Carisma - Um modo de vivência

ACENOS DA ESPIRITUALIDADE

"O Senhor concede à sua Igreja um santo como Pe. Calabria apenas a cada mil anos".

"Pe. João Calabria é uma surpresa histórica... Apresenta-se hoje como um verdadeiro gigante, um daqueles homens que deram impulso a um século inteiro".

TEMOS UM DEUS QUE É PAI

"A fé verdadeira e genuína considera Deus não só como Criador e Senhor, mas sobretudo como Pai. Fé, portanto, na paternidade de Deus, e confiança ilimitada, filial na sua Divina Providência.

"Deus é Pai, cuida de nós e de nossos caros; nada escapa ao seu olhar, nada pode acontecer de improviso como quase de surpresa, tudo é dirigido pela sua infinita sabedoria, poder e bondade.

"Não há mãe que ame tanto seu filho, como Deus ama todos e cada um de nós. A tudo Ele chega, até mais e melhor do que a luz do sol ao fio da erva ou ao átomo perdido nos espaços. Ele contou até os cabelos de nossa cabeça e sem sua permissão não nos cai nenhum; os pássaros do céu que não ceifam e não enchem os celeiros, são quotidianamente nutridos por Ele, que também providencia uma veste resplandecente para os lírios do campo".

ABANDONAR-SE À DIVINA PROVIDÊNCIA

"O espírito de nossa Obra quer que tenhamos sempre uma ilimitada confiança, um terno e filial abandono na paterna, sempre vigilante e amável Providência Divina".

"A Divina Providência é uma terna mãe que tudo ordena para o nosso bem, para o nosso maior bem".

Os Pobres Servos "vivam a vida da fé e do abandono em Deus, sintam-se seguros nele e em sua proteção".

"A fé na Providência seja sempre o nosso baluarte, e a nossa rocha; lembremo-nos de que Ela nunca falhará, se fizermos a nossa parte".

"De nossa parte trabalhemos, façamos como se tudo dependesse de nós e depois deixemos a Deus e à sua Providência".

VIVER A NOSSA FÉ

"A nossa fé seja prática, operosa; nenhum contraste deve haver entre a fé que professamos e a conduta que levamos; a fé deve ser a norma constante de nossas ações, de nossos pensamentos, de nossos juízos... No mundo quer-se muitas vezes conciliar Cristo com Satanás, as práticas de piedade com usos e costumes pagãos, mas em nós deve resplandecer a pura luz de Cristo".

"Ó meus caros, fé em Deus e em sua Providência. Esta é a hora da fé. Num mundo que se afasta cada vez mais de Deus, acendamos em nós esta chama que ilumina o caminho também para os outros".

"Vivamos uma vida de fé, conscientes que estamos aqui de passagem, que a vida presente não é fim a si mesma, mas preparação à vida verdadeira na bem-aventurada eternidade, e que a esta tudo se deve orientar".

RETORNAR ÀS FONTES DO EVANGELHO

"Retornemos à prática do santo Evangelho, sem mutilações nem interpretações arbitrárias, mas procurando penetrar no significado e no espírito puro e genuíno para, depois, conformar a estes os nossos juízos e a nossa vida".

"Existe demasiada dissonância entre aquilo que o Evangelho ensina e aquilo que nós praticamos. Devemos eliminar esta contradição".

"Devemos renovar-nos, e nos renovaremos se vivermos na prática o santo Evangelho, sendo evangelhos vivos".

"Ou se crê ou não se crê; e então, se não se crê, rasgue-se o Evangelho. Dá-se muita importância à palavra dos homens na terra! Tudo bem. Mas muito mais importância deveríamos dar à palavra do Senhor! Acreditemos, portanto, no Senhor, tenhamos confiança na sua Palavra".

"Sejamos Evangelhos vivos, e antes de pregá-lo, pratiquemo-lo. O Evangelho seja por nós aplicado ao pé da letra".

AMAR A VIDA DE ORAÇÃO

"Irmãos, oremos, oremos! A oração unida a uma vida santa faz milagres e agora é mesmo de milagres que se precisa para que tudo volte à ordem. Irmãos, isto é que nos cabe, coisa grande, nobre, divina: orem e peçam aos outros que orem". "É absolutamente necessária, meus caros e amados Irmãos, uma vida de íntima união com Deus, orando sem cessar, mas não com uma oração feita de qualquer jeito, só com os lábios, e sim com uma oração que parta do coração".

"Irmãos, deixem tudo, mas não deixem as práticas de piedade; sejam reservatórios e canais".

"A atividade exterior é destinada à esterilidade, se não colocar as próprias raízes no sagrado terreno da vida interior".

"Se vocês têm algum momento triste, oh, conhecem o remédio: vão logo a Jesus, que está no sacrário exatamente para nos confortar, para nos ajudar".

O MANDAMENTO DO AMOR

"Se eu souber que um religioso não tem caridade, de joelhos, pedir-lhe-ia que fosse embora, pois ficando, estragaria a Obra".

"Gostaria que em todas as paredes das nossas Casas estivesse escrito: CARIDADE!

"Gostaria de poder morrer com esta última palavra nos lábios: CARIDADE!

"É necessário que os componentes desta Obra (irmãos e sacerdotes) sejam um só coração e uma só alma, no doce e querido vínculo da caridade, e que obedeçam como a Jesus bendito a quem no seu nome preside a Obra".

"Caridade para com todos - escreve - oxalá jamais apareça o mal da murmuração."

"Uma característica de nossos Religiosos seja a caridade recíproca e a união fraterna. Os Religiosos amem-se entre si fraternalmente, não fiquem contentes apenas com o nome de irmãos, mas esforcem-se por sê-lo". "Evite-se com todo cuidado a murmuração, sufocadora da caridade e da paz, semeadora de discórdias...".

OS POBRES: A RIQUEZA DE PE. CALÁBRIA

"Ir aos mais pobres, aos mais humildes, aos doentes, aos mais desafortunados, que são os mais queridos e nos quais Jesus quer ser representado. Eis a nossa característica: não aos grandes, mas aos mais pequenos que nos envia o Senhor".

"Ai de nós se nos votássemos às classes mais ricas! Não é o nosso campo."

SALVAR A FAMÍLIA

"São sobretudo os pais os mestres naturais dos rebentos que a Providência lhes confia por um gesto de soberana benevolência".

"Oh, quão necessária a existência de pais dignos de sua missão, verdadeiros geradores de novas vidasno verdadeiro sentido da palavra: vida física, vida moral, tudo feito à imagem e semelhança de Deus".

"Pais cristãos, vivei à altura da vossa missão. Pensai que sois colaboradores de Deus na grande obra da criação; por meio de vós Deus tira do nada novas criaturas destinadas a serem seus filhos".

"Daí aos filhos os tesouros da educação cristã, através do vosso exemplo, antes das palavras".