Escola Nossa Senhora da Paz

Fundada no dia 14 de Março de 1982, por Dom Aristídes Pirovano, com recursos financeiros doados pelo médico italiano, Dr. Marcelo Cândia, que em visita à Vila de Marituba, deparou-se com uma triste e pobre realidade. Observando a grande necessidade do bairro, construíram a obra, que na época, era uma pequena escola com 03 salas de aula, 01 secretaria, 01 copa e 01 pequeno refeitório.
 
A princípio, funcionava apenas com 60 alunos de Educação Infantil. Com o passar dos anos, houve a necessidade de ampliar o prédio e  implantar a oferta de vagas do 1º ao 5º Ano e a Educação de Jovens e Adultos, à noite.
 
Anos depois, ampliou-se a estrutura física da escola e a partir desta nova ampliação, foi implantado o ensino do 6º ao 9º Ano.
 
Hoje, a escola atende um total de 962 alunos do Ensino Fundamental, distribuidos em dois turnos: manhã e tarde.
 
A Escola Nossa Senhora da Paz desenvolve atividades sociais buscando parcerias para melhor atender seus alunos e suas famílias, conduzindo seu  trabalhando baseado na Filosofia Calabriana, tendo como objetivo ?promover às crianças, adolescentes e jovens ações que gerem melhor qualidade de vida, dignidade humana e cristã, incentivando o cultivo de valores e o desenvolvimento de suas potencialidades para que cresçam como pessoas conscientes, responsáveis e solidárias?. (IPSDP, 2013).
 
Desta forma, a escola Nossa Senhora da Paz, desenvolve uma Educação Construtivista, baseada em metodologias do aprender a aprender. Pois, a construção do conhecimento é voltada a Pedagogia de Projetos, que incentivam educandos e educadores a desenvolverem uma aprendizagem dinâmica e significativa, oportunizando a melhoria para a qualidade de vida humana e a proteção social.
 
Neste sentido, a escola fundamentada em seus princípios filosóficos, educacionais, políticos e legais dos direitos humanos, atende também alunos com deficiência, garantindo a inclusão, a participação e a aprendizagem desses alunos, por meio de uma escola  aberta, assegurando a educação à todos.
 
ABRANGÊNCIA TERRITORIAL: Atendemos alunos do bairro Novo e os demais bairros de adjacência, como São Francisco, São José, Dom Aristides e Nova União.
 
PÚBLICO ATENDIDO: Crianças e Adolescentes com oferta de vagas para o Ensino Fundamental
 
Quantidade de atendidos 2017:
 
870 alunos em dois turnos
 
Numero de Famílias beneficiárias: 705
 
Número de turmas: 28