Retorno das atividades educacionais no CESM

Nossas unidades educacionais se preparam para reabertura e retorno das atividades presenciais. 

Algumas das unidades estavam sem a presença de alunos desde o início da pandemia, quando um decreto suspendeu o ensino presencial. Outras permaneceram na modalidade híbrida. No entanto, em 2022, as unidades retornam para a modalidade presencial e para receber a todos com carinho e sentimento de pertença à Obra Calabriana, a equipe de pastoral está desenvolvendo, durante este mês de fevereiro, momentos de acolhida aos colaboradores, trabalhando um assunto se suma importância com um momento de diálogo por meio do tema: "Relação interpessoal na concepção da Obra Calabriana".
 
Cada unidade está se organizando com datas para receber o momento formativo por meio dos agentes de pastoral e assim dialogarmos sobre a importância de mantermos um bom relacionamento interpessoal durante todo o ano. Levando-se em consideração a mística calabriana, o tema é trabalhado tendo como base a simbologia que o rádio trazia para Calabria quando ele afirma que "A Obra assemelha ao rádio, basta uma pequena deslocação da onda para perder a transmissão". Assim acreditamos que iniciar o ano com acolhimento e o exercício do diálogo, favorecem o envolvimento de todos neste momento de retorno às aulas. É importante que os profissionais da educação estejam fortalecidos e confiantes para o acolhimento dos educandos.
 
Ainda se percebe a importância da adoção de medidas sanitárias seguindo as orientações dos órgãos de saúde competentes quanto aos cuidados em relação a pandemia da COVID-19 que estamos vivenciando.
 
Que 2022 nos traga a esperança de dias melhores, mas com a consciência de que ainda estamos passando por um momento difícil de perdas e adoecimentos ocasionados pela COVID-19. Nossos votos de bom retorno às aulas a toda a comunidade escolar. Cuidem-se!
 

Planejamento das atividades pastorais

 
Nos mantemos confiantes de que 2022 será um ano de muitas bênçãos e por este motivo a equipe de Pastoral tem se reunido para momentos de planejamento. Um destes contou com a presença das referências de cada unidade.
 
Num primeiro instante, as referências puderam participar de um momento formativo sobre fazer a diferença em 2022 e por meio da espiritualidade, foi conduzido o assunto. O diretor operacional do CESM, Padre João Pilotti fez uma importante fala sobre a implicância de cada nesta missão pastoral nas esferas da filosofia, da espiritualidade e do carisma Calabriano, refletindo o quanto o trabalho de cada um gera importância na vida de muitas pessoas, sejam colaboradores ou beneficiários. Ao final, padre João fez um questionamento: pediu para que todos imaginem nossas atividades, sem o trabalho pastoral, seria o mesmo? E motivados por este pensamento a manhã foi repleta de conhecimentos e trocas de partilha.
 
Também foi apresentado a todos o planejamento da pastoral para as referências participarem com opiniões, ideias, sugestões que enriquecessem mais ainda a missão durante o ano de 2022. Toda a programação será repassada para as referências para que possam acrescentar as datas em seus calendários.
 
"Pertencer a essa Obra é grande graça, mas também grande responsabilidade."
(carta v, dia 2 de fevereiro de 1933).
 
Brenda do Socorro Santos da Costa
Pastoral Calabriana (Pará).