Escola Dom Calábria

A Escola foi fundada em 04 de maio de 1993, pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência em parceria com a Secretaria Executiva de Educação (SEDUC), para atender o Bairro São Francisco- Marituba- PA. Atualmente funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno.
 
Em função de seu rápido crescimento e das necessidades do bairro, novas construções foram feitas para acolher turmas das séries iniciais, EJA (Fundamental) ao Ensino Médio, completando-se o ciclo da Educação Básica. Autorizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) com a Resolução N°.154 de Janeiro de 2003.
O Ensino Fundamental é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Convênio SEMED-ISPSD) e o Ensino Médio sob a responsabilidade da Secretaria Executiva de Educação (Convênio SEDUC-ISPSD).
 
Possui um ginásio poliesportivo que atende as diversas atividades, pedagógicas,culturais e esportivas que ocorrem em suas dependências e ainda as salas de aulas, biblioteca, sala de leitura e laboratórios. A Escola Dom Calábria busca aprimorar seu processo de gestão e ensino, em consonância com as demandas do bairro e das áreas adjacentes.
 
As atividades pedagógicas desenvolvidas estão de acordo com o Projeto Político Pedagógico e do plano de ação, visam a atender aos princípios da diversidade e da responsabilidade pelo aprendizado do aluno, para isso Escola oferece atividades extracurriculares, que contribuem despertando talentos e vocações e aprofundando saberes.
 
Nas atividades e avaliações pedagógicas oferece apoio e atendimento na sala multifuncional, com orientação de estudos e encaminhamentos para setores habilitados.
 
As atividades extracurriculares permitem o desenvolvimento de novas potencialidades e respeitam o ritmo de aprendizado dos alunos nas diferentes faixas etárias, suas habilidades, suas competências e seus interesses, além de permitir, principalmente no Ensino Médio, o desenvolvimento da comunicação e da liderança dos alunos nas relações interpessoais.
 
Abrangência territorial : A Escola está situada a 1.800m da Rodovia Federal BR316, entrada pela Rua da Cerâmica, na Rua São Lázaro s/n, Bairro São Francisco, no município de Marituba, no Estado do Pará. Além do bairro São Francisco atende também o Bairro Nova União, Parte dos moradores do Bairro Novo Horizonte e Bairro Novo.
 
Público alvo: O público de beneficiários atendido está classificado de acordo com cada nível de ensino e quantidade de famílias atendidas.
 
Total de atendimentos em 2017
 
Nº de alunos atendidos: 1.460Educandos
Numero de Famílias:   900
Nº de turmas: 41Turmas
 
Público alvo: O público de beneficiários atendido está classificado de acordo com cada nível de ensino e quantidade de famílias atendidas.