Celebração dos 40 Anos da Unidade Especial Abrigo João Paulo II

Aconteceu no dia 24 de novembro, a celebração de aniversário dos 40 anos da Unidade Especial Abrigo João Paulo II em Marituba-PA. O evento iniciou com a missa presidida pelo padre João Pilotti, religioso Pobre Servo responsável pelo Conselho Gestor da unidade. Ocorreram também diversas homenagens e o evento finalizou com um jantar onde estiveram presentes os hansenianos ligados ao abrigo, colaboradores e autoridades públicas do município e governo do estado.

A unidade que é oriunda da antiga ?Colônia de Marituba? ou comumente conhecida como ?leprosário?, foi fundada em meados da década de 1930. A partir de 1983, passou a ser chamada Unidade Especial devido ao processo de transformação da Colônia de Marituba, com base na Portaria nº 165/76 do Ministério da Saúde que dispõe sobre a Reinserção Social do Hanseniano, destacando o contato com os familiares e a comunidade no geral.

Ao longo das décadas, os Institutos Pobres Servos da Divina Providência e Francisco Perez juntamente o MORHAN - Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase e benfeitores, buscaram sucessivas melhorias e o resgate de direitos dos abrigados.

O Abrigo João Paulo II externa sua gratidão a todas as instituições, órgãos públicos e pessoas pelas melhorias conquistadas no decorrer de sua história e a participação neste evento de grande importância na trajetória dessa unidade.