM no facebook. As três fotos mais curtidas até o dia 20/07 (dia do amigo) ganhará agendas e calendários calabrianos. Legal, né? As unidades participaram em peso, confira os resultados! Acesse nosso facebook e vote na foto que você achar mais criativa, ainda dá tempo!

Lembramos que compromisso, criatividade, união e respeito são fatores indispensáveis para esta gincana 

Leia mais

Reunião do GT - Planejamento para retorno das atividades.

No dia 16/06 ocorreu a reunião do GT com os gestores da educação. Toda a reunião foi pautada nos moldes do distanciamento social e dos cuidados sugeridos pelo Ministério da Saúde. O momento foi de acolhimento e partilha onde incentivamos o diálogo sobre como cada membro estava se sentindo para este retorno e como estava sendo o preparo emocional de cada um.

A reunião teve apenas duas pautas com objetivo de ser breve. A primeira foi da equipe de pastoral que apresentou sua proposta de trabalho pautada nos valores calabrianos e fortalecimento da união do grupo de cada unidade educacional, pois sabemos sobre a importância desses aspectos para este momento que ainda estamos vivenciando na Pandemia. A segunda foi referente a uma possibilidade de convênio com a Secretaria do Meio Ambiente e as unidades estudantis.

Ao final, como forma de valorização da vida, foi feito um simples momento de parabéns aos aniversariantes do mês.

Agradecemos ao padre Sander, diretor operacional que motivou a importância de ocorrer esta reunião antes do retorno de alguns dos colaboradores para seu ambiente de trabalho. Lembramos que ainda não temos previsão de retorno das aulas, mas alguns colaboratores (dependendo dos setores) já estão retornando aos seus ambientes. 

Leia mais

Pastoral Calabriana retoma suas atividades presenciais em Marituba

Com muita gratidão a Deus, em primeiro lugar, a Pastoral Calabriana retornou suas atividades presenciais no município de Marituba desde o dia 26 de junho. A equipe planejou um roteiro de acolhida baseado nos valores Calabrianos proporcionando momentos com espaços de diálogos.

Acreditamos que todos temos um compromisso a zelar uns pelos outros não somente ao que se refere aos cuidades de higiene e de não transmissão do vírus, mas também da espiritualidade de cada colaborador que retorna as suas unidades, com isso percebemos a necessidade de abrir espaços de diálogo, por meio de pequenos grupos (cumprindo todos os protocolos da saúde), para começarmos a refletir coletivamente sobre as lições que podemos tirar disso tudo. É importante acolher e trabalhar o assunto da pandemia, do que foi vivido no distanciamento social (a tristeza, o medo da morte e diversos outros sentimentos).

Agradecemos aos gestores das unidades estudantis que estão sendo muito parceiros e acolhedores. 

Leia mais

Pobres Servos apresenta o Relatório Social 2019

A Congregação Pobres Servos da Divina Providência lançou hoje, 01 de junho, o Relatório Social referente ao ano de 2019 trazendo um balanço geral sobre a atuação nas áreas: Social, Educacional, Saúde, Paroquial e Formativa. Uma forma de demonstrar a transparência e ao mesmo tempo a dimensão da Obra Calabriana no Brasil.

A base de atuação da Congregação encontra-se no carisma suscitado a São João Calábria, de ?confiança em Deus Pai Providente?, o que é aqui demonstrado de forma concreta através dos serviços e atendimentos realizados em nossas Casas. Só na Assistência Social foram 97.587 mil beneficiários atendidos.

Um diferencial para esse ano foi incluir dados das Paróquias e Casas de Formação. Assim o leitor sabe onde estamos presentes e quantas pessoas vem até nós, também por meio dessas áreas.

Além dos dados gerais, contendo informações dos três últimos exercícios, para garantir a comparação com as edições anteriores, o leitor pode acessar informações das origens e aplicações dos recursos por Instituto.

 

Clique aqui para acessar o Relatório.

Santo Terço - 18/05

Santo Terço
Reze conosco o Santo Terço nesta segunda, dia 18/05 às 17h pelo Instagram ou Facebook do Cesm Marituba e pelo Facebook do COV Nazaré. 
 
Dia 18, contaremos com a participação de Joelma Gomes, (colaboradora da Escola São José) e Brenda Costa (Pastoral Calabriana)
 
Acesse qualquer um dos links no horário e entregue seu coração a Maria neste mês todo dedicado a ela. 
 
Link do Instagram do CESM: https://instagram.com/cesmmarituba?igshid=119zdssmjh9u7
 
LInk do Facebook do CESM: https://www.facebook.com/cesmmarituba/
 
LInk do Facebook do COV: https://www.facebook.com/covnazaremarituba/
Leia mais

Tempo de espera e oração

Estamos com muitas saudades de todos os nossos alunos e colaboradores. Temos fé e confiança em Deus Pai providente que tudo isso logo irá passar. Aproveitemos este tempo para rezarmos por cada um!
 
 
ORAÇÃO DO EDUCADOR CALABRIANO
 
Deus de bondade e ternura! 
Te louvamos porque nos chamastes a fazer parte da família calabriana. 
Te agradecemos pelas crianças e adolescentes, pérolas da Obra, que dia a dia convivem conosco, e nos desafiam a descobrir Tua presença em cada uma delas. 
Te pedimos, Senhor da Vida, que Tu sejas a nossa força, nos momentos difíceis; 
Que Tu sejas a luz, quando não conseguirmos descobrir o caminho a seguir; 
Que Tu nos ensines a ser pai, mãe, mestre e amigo destes teus filhos e filhas. 
Deus de bondade e ternura, enche nosso coração de Tua vida, para que possamos ser, para estes pequenos, pessoas que transmitem paz, esperança e alegria. 
Que a exemplo de São João Calábria, façamos da nossa profissão a nossa missão. 
 
Amém.
Leia mais

Santo Terço

Frente a toda a importância deste mês de maio, mês dedicado a Nossa Senhora, o Papa Francisco nos propõe que voltemos a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, durante maio. Ele sugere que o terço possa ser feito juntos ou individualmente, de acordo com a decisão de cada um, mas valorizando ambas as possibilidades. Ele ainda reforça a importância de fazê-lo com simplicidade.
 
Reze conosco o Santo Terço nesta segunda, dia 11/05 às 17h pelo Instagram do Cesm Marituba. Acesse o link no horário e entregue seu coração a Maria neste mês todo dedicado a ela. Tal momento faz parte do projeto ?Raizes para o Céu?, uma forma de continuarmos exercendo nossa espiritualidade e comunhão. Sempre às segundas-feiras no horário das 17h e contará com um agente de pastoral direcionando o Santo Terço.
 
Link para acompanhar a live: https://instagram.com/cesmmarituba?igshid=119zdssmjh9u7
 
 

Primeira reunião dos agentes de pastoral de 2020

No dia 05/05/2020 ocorreu uma conferência virtual com os agentes de pastoral e gestores das unidades administradas pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência. Tal conferência marcou a primeira reunião dos agentes de pastoral do ano de 2020 e a finalidade de tal momento foi discutir ideias para que possamos dar continuidade nas atividades de pastoral.

A reunião iniciou com um momento de espiritualidade a partir de uma reflexão do livro "retornemos ao Evangelho" direcionada pela colaboradora Eliana. Em seguida Pe. Gilberto Bertolini (Delegado da Congregação Pobres Servos da Divina Providência) acolheu todos os participantes com uma palavra de conforto e realista sobre a atual situação em que vivemos, fazenso analogias entre as provações vivenciadas por São João Calabria na Itália e os tempos atuais. A reunião foi muito produtiva, pois, mesmo em meio a uma pandemia mundial todos concordam com a necessidade de dar continuidade as atividades de pastoral, ainda que de modo virtual e muitas ideias surgiram para contemplar o máximo de colaboradores e beneficiários.

Gostaríamos de agradecer a presença de cada um dos participantes! Que São João Calabria interceda a Deus por todos. 

 

A Páscoa do amor

Estamos cientes de que este ano a Páscoa será diferente, assim como foram todos estes dias durante a quaresma, mas acreditamos que esta é a verdadeira Pascoa do amor. Este é um singelo texto preparado pela equipe de Pastoral Calabriana do Estado do Pará direcionado a todos os nossos colaboradores, educandos, benfeitores e amigos para refletirmos um pouco sobre o que a Páscoa representa. 

A páscoa está diante dos nossos olhos!

É Páscoa quando todos estamos unidos em prol de um bem comum: o amor ao próximo. Em nossas casas, com nossas famílias.

É páscoa quando cuidamos dos doentes, dos pobres, dos mais necessitados, doando nosso trabalho e compreendendo que esta é a nossa verdadeira missão.

É Páscoa quando cada um assume a responsabilidade de fazer o bem, sem nem mesmo saber a quem está ajudando, pois Jesus de Nazaré demonstrou que não se consegue matar os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da vida. 

É Páscoa quando nos abandonamos nas mãos do Pai nos momentos de batalhas, de medo ou de insegurança.

A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor, então será Páscoa sempre que conseguirmos permanecer firmes e unidos e percebermos que também vencemos a morte, como Jesus, que sempre está conosco.

Esta Páscoa, com certeza será diferente, porque o Cristo está no rosto de cada um de nós que reza suas preces de seus lares em favor do mundo. O amor continua entre nós e talvez esta seja a Páscoa mais verdadeira que viveremos, pois a vida só pode ser definida pelo amor, e o amor pela vida.

Foi por isso que Ele afirmou que veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância, isto é, plena de amor.

Que esta Páscoa seja recheada de muita paz, amor, união, caridade, harmonia, bênçãos e Cristo no coração. 

São os votos de toda a Equipe de Pastoral Calabriana - Pará

Leia mais

Suspensão das aulas presenciais

Estimados colaboradores, alunos, pais e reaponsáveis,

Devido toda a situação atual em que estamos vivenciando perante a pandemia do COVID-19, decidimos, como uma forma de cuidados com todos, seguirmos as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e, consequentemente, da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA) e das Secretarias de Educação (SEMED e SEMEC), que defendem não haver nenhum tipo de aglomeração como uma das medidas de combate da COVID-19. Dessa forma, manter as AULAS PRESENCIAIS SUSPENSAS, é uma decisão de extrema responsabilidade para proteger alunos, colaboradores e todos àqueles que estão em suas casas, como idosos e portadores de doenças crônicas.

Sendo assim, nossa previsão de suspensão das aulas para as escolas estaduais é até o dia 15/04 e para as escolas municipais é de até o dia 30/04. Salientamos que as referidas datas estarão sujeitas a alterações, conforme o posicionamento dos órgãos oficiais. Aproveitamos para fazer um apelo aos que puderem ficar em suas casas, por favor fiquem! O distanciamento/isolamento social é visto pela OMS e pelos pesquisadores como uma das principais medidas de combate à pandemia da COVID-19 por isso, se faz necessário neste momento. Concordamos que precisamos sim levar em conta muitas coisa, mas, primeiramente, cuidem-se e cuidem das pessoas que vocês amam. 

Vamos tentar manter nossos corações calmos, estamos passando por um momento de imprecisão e tudo isso pode nos causar diversos sentimentos, no entanto podemos tentar ver tal período como uma oportunidade para desenvolver nossa força interior. Continuemos em oração para que em breve possamos voltar com nossa rotina escolar. E lembrem-se: podemos pensar que estamos sozinhos, mas, com certeza, o Mestre nos dará seu colo! Fiquem em paz!

Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos

Leia mais

Todos contra o COVID - 19

Estamos vivenciando um período desafiador, que testa nossa solidariedade, resiliência e amor ao próximo, mas sabemos que com o esforço de todos temos a oportunidade de preservar a saúde e o bem-estar de toda a humanidade.

Já é sabido por nós que, para conter a pandemia de coronavírus, seguindo as recomendações das autoridades, estabelecimentos foram fechados, inclusive as igrejas. Tal fator, causou revolta em algumas pessoas e em outras, desespero. Afinal, este é um mommento em que mais se necessita da misericórdia de Deus. Antes de tudo é preciso manter a calma e pensar... Nosso lar também é casa de Deus. As instituições religiosas paralisaram suas atividades, pois como cuidadora do povo de Deus, a igreja possui a responsabilidade de zelar pela comunidade, prevenindo que o contato entre os fiéis possa piorar a proliferação do COVID-19, inclusive devido à grande parcela de idosos (grupo de risco) que frequentemente comparecem às missas e eventos. 
 
De acordo com uma matéria publicada ontem (20/03) no Vatican News, sobre este momento, o Papa diz que deve ser vivido "com penitência, compaixão e esperança. E humildade, porque muitas vezes esquecemos que na vida existem "áreas escuras", os momentos escuros. Pensamos que eles só podem ocorrer a outras pessoas. Em vez disso, desta vez está escuro para todos, ninguém excluído. É marcado pela dor e pelas sombras que entraram na nossa casa. É uma situação diferente daquelas que vivemos. Também porque ninguém se pode dar ao luxo de estar tranquilo, todos partilham estes dias difíceis". Sobre este tempo de  Quaresma, explica o Pontífice, "com a oração e o jejum, nos treina a olhar com solidariedade para os outros, especialmente para aqueles que sofrem", esperando o brilho daquela luz que iluminará tudo e todos novamente". 
 
Diante desses dizeres do Papa, podemos também fazer uma breve reflexão acerca de uma frase que São João Calabria trazia consigo: ?Existem dias alegres, e, também, dias tristes, de provações, de sofrimentos, para todos nós; fiquemos unidos: tudo são provações duma mesma família?. Pe. Calábria enfrentou muitas dificuldades durante toda a sua vida, mas nunca deixou de confiar na divina providência, entregue totalmente ao Senhor no serviço aos pobres com uma vida radicalmente evangélica.  A missão do Pobre Servo é "Mostrar ao mundo que a Divina Providência existe, que Deus não é um estrangeiro, mas que é Pai e cuida de seus filhos, contanto que nós O acolhamos e façamos a nossa parte que é buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça" (cf. Mt 6, 25-34).
 

Perante tudo isso, pedimos aos nossos queridos leitores que fiquem atento a como se prevenir e tomar os cuidados essenciais à saúde. Este link trás informações por meio de uma cartilha  apresenta pelo Ministério da Saúde  https://drive.google.com/file/d/1r__7HZIS5LKSIAWn4DqT2EjlKMSqRUaI/view?usp=sharing

 
Leia mais

Dia da mulher no CESM

A semana da mulher foi especial para todas as colaboradoras, mães e responsáveis dos educandos que puderam receber além de flores, mensagens e mimos, muita informação sobre seus direitos e formas de proteção bem como sobre a igualdade de gênero. Algumas unidades foram contempladas com palestra sobre "feminicídio", assunto de interesse de todos e muito evidente atualmente, com isso a Psicóloga Brenda Costa abordou sobre dados históricos da mulher e sobre a violência doméstica, dismistificando atitudes e falas machistas que contribuem para este tipo de atrocidade contra as mulheres resultando, em muitos casoso, no femilicídio.

Feminicídio é um termo de crime de ódio baseado no gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou em aversão ao gênero da vítima (misoginia), mas as definições variam dependendo do contexto cultural. Tal momento foi importante para empoderar as mulheres regando-as de informações. 

Agradecemos a pastoral calabriana pelo apoio e às unidades que se dedicaram a prestar às mulheres um momento de informação e busca de auxílio. Agradecemos também ao grupo "Ela Pode", projeto vinculado ao TERPAZ.  O Projeto "Ela Pode"  está com inscrições abertas para capacitações relacionadas à autonomia financeira das mulheres. Dentre as temáticas estão: Comunicação e Liderança, Finanças, Marca pessoal e outras. Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (91) 98015-4444, falar com Tamisi.

Leia mais

Diga não ao Bullying

No dia 13 de março os alunos do ensino médio da Escola Dom Calabria puderam conhecer mais sobre o tema "bullying". O momento foi direcionado pela psicóloga Brenda Costa em parceria com a equipe de Pastoral Calabriana. Durante o momento, os alunos receberam adesivos e puderam compreender as diversas formas de se praticar o bullying (intimidação sistemática, conforme a Lei Federal n 13.185 de 2015). Eles participaram também de um momento de Quiz, onde tinham que responder "Verdade" ou "Mito" de acordo com as perguntas que a psicóloga apresentava. Vale ressaltar também que em parceria com a professora Bruna Luz, os alunos irão pintar uma parede da escola que remetam a afetos positivos e a não prática do bullying, esta atividade faz parte do projeto "A-COR-DAR" e está proposta para o dia 20/03.

Agradecemos a escola pela oportunidade de consientizar os alunos a exercerem a empatia e o amor ao próximo!

Leia mais

Momento formativo para os colaboradores em Marituba/Pará

Dos dias 04 a 07 de fevereiro, tivemos a alegria de receber o padre Osvaldo de Oliveira (PSDP) para ministrar momentos formativos nas áreas da saúde e da educação em Marituba (PA). 

No dia 04/02 padre Osvaldo realizou uma roda de conversas com o tema: "Liderança, Coparticipação e reciprocidade" direcionado para área da saúde. Durante o evento estiveram presentes os conselheiros e coordenadores dos serviços/setores do Hospital Divina Providência, do Abrigo João Paulo II, do Abrigo Especial Calabriano/URE-REI, da Estratégia Saúde da Família Betânia, da Unidade Básica de Saúde Paz e da URE Marcello Cândia. Padre Osvaldo falou, dentre outros assuntos, sobre a importância de cada gestor conhecer a visão, missão e valores da sua unidade para exercer com maior propriedade sua função ou seja sua missão. Os participantes também puderam refletir sobre os aspectos relacionados a uma gestão mais humana e voltada para o bem daquele que busca nossos serviços. 

Nos dias 05 e 06/02, Padre Osvaldo ministrou a palestra sobre "Acolhida e cuidado na ótica Calabriana: 'Vede Deus nos meninos que deveis educar, nas almas que a Divina Providência vos fizer aproximar`" (SJC) direcionada aos colaboradores de todas as unidades estudantis administradas pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência. O momento foi pautado nos princípios do Projeto Político Pedagógico Calabriano (PPPC) relacionados aos fazeres dentro da educação. Com dinâmicas, músicas e instantes de reflexão, os participantes puderam desfrutar de um momento de aprendizado por meio dos princípios da Obra Calabriana.

Por fim, no dia 07/02, foi a vez dos Leigos Calabrianos apreciarem uma manhã de encontro que iniciou com uma Missa no COV Nossa Senhora de Nazaré e logo após puderam desfrutar de um momento formativo com o tema: "Leigos: espiritualidade no mundo. Somos chamados a viver o nosso jeito de ser calabriano". A manhã foi de intensa reflexão sobre a espiritualidade Calabriana e sobre a importância de sermos sal e luz na vida das pessoas. Pe. Osvaldo fez diversas dinâmicas que permitiam, de modo muito humano, reconhecermos nosso papel na sociedade, ou seja, nossa missão. 

Queremos expressar nosso profundo agradecimento pela disponibilidade e dedicação do Padre Osvaldo de Oliveira durante estes dias que esteve em Marituba. Obrigado por contribuir para que nossos serviços tenham maior qualidade e que nossas vidas tenham mais sentido.  Apresentamos nossa manifestação de elevada estima e apreço, esperando ter a alegria de recebê-lo em outras oportunidades.

Leia mais

Campanha da fraternidade 2020 - Marituba

Em Marituba, a equipe de Pastoral do Estado do Pará teve a graça de trabalhar o tema da Campanha da Fraternidade 2020 nas áreas da saúde e da educação. 

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inicia, na quarta-feira de Cinzas, a campanha da fraternidade, que este ano tem o tema: "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso" e o lema: ?Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34). A equipe seguia até as unidades levando o cartaz da campanha que era explicado (cada detalhe), a Palavra para fazer a leitura e reflexão da parábola do "Bom Samaritano? comparando às figuras de Santa Dulce dos Pobres e São João Calabria. Ao final era cantado o hino e, nas unidades estudantis, os agentes de pastoral deixavam com os professores atividades para diversas séries sobre a campanha da fraternidade para aprofundar o tema. 

Foram momento de muita fé e compromisso onde era deixada uma mensagem para chamar a atenção contra atitudes de indiferença e violência em relação à vida.

Leia mais

Carnaval nas unidades estudantis

Nossos educandos das unidades estudantis administradas pelo CESM puderam festejar com bailinhos de carnaval cheios de amor, afetos e alegrias. Aproveitamos para desejar a todos os nossos alunos, colaboradores e benfeitores um bom carnaval cheio de bons momentos e responsabilidades.

Leia mais

Inicio do ano letivo de 2020

Com muita alegria e gratidão a Deus, nossas unidades estudantis estão iniciando o ano de 2020 com toda a garra e determinação. Confira como as unidades iniciaram seu ano letivo.

Leia mais

Parabéns profª. Marcília Santiago

Agradecemos a Deus pelo dom da vida da nossa querida professora Marcilia, diretora da Escola de Atividade Complementar Construindo Cidadania, que completou dia 19 mais um ano de vida.

A professora Marcília já dedica muitos anos de sua caminhada profissional como colaboradora do Instituto Pobres servos da Divina Providência e atualmente está a frente de uma linda missão com as pérolas da Obra que atende crianças e adolescentes em atividades de contraturno escolar.

Pedimos a nosso Deus Pai Providente que abençoe você por todos os caminhos que trilhar. Feliz aniversário!

Leia mais

Confraternização do GT Educação

No dia 14 foi realizada a confraternização do Grupo de Trabalho de Educação. Um momento de pura descontração e diversão proporcionado pelo Instututo Pobres Servos da Divina Providência a estas pessoas tão queridas que contribuem com a educacão no município de Marituba. Esta foi uma simples forma de reconhecer o esforço, dedicação e envolvimento de cada um em suas respectivas unidades durante o ano de 2019. 

Na ocasião, os participantes ainda organizaram um momento surpresa para parabenizar nosso Diretor Operacional, Padre Sander Patalo que em sua fala lembrou aos participantes que "Somos importantes porque servimos às pessoas realmente importantes". 

É com este espírito de confraternização que o Grupo de Trabalho de Educação encerra suas atividades de 2019 e desde já desejamos a todos um abençoado Natal e ano novo! 

Leia mais

Encerramento das atividades estudantis

O ano de 2019 foi marcado por grandes desafios para a educação, mas reconhecemos também que foi um ano de muitas graças, pois foram inaugurados três lindos espaços direcionados aos nossos beneficiários, assim como também iniciamos a obra no espaço da Creche Paz. Vale ressaltar que diante dessas bencão também estão nossos educandos que findam o ano de 2019 com uma bagagem de conhecimento ainda maior e muitos aprovados que poderão seguir esta linda jornada que é a educação. Neste clima de encerramento, compartilhamos com todos algumas imagens que simbolizam este momento e desejamos aos nossos queridos educandos e colaboradores que São João Calabria interceda por cada um de nós!

Leia mais

Reunião do Grupo de Trabalho de Educação

No dia 18 deste mês ocorreu mais uma reunião do Grupo de Trabalho de Educação coordenada pelo diretor operacional Padre Sander contando coma a presença dos gestores das unidades escolares. Neste momento Pe. Sander esclareceu sobre as futuras reformas e instalações que precisam ser realizadas em algumas unidades, em especial na Creche Nossa Senhora da Paz que já está sendo arrecadado o valor financeiro necessário para o início das obras.

Além disso, os gestores esclareceram sobre as datas e atividades de encerramento das unidades, bem como também foi feito uma breve avaliação do Festival Calabriano de Dança dentre outrops assuntos relacionados às unidades estudantis.

Que Deus conceda a todos nós uma boa missão!


 

Leia mais

Espiritualidade Calabriana nas unidades estudantis

Durante o mês de novembro a equipe de Pastoral Calabriana está realizando na unidades estudantis os Encontros de Convivência, uma prática do Instituto que acontece a cada dois meses em todas as unidades administradas pelos Pobres Servos da Divina Providência com o objetivo de Oferecer um espaço de partilha, acolhida e espiritualidade aos colaboradores das unidades possibilitando o diálogo e a reflexão sobre o jeito de ser e de viver calabrianos, promovendo o crescimento pessoal e profissional e o conhecimento do Carisma.

Os encontros de formação são planejados com a equipe maior de pastoral que são orientados a partir de um tema pré-estabelecido pela equipe dcentral da pastoral. Este mês estamos trabalhando o tema "Profissão e missão na ótica Calabriana" e assim desejamos reavivar no mundo a fé e a confiança em Deus pai providente possibilitando cada um perceber seu trabalho como missão. Que Deus, na sua bondade e ternura, abençoe e ilumine a cada um em sua missão.

 

Oração ao Educador Calabriano

Deus de bondade e ternura!
Te louvamos porque nos chamastes a fazer parte da família calabriana.
Te agradecemos pelas crianças e adolescentes, pérolas da Obra, que dia a dia convivem conosco, e nos desafiam a descobrir Tua presença em cada uma delas.
Te pedimos, Senhor da Vida, que Tu sejas a nossa força, nos momentos difíceis;
Que Tu sejas a luz, quando não conseguirmos descobrir o caminho a seguir;
Que Tu nos ensines a ser pai, mãe, mestre e amigo destes teus filhos e filhas.
Deus de bondade e ternura, enche nosso coração de Tua vida, para que possamos ser, para estes pequenos, pessoas que transmitem paz, esperança e alegria.
Que a exemplo de São João Calábria, façamos da nossa profissão a nossa missão.
Amém.

 

 

Leia mais

Parabéns prof. Argemiro Seabra

No dia de hoje queremos agradecer a Deus pelo dom da vida do nosso querido Professor Argemiro Seabra, atual gestor da Escola Nossa Senhora da Paz. Que sua vida seja repleta de saúde e felicidades, que as bencaos de Deus sejam constantes em sua vida!

A vida que se renova hoje é a certeza do agir de Deus e de sua proteção. Celebre essa data com gratidão a ele pelo que já conquistou e pelas portas que ele fará abrir. Que de hoje em diante você possa viver mais feliz e com ainda mais esperança de que coisas ainda melhores estão por vir. Feliz aniversário, Professor Argemiro!

Leia mais

Inaugurações

Agradecemos e glorificamos a Deus pelo dia 07 de novembro de 2019, pois ele ficará eternamente marcado no coracão de tantas pessoas que puderam vivenciar a inauguração de três espaços em nossas atividades estudantis, em Marituba. Em todas as ocasiões estavam presentes o superior geral da congregação, Pe. Miguel Toffull, os delegados Pe. Gilberto  Bertoline (do Brasil) e Pe. Timóteo Hamuyela (da Angola), Benfeitores da Fundação Marcello Candia, o secretário geral Ir. Matteo Rinaldi, as Sras. Franca Farina e Rosana Pirovano, da Associação Amici di monsignor Pirovano, colaboradores do Hospital Divina Providência (da Angola), o Ir. Cristinel Gherfi (em missnao em Portugal e Ir. Aires Paesi (em missão na Itália)

A primeira inauguração, logo no início da tarde foi da quadra da Escola São José um espaço para atividades desportivas que será usada pelos alunos e professores. os visitantes foram acolhidos pelos alunos com lindas apresentacoes de dança e poesia inspirados na espiritualidade calabriana. Em seu discurso, a diretora Socorro Braga falou sobre a importância deste espaço para a cominidade escolar e frizou a dedicação com que padre Sander conduziu todas as etapas desta Obra, agradecendo por sua competência e carinho pela escola. Padre Sander enfatizou, em seu breve dircurso que tudo foi feito para os alunos, entnao as palmas todas eram para eles. Por fim, Pe. miguem conduziu a benção e foi inaugurada, oficialmente o lindo ginásio.

Logo após, o grupo dirigiu-se a Escola de Atividade Complementar Fazendinha Esperança, para a inauguração do espaço que leva o nome da saudosa benfeitora Enrica Cavenaghi (in memorian) uma pessoa que muito contribuiu para as obras na Fazendinha, que gostava de acompanhar as atividades, sempre que possivel e que tinha um grande encanto pelas crianças e adolescentes acompanhadas pela escola. Os familiares de Enrica, presentes, receberam homenagens e agraderam cada manifestação de carinho que receberam por onde estiveram, seu filho disse ainda que a família continuará desenvolvendo o trabalho deixado por sua mãe.  Neste evento, além dos nossos visitantes (acima citados) também estavam presentes o prefeito de Marituba, Mario Filho e a deputada Michele Begout que puderam prestigiar a inauguração deste espaço que será direcionado, especialmente, às famílias acompanhadas pelo Projeto Quintais Produtivos. A engenheira agrônoma, Socorro Aleixo, falou sobre a importância do projeto para a realidade atual no que tange a sustentabiliade que precisa ser melhor trabalhada no município.  

Ao final da tarde, o grupo foi conduzido até o CEPDAP para inauguração do moderno auditório que será de grande utilidade para inúmeros eventos das nossas Casas. Na ocasião a Diretora da Escola de Atividade Complementar Marcília Santiago, fez a acolhida com apresentação das atividades desenvolvidas e logo após a diretora do CEPDAP Gisele Andrade, apresentou os números e dados estatísticos, além de falar sobre a importância que o espaço terá para os alunos e professores. Na oportunidade Pe. Sander disse que nao teria sentido todo o trabalho se não houvesse os destinatários pelos quais fazemos compreender as vontades de Deus  e agradeceu a Deus e à Divina Providência por nos permitir estar inaugurando o espaço neste dia, em uma oportunidade tão especial com a presenca de alunos, professores e pessoas queridas, coirmãos, do Casante Padre Miguel e de benfeitores que se sensibilizam em ajudar projetos como este.

Deus seja louvado por suas Obras promovendo a vida

Leia mais

Visitas de religiosos e leigos colaboradores ao CESM

No dia 04 de novembro estiveram em nossas unidades estudantis do CESM vários religiosos e leigos da Congregacão para conhecer um pouco das atividades desenvolvidas, entre eles o nosso casante Pe. Muguel Tofful, os delegados Pe. Gilberto Bertoline (do Brasil) e Pe. Timóteo Hamuyela (da Angola), além das responsáveis do Instituto Dom Aristides Pirôvano e representantes da Fundação Marcello Cândia.  Os visitantes vieram à Marituba para participar do III ENCONTRO DO SETOR DE SAÚDE CALABRIANO e a equipe de pastoral, juntamente com o PAE, aproveitou o ensejo para possibilitar a eles tais visitas.

Foi um momento de troca de experiências e saberes diversos, além de que os visitantes puderam também experimentar algus sabores da nossa culinária regional e vivências culturais. Agradecemos a todas as unidades pela acolhida aos nossos amigos e desejamos que todos tenham uma boa missão em seus respectivos trabalhos e atividades.

 

Leia mais

VII Festival Calabriano de Dança - 2019

No dia 01 de novenbro houve a sétima edição do Festival Calabriano de Dança contando com a presença de todas as Casas Calabrianas. O tema este anos foi o mesmo abordado pelo XII Capítulo Geral da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência: "A profecia da Comunhão" e o Lema: "Nisto saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13,35). Tal tema foi excolhido para que todos tivesse conhecimento do capítulo, rezarmos por ele e nos prepararmos para o que Deus está providenciando para a congregação e para nosso trabalho nos próximos anos.  

O festival iniciou com um momento de espiritualidade conduzido pela equipe de pastoral calabriana e logo em seguida houve a animação que ficou por conta da professora Rosangela (da EAC Fazendinha Esperança) e do colaborador Rosevan (da Escola Dom Calabria). Foram ao todo 17 apresentações que resgataram o tema por meio de dança, teatro, cultura e muita música. Ao final Padre Sander fez os agradecimentos as unidades, aos organizadores e e demais participantes, entregando as lembranças do Festival e, juntamente, com padre Ricardo deram as bênção a todos ali presentes.

Um pouco de história... O Festival Calabriano de Dança foi idealisado pelo querido Padre Roberto Bessa (In memorian) quando atuava no CESM e em 2013 houve a primeira edição do festival contando com a presença das Casas. Hoje o evento tomou proporções maiores e vem crescendo com o passar dos anos, tornando-se referiencia em Marituba, dando visibilidade à Família Calabriana, que, como dizia nosso fundador São João Calabria, "é uma árvore com muitos ramos".

Que possamos continuemos em comunhão vivenciando os preparativos para o XX Capítulo Geral e que Deus esteja a frente de tudo. São João Calábria, Rogai por nós!

ORAÇÃO PELO XII CAPÍTULO GERAL 

Ó senhor, Deus Pai Misericordioso, olhai com benevolência para todos nós, membros da Família Calabriana; dignai-vos enriquecer-nos com vossa vida e animar-nos com vosso Espírito, para que respondamos fielmente ao vosso chamado. Conservai-nos sempre ó Senhor, no vosso amor pela intercessão da Imaculada Virgem Maria, de São José, de São João Calábria e de todos os nossos santos padroeiros. Envia-nos religiosos, religiosas e leigos de espírito apostólico, para que unidos em uma só família, acreditemos em Vós e na vossa Palavra. Fazei que, libertos das preocupações deste mundo, repletos de confiança em vossa Providência, e em comunhão com quem vos representa, estejamos prontos para fazer a vossa vontade e a sofrer com Cristo para que as almas acolham o vosso santo Reino. Envia-nos, Senhor, o Espírito Santo, a fim de que possamos acolher os sinais de comunhão, que mediante o XII Capítulo Geral, farás germinar na Obra e em toda a Igreja. Amém.

Leia mais

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA E PEDAGÓGICA - Escola Dom Calabria

No dia 31/10 aconteceu o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica 2019 da Escola Dom Calábria com o tema: "Individualidade e coletividade na Instituição - Relações que se assemelham às práticas sociais da Vida." O evento durou o dia inteiro iniciando com um momento de espiritualidade coordenado pela equipe de Pastoral e a animação ficou por conta da Professora Rosângela e do Professor Dilson Brito (ambos, carinhosamente, cedidos pela Escola de Atividade Complementar Fazendinha Esperança).

A Palestra Magna foi conduzida, maestralmente, pelo do Padre Evandro do Carmo da da Paróquia Santíssimo sacramento que abordou o tema do Seminário. A tarde houve a distribuição dos colaboradores entre as quatro oficinas que abordaram os seguintes temas: "O trabalho Pedagógico a partir de sequências didáticas" com o professor Maurício Galiza; "Os desafios do novo ensino médio e as possibilidades de intinerários formativos" com o Professor Rider Moura Silva; "Confiança: passa por mim e pelo outro" com professor José Antônio Mangoni e "Trabalho: capacitação, reciprocidade e suas reações com a família escolar" com a Professora Nilce Alves Gomes.

Ao final houve a culminância, encerrando com um lanche preparado com todo o carinho pela escola para os participantes. 

vale destacar também que o Seminário da Escola Dom Calabria contou com a participação dos alunos representantes de turma do Ensino Médio que mostraram-se participativos e atuantes durante todo o evento. Que bom ter as nossas pérolas da obra inseridas nestes contextos de formação.

Agradecemos a Deus pela oportinidade de fazerermos parte desta Família Calabriana e deixamos aqui registrado nossos parabénes a Escola Dom Calabria por toda a organizacão e dedicação para que este Seminário fosse um sucesso! 

Leia mais

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA E PEDAGÓGICA - CRECHES 2019

Continuando a temporada de Formações Humanísticas e Pedagógicas do CESM, eis que dia 25 foi o dia das Creches Sao Francisco, Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora da Paz. As três juntas deram um show de organização e trabalho em conjunto. 

O tema este ano foi BNCC: Impactos e desafios na Educação Infantil. Gostariamos de agradecer a todos, mas em especial às gestoras Eliana Abreu, Nara Figueredo e Enilza Meireles pela dedicação em fazer deste, um evento que pudesse contribuir com a formaçnao dos nossos colaboradores. Que Deus Abençõe a missão de cada um.

Leia mais

XVI ENCONTRO DE GESTORES CALABRIANOS

O XVI Encontro de Gestores Calabrianos ocorreu nos dias 17, 18 e 19 em Farroupilha, RS, reunindo gestores de todas as atividades do Brasil.

 O objetivo é dar continuidade ao processo de formação para uma gestão colegiada, coorporativa na administração de nossas atividades em sintonia com a Igreja.

O Encontro Nacional acontece a cada dois anos. O tema refletido foi ÉTICA E SUSTENTABILIDADE. Além de um momento de comunhão o encontro é também voltado a formação atendendo as necessidades do nosso tempo. Nas palavras do Ir. Gedovar "O gerenciamento, a administração de uma atividade requer conhecimento, atualização. As coisas mudaram muito, a complexidade da situação atual requer uma reciclagem. O gestor que não se preocupa em parar e formar seus colaboradores, certamente irá enfrentar dificuldades em sua gestão..."

Parte da equipe de gestores do CESM também se fizeram presentes e voltam para Marituba com diversas ideias para colocar em campo. 

Nossa gratidão aos organizadores do evento que foi, como sempre, um espetáculo.

Leia mais

Dia do professor

Aos mestres, Feliz dia do professor - Porque ser professor é aprender para ensinar; porque ser professor é ser dedicação, paciência e persistência; porque ser professor é ser mestre, é saber cativar e inspirar; porque ser professor é educar. A todos que dedicam Sua vida a tão nobre e distinta profissão, um Feliz dia do professor! A todos vocês que moldam as mestes do futuro, que educam, que cuidam e acompanham os nossos educandos, o nosso agradecimento a esta singela homenagem.

Leia mais

Novena em honra a são João Calabria

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProIdf1af060e61
Com grande alegria e satisfação queremos agradecer por cada unidade que dedicou-se para realizar as novenas e triduos em honra a São João Calabria. Todo o trabalho foi marcado por momentos de grande emoção e espiritualiade calabriana. Ver as crianças, adolescentes, educandos, colaboradores, beneficiários, todos juntos realizando as orações calabrianas e vivenciando os dias que antecedem o aniversário do Fundador da nossa congregação foi um exemplo do quão grande é a Obra.

 

Que possamos estar sempre em comunhão como uma grande familia Calabriana, uma árvore com vários galhos.

"Felizes daqueles que a Providência encontrar dignos de se tornar ministros do bem para esta Obra do Senhor" (São João Calabria).

Leia mais

Feliz aniversário, Enilza!!

No dia 05 de outubro nossos parabéns e felicitações foram para nossa gestora Enilza Meireles da Rocha que completou mais uno de vida. 

Agradecemos a Deus pelo dom da sua vida e pedimos as bençãos de Nossa Senhora de Nazaré sobre sua vida. Que você tenha muita saúde, paz, amor e alegrias constantes. Feliz aniversário!!!

São os votos de toda a equipe do CESM Marituba!

Leia mais

Seminários de Formação Humanística e Pedagógica 2019

Todos os anos, o CESM proprciona às suas unidades estudantis o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica que tem como objetivo oferecer um momento de formação continuada aos colaboradores, refletindo sobre as práticas e atitudes do cotidiano escolar. Para realizar os Seminários, são feitas reuniões para acompanhar/auxiliar o andamento dos preparativos para o evento a partir de um projeto apresentado pela unidade acerca do tema.

Este ano as escolas já estão realizando seus seminários e alguns ainda irão ocorrer, cofira abaixo os temas e datas. Momentos imperdíveis para ampliar os conhecimentos sobre este mundo escolar tão vasto e atual.

Leia mais

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA E PEDAGÓGICA - CEPDAP, Cidadania e Fazendinha

No dia 20 de setembro os colaboradores do CEPDAP, da Escola de Atividade Complementar Fazendinha Esperança e da Escola de Atividade Complementar Construindo Cidadania realizaram seu Seminário de Formacnao Humanística e Pedagógica.

O dia iniciou com credenciamento e logo após o professor José Antônio Mangoni abordou sobre a Espiritualidade Calabriana por meio do tema "Fundamentos essesciais da proposta educativa e formativa calabriana". A palestra Magna foi facilitada pela psicóloga Liah Correa que abordou sobre "Inteligência relacional no ambiente de trabalho". A tarde Foram direcionadas as oficinas para cada demanda de acordo com os cargos e funções dos colaboradores.

Continuem acompanhando nosso site para saber dos próximos Seminários que ainda irão ocorrer neste semestre.

 

Leia mais

Reunião para o Festival Calabriano de Dança 2019

No dia 19 de setembro foi realizada a primeira reunião para o Festival Calabriano de Dança 2019. Na ocasião estiveram presentes os representantes das unidades e a equipe Central de Pastoral Calabriana que ficou responsável por explanar o tema deste ano que será "A Profecia da comunhão" fazendo aluzão ao 12? Capítulo Geral da Congregação. 

Ao final foram divididas as tarefas e as equipes que ficaraão responsáveis por cada uma. 

O Festival Calabriano de Dança 2019 irá ocorrer no dia 01/11/2019 no Salão Paroquial Nossa Senhora de Nazaré com início as 14:00. 

Leia mais

Encontros de Convivência - Setembro 2019

Durante o mês de setembro a equipe de Pastoral Calabriana vem realizando os Encontros de Convivência em todas as unidades que mantem parcerias com o Instituto. Este mês o tema que está sendo trabalho é "Nosso Jeito de ser e de viver: elementos que cracterizam o jeito clabriano de ser e de viver". O Encontro de Convivência tIem o objetivo de oferecer espaço de partilha, acolhida e espiritualidade Calabriana aos colaboradores das unidades possibilitando o diálogo e a reflexão sobre o jeito de ser e de viver calabrianos, promovendo o crescimento pessoal e profissional e o conhecimento do Carisma. Os encontros serão realizados nas próprias unidades com a duração de uma hora a uma hora e meia.

Confiram as fotos dos encontros de convivência realiizados em cada unidade estudantil. 

Leia mais

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA E PEDAGÓGICA - Escola Nossa Senhora da Paz

No dia 30 de agosto, a Escola Nossa Senhora da Paz realizou o seu Seminário de Formacão Humanística e Pedagógica com o tema "Pedagogia Calabriana e seus Ensinamentos", tendo como lema "Se colocar no lugar do outro, eis o nosso desafio".

O dia foi repleto de partilhas e possibilidades para conhecer um pouco mais sobre os ensinamentos calabrianos. O momento da espiritualidade foi todo conduzido pelo Padre Sander Patalo e a palestra magna foi facilitada pelo Padre Ricardo Silva, ambos da Congregação Pobres Servos da Divina Providência. Pela tarde, os colaboradores puderam dividir-se para as oficinals especificas para os seus respectivos cargos/funções.

Gostariamos de agradecer, primeiramente, a Deus por nos proporcionar este dia de comunhão e partilhas e também agradecemos a todos os facilitadores e oficineiros por disporem seu tempo para agregar conhecimento aos colaboradores da Escola Nossa Senhora da Paz. 

Durante este semestre outros Seminários de Formacão Humanística e Pedagógica ainda irão ocorrer, acompanhe aqui no nosso site!

Leia mais

FECOMERCIO/SESC/SENAC e PARCEIROS

Instituto Pobres Servos da Divina Providencia se fez presente na celebração Eucarística do SESC ocorrida no ultimo dia 12 de Setembro.

Celebramos nosso amor a Deus através de Nossa Senhora de Nazaré, neste clima de círio a FECOMERCIO/SESC/SENAC se reúne para louvar a Deus pelas graças e bênçãos recebidas por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré neste 73 anos do SESC no Brasil.

Com o tema ?MARIA MÃE DA IGREJA? somos convidados a sermos evangelizadores, conduzidos pelas mãos da virgem Maria. Peçamos a benção de Deus para nós e nossas famílias, para que sejamos misericordiosos como nos diz o evangelho.

Leia mais

Visita da Voluntária Irene

A voluntaria italiana Irene Fusato estudante de odontologia esteve conosco de 26/07 a 25/08 realizando trabalho voluntário nas unidades operacionais: Hospital Divina Providencia, Centro Dermatológico Marcelo Cândia e CESM onde desenvolveu o projeto: cuidando dos dentes ? sorrir aplicado nas creches escolas e projetos Fazendinha e Cidadania. Com palestras para os pais e uma palestra criativa com fantoches para as crianças nas creches, com orientações para uma boa escovação. Também participou das visitas as famílias realizadas pelo PAE para melhor conhecer a nossa realidade.

Somos agradecidos a Irene por dedicar seu tempo de férias para estar conosco na missão.

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProId8f00bbd255

Homenagem da Missão de Marituba à Senhora Enrica Cavegnagi,

Exatamente hoje 29 de agosto, dia em que o Hospital Divina Providência comemora 22 anos de existência, recebemos a notícia de que Deus Pai chamou para junto de Si, uma grande benfeitora da Missão do Instituto Pobres Servos em Marituba: a senhora Enrica Cavegnagi, presidente da Associazione Amici di Don Aristide Pirovano que foi fundada após a morte de Dom Aristides com o único objetivo de contribuir com a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência para a continuidade das atividades Educacionais, Sanitárias e Sociais de Marituba. E a senhora Enrica juntamente com o senhor Gino Farina a frente da Associazione,  realizaram muitas ações nesses anos e ainda hoje estão sendo feitas. Queremos lembrar algumas entre tantas ações realizadas com grande amor e dedicação aos mais necessitados:  através do Programa de Apadrinhamento à Distância, incentivado incansavelmente pelo seu trabalho de animação, como instrumento de Deus, no empenho de suscitar nos moradores de Erba e em outras cidades da Itália o serviço da Providência  em prol dos menos favorecidos; a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré recebeu o salão Paroquial; o CESM a estrutura da Fazendinha Esperança, as construções da Creches Nossa Senhora de Nazaré e São Francisco, laboratórios de Informática para as escolas, equipamentos para os laboratórios de enfermagem no CEPDAP e doações de diversas casas para famílias desabrigadas. O hospital recebeu o Mamógrafo, o primeiro arco cirúrgico, os primeiros computadores do ambulatório, os primeiros equipamentos automatizados de bioquímica e hematologia do laboratório, os arquivos deslizantes do SAME, o sistema de digitalização da Radiologia, o Programa um leito por uma vida: que por muitos anos ajudou na aquisição de medicamentos de alto custo para a UCI e pediatria.

Além dos bens materiais, fica principalmente da Senhora Enrica o exemplo de desapego de uma vida inteira de doação a serviço de pessoas na missão que se quer eram conhecidas por ela, um amor gratuito e uma grande dedicação à missão de Marituba, onde queremos hoje com muito carinho e agradecimento dizer: Enrica o nosso muito obrigado e que Deus Pai Providente em seu infinito amor e bondade a recompense, descanse em Paz.

 

Nossos sentimentos à Família Cavegnagi, à Associazione Amici di Don Aristide Pirovano e à todos os amigos, acompanhamos todos nesse momento com nosso afeto e orações,

 

As  condolências de toda a Missão de Marituba.

 

Associação Veronica Sacchi em Marituba - Apresentações da semana

Eles vieram de longe, de Milão na Itália e trouxeram muita alegria, disposição, arte e cultura na mala para compartilhar conosco.

Os voluntários da Associação Veronica Sacchi chegaram no último domingo e desde a segunda-feira estão passando por nossas unidades, seguindo nosso cronograma (divulgado neste site) levando atrações para diversos públicos.

Até quinta da semana que vem eles estarão se apresentando em nossas Casa e na sexta e no sábado ofertarão um curso para os que se inscreverem. As vagas são limitadas e o curso é imperdível.

Leia mais

Vivência na educação ambiental

No dia 14 de agosto as crianças da Creche Nossa Senhora de Nazaré vivenciaram uma experiência diferente, foi dia de colheita de uma espécie de tomate, os tomates gaúchos. Presente recebido da Escola de Atividade Complementar Fazendinha Esperança. Agradecemos a Eng. Socorro Aleixo pela doação. As crianças amaram.

Leia mais

Nota de Pesar - Dona Vanda

Em nome Instituto Pobres Servos da Divina Providencia, toda a equipe do CESM se solidarizam com a família e amigos pelo falecimento da benfeitora Dona Wanda, ocorrido no ultimo dia 18/06/2019. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares ratificando nosso voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho que Dona Wanda na sua simplicidade foi nossa benfeitora a anos servindo com carinho as crianças das nossas creches.

 

 

Movimento cultural ao gosto do estudante

Com o objetivo de proporcionar aos alunos vivências em espaços culturais na capital paraense como forma de investimento em sua formação e desenvolvimento escolar, o movimento cultural AO GOSTO DO ESTUDANTE faz uma referência a data 11 de agosto dedicada às pessoas em fase escolar.
 
Trazendo a especificidade do município de Marituba, somos sabedores de que a referida cidade não conta com pontos turísticos ou culturais permanentes assim como salas de cinema. No entanto, um agravante impacta nesse processo, pois algumas família não priorizam ou não tem acesso a estes espaços que contribuem de forma significativa no desenvolvimento da criança e do adolescente.
 
Para isso, a Secretaria Municipal de Educação cria o MOVIMENTO CULTURAL AO GOSTO DO ESTUDANTE para proporcionar vivências e experiências que serão desenvolvidas no coletivo escolar junto aos professores, família e o principal, o estudante.
 
Assim a Escola de Atividade Complementar Fazendinha Esperança recebeu alunos de outras escolas públicas para visitar seus espaço com uma especial Ecotrilha sob a supervisão e auxílio de professores.
 
Leia mais

XII Capítulo Geral da Congregação Pobres Servos da Divina Providência

Nós, da equipe central de pastoral, temos a felicidade de falar um pouco sobre o Capítulo Geral. Assim como também gostaríamos de informar sobre o questionário pré-capitular e sua importância.
 
Para quem ainda não sabe, estamos a caminho da celebração do XII Capítulo Geral da congregação que tem como tema "A Profecia da Comunhão". Por meio do Capítulo, retomamos a fonte do carisma que Deus semeou no coração de São João Calábria. O Capítulo Geral é um órgão colegiado que detém autoridade suprema na Congregação. Sua primeira função é zelar pelo patrimônio carismático do Instituto e por isso deve ser considerado como um momento particular de graça.
 
O XII Capítulo Geral terá seu início em 26 de Abril de 2020, no entanto, cada um de nós pode, desde já, contribuir para a construção dele (respondendo o questionário pré-capitular) e assim fazermos um lindo momento de família e avaliarmos nosso caminhar na igreja.
 

 A palavra que norteia este XII Capítulo é a seguinte: "Nisto saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13,35).

Logo abaixo, estamos enviando o link para responder ao questionário pré-capitular. Desde já agradecemos a atenção e desejamos uma boa missão a todos!
https://www.pobresservos.org.br/questionario-pre-capitular
 
Leia mais

Dia dos pais

O dia dos pais, comemorado no segundo domingo do mês de agosto, é um momento de reconhecer a importância da família e com este intúiito, a Escola de Atividade Complementar Construindo Cidadania proporcionou a festa da família com homenagem aos pais com um delicioso torneio de futebol na nossa quadra recem inaugurada.

Rogamos a intercessão de São José, a todos os pais que excercem com muito amor este papel. Feliz dia dos pais!

Leia mais

Dia do Estudante

Dia 11 de agosto é comemorado, nacionalmente, o dia do estudante. A data foi sugerida em 1927, em homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827, por D. Pedro I e celebra um direito básico dos cidadãos, uma fase da vida onde estamos voltados por buscar o conhecimento, através do estudo constante sobre os temas que nos rodeiam.

Nossas unidades estudantis aproveitaram a data e proporcionaram aos nossos educandos a semana do estudante regada de conhecimento por meio de passeios a locais turísticos e que incentivam o aprendizado e contato com novas experiencias. 

Que sempre seja concedido a todos o direto de aprender e o acesso ao conhecimento. Confira mais.

Leia mais

Associação Veronica Sacchi em Marituba

É com muita alegria que o Instituto Pobres Servos da Divina Providência e o Instituto Francisco Perez têm a honra de receber os voluntários da Associação Veronica Sacchi (Itália) em suas casas. 

A Associação Veronica Sacchi (AVS) é independente, sem fins lucrativos, fundada em 2001 para oferecer aos jovens treinamento e caminhos de crescimento, apoiando-os em experiências positivas de voluntariado que os tornam portadores saudáveis de alegria e cidadãos ativos. Eles usam a terapia do palhaço como uma ferramenta de ação, entendida como o uso de comédia para fins terapêuticos, para trazer um sorriso àqueles que vivem em uma condição de doença, fragilidade ou desconforto. Seus voluntários do Nariz Vermelho trabalham em todos os contextos em que a figura do médico palhaço pode representar um momento de alegria e suspensão da dor.

Vestindo a roupa de doutores palhaços, estes jovens vivem a experiência do encontro com o outro e a ação voluntária passa a ser uma ferramenta através da qual tornam-se cidadãos ativos em diversas realidades sociais. 

Com certeza vocês arrancarão muitos sorrisos de nossas pérola da obra! Desejamos boa missão!!

  • Veja a agenda de apresentacões e venha prestigiar conosco este momento!
  • 
    		

 

DATA

CASA

HORA

OBS:

12/08/19

(Segunda)

Creche Nazaré

08:30

02 a 5 anos

14:00

Creche Paz

10:30

16:00

13/08/19

(Terça)

Escola Paz

08:30

Fundamental Menor

10:30

14:00

16:00

14/08/19

(Quarta)

URE Marcello Cândia

08:30

Adultos

Abrigo João Paulo II

10:30

Idosos

16/08/19

(Sexta)

Abrigo Especial Calabriano

10:00

Abrigo e URE-REI

(Crianças, adolescentes e adultos com deficiência)

17/08/19

(Sábado)

Paróquias - Catequese

09:00

Catequistas

Paróquias - Catequisandos

14:30

Catequizados

19/08/19

(Segunda)

Escola Dom Calábria

08:30

Fundamental Menor

10:30

Fundamental Maior e Médio

14:00

Fundamental Menor

16:00

Fundamental Menor

20/08/19

(Terça)

Escola São José

08:30

Fundamental Menor

14:00

Hospital Divina Providência

10:30

Recepções e leitos (colaboradores e pacientes)

16:00

21/08/19

(Quarta)

Creche São Francisco

08:30

02 a 5 anos

14:00

Fazendinha

10:30

07 ? 17 anos

16:00

22/08/19

(Quinta)

Construindo Cidadania

CEPDAP 

08:30

Cidadania

10:30

CEPDAP

14:00

Cidadania

16:00

CEPDAP

23 e 24/08/19

(Sexta e Sábado)

CURSO

8:30 ? 11:30

CURSO

14:30 ? 17:30

CURSO

 

O nariz vermelho pode se tornar o passaporte para entrar em contato com outras culturas e pessoas com estilos de vida distantes dos nossos, não apenas geograficamente (AVS)

 

View the embedded image gallery online at:
https://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProIdeecff82137

 

 

 

 

 

 

 

Reunião da equipe de Pastoral

No dia 08 de agosto, dia votivo, foi realizada a 1ª Reunião da equipe de Pastoral com a presença de representantes das atividades do Estado do Pará. 

Nesta reunião foram repassadas as informações acerca das atividades que serão desenvolvidas neste segundo semestre, tais como: Festival de Dança Calabriano, Encontros de Convivência, Seminários de Formação Humanística e Pedagógica, visita dos voluntários italianos da Associação Veronica Sacchi, entre outros. Além disso este momento foi regado de oração, evidenciando nossa espiritualidade. A equipe central de pastoral também realizou uma breve explicacão sobre o XII Capítulo Geral da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, bem como também foi lembrada a importiância de todos responderem ao questionário do pré-capitular disponibilizado no site da congregação (https://pobresservos.org.br/questionario-pre-capitular).

A reunião foi realizada na sala de reuniões da Casa de Oração Nossa Senhora de Nazaré e é importante destacar que todos estes representantes foram indicados pelos seus gestores por serem aqueles que se identificam com a missão e agora fazem parte da equipe maior da Pastoral Calabriana, por isso a estes foi confiada a missão de auxiliarem a equipe central de pastoral a manter acesa a chama da espiritualidade Calabriana em sua unidades. Sejam muito bem vindos e que Deus os abençõe!

Leia mais

Reunião do GT Educação do segundo semestre de 2019

No dia 08 de agosto foi realizada a 1ª Reunião do Grupo de Trabalho de Educação do segundo semestre de 2019 com a presenca de todos os gestores de nossas atividades estudantis e do diretor operacional, Padre Sander Patalo. A equipe de pastoral também se fez presente e realizou o momento de espiritualidade evidenciando o XII Capítulo Geral da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, bem como também foi lembrada a importiância de todos responderem ao questionário do pré-capitular disponibilizado no site da congregação (https://pobresservos.org.br/questionario-pre-capitular).

A reunião foi realizada na sala de reuniões da Casa de Oração Nossa Senhora de Nazaré e foram deliberadas algumas decisões quanto aos trabalhos a serem realizados para o segundo semestre que terá muitas atividades e datas comemorativas.

Agradecemos a Deus pela oportunidade de nos reunirmos para pensar, em primeiro lugar, nos nossos beneficiários, educandos e seus familiares e pedimos que nos conceda sabedoria frente a todos as decisões. Que nunca esqueçamos que nossa profissão é uma missão, como dizia nosso fundador, São João Calábria.

Leia mais

Revitalização dos espaços ambientais da Escola Fazendinha Esperança e retorno dos Quintais Produtivos

A Escola de Atividade Complementar Fazendinha Esperança ganhou revitalização de seus espaços ambientais e os nosso educandos iniciaram o semestre com diversas atividades de Educação Ambiental. Momento de muitas descobertas, aprendizado e cuidado com a nossa natureza.

Neste mês de agosto também foi dado reinício às atividades dos QUINTAIS PRODUTIVOS AGROECOLÓGICO, culinária dos Quintais. A EMATER esteve a frente ministrando diversas oficinas de aproveitamento Integral dos Alimentos.

Que Deus abençoe esta atividade tão valiosa, que engloba os alunos e muitas famílias. Que São João Calabria interceda para que todos que conduzem esta Obra continuem exercendo sua missão com muito amor, fé e caridade.

Leia mais

Dia do padre

Agosto é, para a Igreja no Brasil, o Mês Vocacional, no dia 04 celebramos o dia do padre, por isso hoje nossas preces são, em especial, por aqueles que responderam ao chamado de Deus, tornando-se sacerdotes, doando a sua vida à Cristo e aos irmãos. Ser sacerdote é viver o amor e testemunhá-lo.

Dedicamos este dia, com muita gratidão, ao nosso diretor operacional, Padre Sander Patalo que, com grande sabedoria e amor à Obra, vem escrevendo uma história repleta de compromisso e dedicação para com nossas unidades estudantis. Nós do CESM parabenizamos o senhor por este dia e pedimos a Nossa Senhora de Nazaré que continue abençoando sua missão infinitamente. 

Feliz dia do padre!

Leia mais