Notícias

20 de maio - Dia do pedagogo

  • "A primeira função da educação é ensinar a ver". (Rubem Alves)
  • A pedagogia nos ensina a ver os significados ocultos do dia-a-dia, forma humanos capazes de transformar e os impulsiona ao voo. Educação de verdade, é que aquela que dá asas aos alunos.
  •  
  • PEDAGOGO(A)...
  • Ensinarás a voar ... 
  • Mas não voarão o teu voo. 
  • Ensinarás a sonhar ... 
  • Mas não sonharão o teu sonho.
  • Ensinarás a viver... 
  • Mas não viverão a tua vida.
  • Ensinarás a cantar ...
  • Mas não cantarão a tua canção.
  • Ensinarás a pensar... 
  • Mas não pensarão como tu. 
  • Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem...
  • Estará a semente do caminho ensinado e aprendido!
  •  
  • Parabéns a todos os pedagogos de nossas casas! Que Deus os abençoe sempre em vossas missões!
 
Leia mais

Escola Dom Calabria muda de gestão

A trajetória da professora Leonor Vieira marcou parte da história da Escola Dom Calábria e também da história de tantas pessoas que por aqui passaram, assim como a de muitos que ainda permanecem. São 30 anos como profissional da educação e 12 destes na direção da Escola Dom Calábria, portanto, é imensa a nossa gratidão pelos seus serviços prestados a toda comunidade escolar, pelos seus ensinamentos, pela sua companhia e, principalmente, por despertar em nós sentimentos de engrandecimento humano. Nossos agradecimentos por sua contribuição à escola Dom Calabria!! E é por tudo isso que desejamos sinceramente que seja agraciada por Deus nesses novos passos, que o Pai Celestial com sua Divina Providência lhe conceda novos tempos com muito sucesso na vida profissional e pessoal.
 
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo 
do céu". (Ec 3,1)
 
Com a saída da professora Leonor, gostaríamos de acolher a professora Socorro Bandeira que assume a direção do Ensino Médio, esta que já fazia parte desta comunidade escolar como coordenadora pedagógica. Desejamos uma boa missão a você e que Deus lhe conceda sabedoria nesta caminhada.
 
Leia mais

26 anos da Escola Dom Calabria

No dia 04 de maio a Escola Dom Calabria Completou 26 anos e para celebrar tal data, foi proprcionado aos colaboradores e representantes de turma um momento de fraternidade que iniciou com a espiritualidade calabriana, conduzida pelo nosso Diretor Padre Sander Patalo, seguida das falas das gestoras Maria Leonor e Socorro Bandeira. Ao final foi servido um café da manhã partilhado para os participantes. 

Reconhecemos que durante este tempo, muitos cidadãos já foram formados e alcançaram o mercado de trabalho.

Agradecemos a Deus pelos 26 anos da Escola Dom Calabria. Nossa gratidão também aos pioneiros e a todos que até hoje continuam colaborando com compromisso com a nossa sociedade.

Leia mais

Escolas de Atividade Complementar

Neste ano de 2019, os Projetos Constuindo Cidadania e Fazendinha Esperança estão sendo transformados em Escolas de Atividade Complementar. De acordo com o Termo de Fomento de Marituba entre o Instituto e os demais órgãos competetes, foi emitido o CNPJ e agora será dado continuidade no  processo com o registro pela Câmara Municipal e pela Câmara Regional de Educação de Marituba.

As escolas de atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.

Gostariamos de aproveitar também para  agradecer, de modo particular, o fundamental direcionamento dado pela Sra. Maria do Socorro Bittencourt de Sousa Farias, coordenadora de estágio escola/empresa do CEPDAP que nos auxiliou, durante esse processo, a conseguir de forma agil e eficaz este CNPJ. A Familia CESM agradece a todos os envolvidos e deseja uma boa missão.

Leia mais

Matéria sobre o CESM tem publicação na revista A PONTE

A PONTE é uma publicação trimestral da congregação Pobres Servos da Divina Providência e está completando 46 anos de existência. Desde o início, se mantem fiel ao objetivo de intercambiar vida, espiritualidade e partilhar nossa missão entre os membros da Família Calabriana, ex-alunos, amigos, benfeitores e todos os que a Providência nos coloca em conexão. Ao longo dessa história, muita gente voluntária participou e sustentou a A PONTE e todas as matérias publicadas são cedidas gratuitamente.

A partir da edição de abril-maio-junho A PONTE será apresentada somente no formato digital, portanto não será mais impressa, mas pode ser vista e lida através do site www.pobresservos.org.br (Você poderá acessar e imprimí-la, se desejar!). Os motivos dessa mudança se relacionam à necessidade de contenção de despesas da Delegação Nossa Senhora Aparecida e, ao mesmo tempo, passamos a utilizar mais os recursos tecnológicos da comunicação, através das mídias sociais e Internet. 

Nesta primeira edição de 2019, A PONTE nos trás uma matéria (na página 20) sobre a inauguração do Centro Poliesportivo Marco LIva ocorrido em Marituba em novembro de 2018. Agradecemos à edição da resvista que, desde o primeiro contato, por meio da secretária Heloísa Fernandes, nos orientou quanto aos procedimentos para a publicação. Nós do CESM estamos felizes em poder compartilhar com todo o Brasil esta graça de Deus que já está beneficiando tantos educandos de Marituba.

Para ler a matéria na íntegra, acesse o link acima:

Que a Boa Notícia do Evangelho continue vibrando em nossa vida e missão calabriana!

Leia mais

15 anos da Fazendinha Esperança

Foi no dia 22 de abril de 2004 que as atividades iniciaram-se com apenas 07 crianças e tinha o objetivo de atender crianças e adolescentes carentes à mercê do risco social. De lá pra cá nossa familia Fazendinha Esperança foi crescendo e este ano completou 15 anos comemorados no dia 27 com os seus educandos e com a comunidade local uma linda celebração que contou com várias apresentações de dança, capoeira e peças teatrais proporcionadas pelos alunos e também com um valiosos momento de espiritualidade conduzido pelo nosso atual Diretor Operacional, padre Sander Patalo.

O Centro Fazendinha Esperança é uma unidade de atendimento socioeducativo do Instituto Pobres Servos da Divina Providência, idealizado pela voluntária alemã Huberta Von Galen e que, atualmente, atende 120 crianças e adolescentes, no contra turno da escola de ensino regular, de ambos os sexos, na faixa etária de 07 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social e que estejam cursando o Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio em escolas da rede pública.

Além disso a Fazendinha Esperança também atende 40 adultos divididos em dois turnos nas Oficinas de Aeróbica e 35 famílias no Projeto Quintais Produtivos.

Com grande alegria somos gratos a Deus Pai Providente por estes 15 anos e pedimos as orações de cada um para que continuemos sendo abençoados com sabedoria e humildade para darmos continuidade a este trabalho. 

Parabéns Fazendinha Esperança!!!

Leia mais

Escola Dom Aristides e Dom Calábria se destacaram na Prova do SisPAE.

O Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) é um programam de avaliação das escolas paraenses e por meio deste é possível se ter um diagnóstico da educação básica no Estado. O SisPAE atende ao objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes matriculados nas redes públicas estadual e municipal de ensino, assim como revelar os efeitos decorrentes dos fatores contextuais na média de proficiência observada nas duas áreas avaliadas: Língua Portuguesa e Matemática. os resultados da avaliação propiciam a realização de estudos, reflexões e análises pedagógicas dos indicadores que, por sua vez, auxiliam dirigentes estaduais e municipais na tomada de decisão e definição de políticas públicas visando a melhoria do Sistema educacional paraense. 

A edição do SisPAE 2018 foi aplicada em dois dias consecutivos (24 e 25 de outubro de 2018), sendo avaliados o Ensino Fundamental ? EF e o Ensino Médio ? EM.

O CESM parabeniza o trabalho e dedicação de todos os envolvidos!

 

Leia mais

Mensagem de Páscoa à Família Calabriana

Eis que estamos nos aproximando da Páscoa, depois da longa espera devocional da Quaresma,  voltamos a celebrar a festa da Ressurreição do Senhor. A afirmação cristã nesse dia ecoa por todo o universo: os poderes da morte foram derrotados para sempre! Vida plena e eterna são as palavras definitivas do Senhor para toda a sua Criação. Uma nova realidade é afirmada por aqueles que seguem a Jesus Cristo: uma vida transformada pela bondade eterna do Deus de amor a quem adoramos e servimos.

Somos chamados a ser um povo de esperança!

Nas palavras de São João Calábria ?Que a Santa Páscoa que deve ser sempre e para todos uma verdadeira passagem de uma vida talvez de culpa para a graça, de uma vida morna e desleixada para uma vida mais observante e fervorosa. A isso nos convida a Igreja com as comoventes expressões da sagrada liturgia, exortando-nos a depor o homem velho e a revestir-nos do homem novo. Se realmente ressuscitastes com Cristo, procurem as coisas do alto, nada mais desejando a não ser as coisas do céu: ?que susrsum sunt, quaerite, quae sursum sunt sapite ?

Feliz Páscoa!

 

Delegação Nossa Senhora Aparecida |

Pobres Servos da Divina Providência

 

Leia mais

Beatificação e canonização de São João Calabria

No mês de abril, a Congregação Pobres Servos da Divina Providência se alegra em poder comemorar duas datas muito valiosas, que são os dias 17 e 18. 

No dia 17 de abril de 1988 Pe. Calábria era Beatificado pelo Papa João Paulo II e na manhã de 18 de abril de 1999, em Roma, na Basílica São Pedro, Pe. Calábria era proclamado santo também pelo Papa João Paulo II.

Como família Calabriana, queremos valorizar estas datas e pedir que nosso santo fundador nos ajude a interceder na atualidade da Obra.

Vale recordar também que há 109 anos atrás (em 17/04/1910) era fundada a Congregação Pobres Servas da Divina Providência. São João Calabria viu a necessidade de iniciar o ramo feminino na Obra e hoje os Pobres Servos e Pobres Servas são dois ramos de uma mesma planta, com as raízes voltadas para o céu. Procuram viver o mesmo espírito e, através da fraternidade e da missão em comum, demonstrar ao mundo que Deus é Pai. No Pará, em Marituba, atualmete estão Ir. Júlia e Ir. Letícia como representantes deste  ramo e desenvolvendo belos trabalhos em prol das perólas da Obras e dos colaboradores. Que Deus as abençoe em suas missões!

Leia mais

Visita das superioras das Pobres Servas as obras em Marituba

As irmãs Marcia  - economa Geral e Maria Rosa - Vigária geral da congregação das irmãs Pobres Servas da Divina Providencia estiveram nesta ultima terça feira visitando as unidades do CESM em Marituba, conhecendo o trabalho desenvolvido com as crianças, adolescentes e familias. Bem vindas a Marituba; o CESM e toda a sua equipe acolhe com carinho a vossa visita.

Leia mais

CEPDAP - Formatura 2019

O CESM, por meio da Escola de Educação Profissional Dom Aristides Pirovano, realizou no sábado (16), a formatura de mais uma turma do curso Técnico em Enfermagem e  Técnico em Informática.  Os formandos ingressaram na instituição e se qualificaram no período 2016/2018. A solenidade ocorreu no Ginásio Marcos Liva. Confira fotos o evento. 

Leia mais

Tempo de Quaresma

A Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo. Esta é uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV.

 

Um pouco de história...

A Quaresma, como prática obrigatória, foi instituída no século IV, mas, desde sempre, os cristãos se preparavam para a Páscoa com oração intensa, jejum e penitência. O número de quarenta dias tem um significado simbólico-bíblico: quarenta são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no Monte Sinai e das tentações de Jesus. Guiados por esse tempo e pelas práticas - como que guiados por uma bússola -, buscamos os tesouros da fé para crescer no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

"Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo?"(Cf. Joel 12, 12-13).

Este tempo de quarenta dias foi inspirado numa grande catequese que a Igreja primitiva realizava. Ela durava quarenta dias, tempo em que os pagãos (catecúmenos) se preparavam para receber o batismo no Sábado Santo, dentro da Solenidade da Vigília Pascal. Acompanhavam também os irmãos que tinham cometido pecados graves para retornarem à fé. Esse tempo era marcado pela penitência e oração, pelo jejum e escuta da Palavra de Deus. Eles eram os "penitentes", os quais renovavam a fé e recebiam o batismo ou eram reintegrados à comunidade no Sábado Santo.

 

O caminho quaresmal deve nos levar à conversão, penitência e misericórdia

"Chegaram algumas pessoas trazendo a Jesus notícias a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando o sangue deles com o dos sacrifícios que ofereciam. Ele lhes respondeu: ?Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que qualquer outro galileu, por terem sofrido tal coisa? Digo-vos que não. Mas se vós não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que qualquer outro morador de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo'" (Lc 13,1-15).

 Não dá para passar ao largo de todas as muitas provocações vindas do dia a dia, sem acolher a misteriosa e efetiva mensagem que Deus quer efetivamente nos oferecer, exigindo nossa reação. Deus nos fala continuamente e pede sempre o mesmo, a conversão, palavrinha provocante que significa mudar de mentalidade e de rota.

Fontehttps://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/a-quaresma-deve-nos-levar-a-conversao-penitencia-e-misericordia/

Leia mais

Acolhida da Gestora Nara Fiqueiredo

Com muita alegria e gratidão a Deus gostaríamos de acolher a professora Nara Fiqueiredo na Creche Paz que assume a gestão desta unidade em virtude da saída da professora Maria José, a qual reconhecemos o belo trabalho que realizou.

Seja muito bem vinda Nara à Família Calabriana que lhe acolhe com carinho e se coloca ao dispor para auxiliar dentro de nossas possibilidades. Que Deus lhe conceda sabedoria e discernimento para seguir nesta missão.

Leia mais

Formatura CEPDAP - Concluintes 2018

A Direção do Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano, e os formandos 2018 têm a grata satisfação de convidar as famílias e comunidade local para a solenidade de Colação de Grau Oficial dos formandos 2018, que será realizada às 17 horas do dia 16 de Março de 2019, no Ginásio Poliesportivo Marco Liva. 

Leia mais

Formatura - Projeto Mundiar Escola Dom Calábria

O projeto Mundiar tem como objetivo é acelerar a aprendizagem e corrigir o fluxo escolar dos estudantes em distorção idade e ano, possibilitando que terminem o ensino fundamental em 24 meses e o médio, em 18.  Mundiar usa a metodologia telessala, proposta pedagógica voltada para a formação da cidadania e desenvolvimento de competências e para o mundo do trabalho, com objetivo de fortalecer o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos estudantes, além de contribuir para o desenvolvimento dos educadores, com a proposta metodológica de formação continuada e acompanhamento pedagógico.

A escola Dom Calábria na ultima sexta feira 01 de Março celebrou a formatura de sua primeira turma do projeto Mundiar. Foi um momento de muita emoção e gratidão.

Leia mais

Acolhida para os novos alunos - CEPDAP

O centro Profissional Dom Aristides Piróvano promoveu no dia 29 de fevereiro a acolhida para os novos alunos deste ano letivo no ginásio Março Liva. Momento de espiritualidade calabriano e explicação sobre a campanha da fraternidade de 2019 abordando os temas sobre a Construção da Cidadania com ênfase na criança, adolescentes, idosos, deficientes e políticas públicas. E  após esse momento aconteceu a gincana de integração 

Leia mais

Aprovados no vestibular 2019

Escola Dom Calábria comemora aprovação dos alunos no Vestibular 2019.

Parabéns aos nossos jovens que diante de todas as dificuldades presente no dia a dia decidem em apostar na educação; um exemplo de superação e otimismo. E aos educadores da Escola Dom Calábria que optaram por ficar conosco apostando na aprendizagem e dispostos a seguir os princípios do nosso fundador. ?ir lá onde ninguém vai disposto a se perder pra levar o sonho e paz..?

Leia mais

Encerramento das atividades 2018

Mais um ano se passou e os bons momentos da vida, feitos de tudo o que é forte, simples e belo, como um olhar, um sorriso, um gesto de amizade foram apreciados e cultivados. Muitos desafios foram vencidos e outros objetivos foram lançados.

Agradecemos a Deus pelos presentes recebidos nesse ano letivo, pois cada aluno, em particular, marcou nossa escola de maneira única e especial. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado.

De nossa parte, podemos afirmar que procuramos realizar o melhor para os nossos alunos e que não mediremos esforços para que, em 2019, aperfeiçoemos ainda mais os nossos serviços.

Leia mais

Doação do Chester as famílias das creches

Famílias atendidas pelas escolas de Educação Infantil nas unidades do CESM foram beneficiadas através da campanha de Natal Perdigão, a iniciativa é uma parceria com o SESC nacional, responsável pelo banco de instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil e Banco de Alimentos.

Leia mais

Tempo de advento

"Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais..."

O Advento é o inicio do Ano Litúrgico, tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus, de alegre e de espera com momentos de espiritualidade e celebrações que recuperam a sintonia dos corações com o coração de Deus. Sem o encontro com Cristo, que promove transformações nas pessoas, a humanidade continuará regida pela exclusão, pela falta do compromisso com a solidariedade e da busca pelo bem da coletividade.

O convite permanente, com força singular no tempo do advento, é fixar o olhar em Cristo, conhecê-Lo, dialogar com Ele, deixar-se transformar por suas propostas e pelos valores do Evangelho. Essa experiência espiritual qualifica a existência, as ações e escolhas do ser humano. Por isso, é hora de aceitar a proposta de se encontrar com Jesus Cristo - abertura ao advento de um novo tempo.

Leia mais

A Obra completa 111 anos

É com muita alegria e gratidão à Deus Pai e à Maria, Mãe da Obra, que no dia 26 de novembro celebramos 111 da Congregação Pobres Servos da Divina Providência no mundo! A obra vem de Deus e é de Deus, que possamos sempre colaborar nesse serviço...Viva São João Calábria!

"No coração do Pe. João, o sinal do ciganinho acendeu uma chama de amor pelos meninos abandonados por todos: foi em busca deles. Encontrou alguns, hospedou-os, fez com que fossem cuidados pela mãe, enquanto não encontrava um Instituto que os acolhesse gratuitamente. Aconselhou-se com o Cardeal Bacilieri sobre a possibilidade de lhes encontrar uma casa de acolhimento, porque os Institutos da cidade estavam saturados e fechavam as portas. O Cardeal aprovou o projeto e o abençoou. Com a cooperação dos amigos Pe. Diodato Desenzani, Pe. Emilio Fabbro, do conde Francesco Perez, obteve gratuitamente em locação uma casa com pátio, em Vicolo Case Rotte n. 6; para lá levou sete meninos e os confiou ao Pe. Diodato, que estava livre de compromissos (26 de novembro de 1907). Surgiu a Casa Buoni Fanciulli. As ajudas financeiras não faltavam; os pedidos de acolhimento eram numerosos."(Graziano Pesenti)

Leia mais

Inauguração do Centro Poliesportivo Marco Liva

  • O dia 16 de novembro de 2018 foi repleto de bênçãos para todo nós, este dia marcou a inauguração do Centro Poliesportivo Marco Liva localizado no EEEFM CEP Dom Aristides Pirovano, Bairro da Pedreirinha em Marituba. Financiado pela Fundação Dr. Marcello Cândia (da itália), por benfeitores e pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência, faz homenagem ao Marco Liva (In Memorian), presidente por muitos anos da Fundação, uma pessoa amiga, de grande generosidade, que sempre confiou em nosso trabalho e foi alguém tão importante para o CEPDAP e para Marituba por ter dedicado seu tempo às Obras realizadas neste Município.
  • Vários momentos de homenagem foram feitos pelos alunos do CEPDAP e do Projeto Construindo Cidadania como uma singela forma de agradecer àqueles que tanto acreditam nesta Obra, há tempos sonhada.
Leia mais

12/11 - Dia dos(as) Diretores(as) Escolares

  • No dia 12 de novembro comemora-se o Dia do(a) Diretor(a) de Escola, ou simplesmente Dia do(a) Diretor(a). Esta data celebra o profissional responsável em gerir e administrar as decisões da escola, colaborando para construir um bom ambiente para os professores, alunos e demais colaboradores dos colégios.
  • Favorecer um ambiente saudável e adequado para todos na escola não é uma tarefa fácil, mas sabemos que a educação não seria a mesma sem os grandes líderes que, diariamente, gerenciam a riqueza do trabalho escolar. O CESM parabeniza, em especial, a todo(as) os(as) nossos(as) diretores(as) escolares que com carinho e dedicação oferecem o melhor de si.
  •  Leonor Vieira, Argemiro Seabra, Socorro Braga, Eliana Abreu, Enilza Rocha, Maria José Ferreira, Antônia Aleixo, Marcília Santiago e Gisele Andrade à vocês todo o nosso reconhecimento, admiração e gratidão!
Leia mais

VI Festival de Dança Calabriano

  • No dia 01 de novembro tivemos a felicidade de poder realizar o VI Festival de Dança Calabriano contanto com a presença de todas as unidades, tanto da área da saúde quanto da educação, este ano dando destaque ao colaborador calabriano. Deixamos aqui nossos parabéns a todos os participantes e agradecimentos. 
  •  
  • Ordem de apresentação:
  • Unidade de Saúde da Família - Posto Betânia
  • Centro Socioeducativo Fazendinha Esperança 
  • E.R.C.E.F.M. Dom Calábria
  • Abrigo Especial Calabriano - Casa Da Criança
  • URE Dr. Marcelo Candia 
  • Creche São Francisco
  • Hospital Divina Providência
  • U.B.S. Nossa Senhora da Paz 
  • Abrigo João Paulo II
  • Creche Nossa Senhora de Nazaré 
  • Escola Nossa Senhora da Paz 
  • Creche Paz
  • Centro Educacional Profissionalizante Dom Aristides Pirovano - CEPDAP
  • Escola São José
  • Leigos Calabrianos
Leia mais

Reunião do GT - Educação

Dia 26 de outubro, sexta-feira, ocorreu a reunião do GT - Educação que teve como pauta principal os preparativos finais do VI Festival Calabriano de Dança que ocorrerá em 01/11 no salão paroquial Nossa Senhora de Nazare e terá a participação de todas as unidades administradas pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência. 
Neste mesmo dia o CESM também realizou, antes da reunião, uma pequena homenagem pelo dia dos professoresaos aos gestores das unidades educacionais. Aproveitamos este espaço para expressar nossa imensa gratidão a todos que, com amor, exercem sua missão em prol de um futuro de qualidade às nossas pérolas da Obra. Parabéns queridos professores!
Leia mais

Preparativos finais para inauguração do ginásio do Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano - CEPDAP

Sonhado e idealizado por anos, o ginásio do Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano está em fase final de construção, concluindo a etapa de pintura e será inaugurado no dia 16 de Novembro. O espaço para atividades esportivas possui quadra, arquibancada e vestiários.

O ginásio será um presente para os alunos do CEPDAP que poderão desfrutar de um espaço que visa valorizar e incentivar a prática esportiva.

Leia mais

Reunião do GT - Educação

Afim de dar continuidade aos trabalhos do setor Educação do IPSDP Marituba, os integrantes do GT reuniram na última sexta-feira, dia 28/09, para deliberar sobre as ações previstas para o mês de Outubro/Novembro tendo como pauta principal os preparativos para o VI Festival Calabriano de Dança que será realizado no próximo dia 01/11 com a participação de todos os setores.  

Leia mais

Seminário de Formação Humanística e Pedagógica - Escola São José

Ocorreu no último sábado, dia 15 de setembro, na Escola São José, o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica para a equipe de trabalho. O tema discutido foi: "Educação um Compromisso de Todos". A proposta é qualificar os colaboradores e fortalecer o compromisso de todos com a educação, melhorando a qualidade do ensino e refletir sobre as práticas e atitudes do cotidiano escolar.

Leia mais

Seminário de Formação Humanística e Pedagógica - Creches

O Instituto Pobres Servos da Divina Providencia através do GT-Educação, entende a relevância de refletir sobre as práticas pedagógicas no espaço educacional, primeiramente porque quando se fala em formação pedagógica se tem como consenso relacionar esta necessidade com a formação dos alunos em todas as idades. Por isso ao longo dos anos vem realizando o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica e neste dia 05/09 ocorreu no salão Paroquial Nossa Senhora de Nazaré a formação para os educadores do Ensino Infantil com o tema: Como Trabalhar a sequencia didática na Educação infantil.

Leia mais

Visita do pe. Miguel Tofful e Pe. Abrahan nas unidades estudantis do CESM

Na manhã do dia 03 de setembro, Pe. Miguel Tofful (Superior Geral da Congregação Pobres Servos da Divina Providiência) e Pe. Abrahan Odalany (Conselheiro Geral) realizaram visita às unidades estudantis administradas pelo Instituto. Ambos puderam acompanhar um pouco mais de perto as atividades desenvolvidas por cada unidade e também conheceram a obra do ginásio do CEPDAP. O CESM fica feliz com a presença de nossos casante e conselheiro. 

Leia mais

Encontro Regional de Gestores

No dia 31 agosto aconteceu em Marituba PA o Encontro Regional de Gestores calabrianos onde estiveram presente o Superior Geral, Pe. Miguel Tofful, o Conselheiro Geral, Pe. Abraham Odalany acompanhados pelo Pe. Gilberto Bertolini e Pe. Adelmo Cagliari Agradecemos por eles se disporem em estar conosco neste momento compartilhando conhecimentos e nos animando na missão que nos foi confiada.

Leia mais

Visita da Conselheira Marina Liva

Na tarde de ontem ( 07/08/2018), o CEPDAP recebeu a ilustre visita da Conselheira Marina Liva - esposa do nosso saudoso benfeitor Marco Liva (Ex-presidente da Fundação Marcelo Cândia). A Sra. Marina Liva - em companhia do Pe.Sander Patalo - visitou pela 1ª Vez nossa Instituição, a fim de conhecer o trabalho desenvolvido com as crianças e jovens do município, além de acompanhar as obras do Ginásio que vem sendo construído.Foi apresentado a Conselheira: Atividade Artistíca do Projeto Construindo Cidadania , e atividade do Projeto Braço Robótico desenvolvido pelo Curso de Informática.

A Conselheira elogiou o trabalho desenvolvido, e agradeceu o acolhimento. A presença da Conselheira fortaleceu em nossa Instituição o legado inesquecível de missão do nosso saudoso benfeitor Marco Liva, que muito se dedicou a consolidação de nossa Instituição. Apesar de completar 1 ano do falecimento de Marco Liva, a sua missão estará eternizada em cada conquista do CEPDAP.

Leia mais

Seminário de Formação Humanística e Pedagógica - Escola Nossa Senhora da Paz

Ocorreu na ultima quinta feira dia 03/08/2018 o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica para os colaboradores da Escola Nossa Senhora da Paz. O tema abordado foi: Caminhando Juntos nos Trilhos Calabrianos somos mais fortes. A formação contou com uma programação muito intensa que abordou a espiritualidade Calabriana e a vivencia de são João Calábria na educação.

Leia mais

Seminário da Formação Humanística e Pedagógica - CEPDAP e Projeto Cidadania

Ocorreu na ultima quinta feira dia 02/08/2018 o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica para os colaboradores do Centro Profissionalizante Dom Aristides e Projeto Cidadania. O tema abordado foi: A Educação em Nossas Mãos ? O colaborador enquanto Participante ativo do processo Educacional. 

A programação contou com palestras e oficinas com vários temas:

Leia mais

Escola Dom calábria - reforma dos banheiros

Aos poucos e com a ajuda dos padrinhos e bem feitores o Instituto Pobres Servos entregou no inicio de agosto mais uma obra de reforma. Desta vez os beneficiários foram os alunos da Escola Dom Calábria que receberam os novos banheiros Masculino e Feminino.

Leia mais

Preparação para o XXVI Seminário de Formação Humanística e Pedagógica

O Instituto Pobres Servos da Divina Providência, por meio do Grupo de Trabalho de Educação - GT, realiza o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica há 12 anos neste município, com as unidades escolares. Este ano, o evento trouxe uma novidade! Antes, o Seminário ocorria em um único dia e reunia todas as unidades escolares, porém, a proposta para 2018 é que cada escola realize o seu evento abrangendo suas necessidades particulares e direcionando as palestras e oficinas de acordo com a sua realidade. Desta forma, cada unidade está tendo a possibilidade de trazer a temática mais relevante para dialogar com seus colaboradores. As unidades têm até o mês de dezembro para organizar e executar o evento. No total irão ocorrer seis seminários com a estimativa de abranger mais de 280 colaboradores, no total.

Leia mais

Encerramento semestre -2018

As unidades de educação do CESM estão encerrando nesta semana de 25 a 29 de junho as atividades do 1º semestre do ano letivo.

realizando momentos de descontração e recreação com as crianças e adolescentes atendidos de acordo com a faixa etária:

Creche Paz 

Leia mais

Festejos Junino 2018

No mês de junho, comemoramos as "Festas Juninas", Sabemos que, além daquilo que caracteriza estas festas, como trajes específicos, comidas e bebidas, fogueiras, fogos de artifício e outros artefatos, há também a associação com santos católicos. As unidades de Educação estão realizando este mês a comemoração junina com as crianças e Famílias.

Leia mais

Obras Ginásio CEPDAP

O Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano - CEPDAP, após anos sonhando com a construção do Ginásio, tem enfim a contemplação e inicio das obras. Através dos benfeitores da fundação DR. Marcelo Cândia, Deus nos concede o privilégio de sua graça e misericórdia movendo corações para a realização da Sua obra.

Leia mais

Semana da enfermagem CEPDAP

O Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano ? CEPDAP em comemoração a semana da Enfermagem realizou uma programação voltada para a área de atuação dos alunos que cursam o técnico em Enfermagem. Onde foram realizadas uma ação no Mercado de Marituba; visitas técnicas ao Abrigo João Paulo II e sede da Universidade do Estado do Pará ? UEPA .

Leia mais

Visita da Fundação Cândia à Escola Paz

Representantes da fundação Cândia estiveram nesta segunda-feira, dia 21/05, visitando a Escola Nossa Senhora da Paz. Foram acolhidos pela direção e alunos com muitas homenagens em agradecimento pelas benfeitorias e trabalho realizado na reforma da Escola.

Leia mais

Projeto de Extensão: "Ensino de Geografia e Educação Ambiental

No dia 18/05/2018, a escola Nossa Senhora da Paz, recebeu um grupo de alunos, do curso de geografia, do Instituto Federal do Pará, que desenvolverão o Projeto de Extensão: "Ensino de Geografia e Educação Ambiental no debate sobre os resíduos sólidos em Ananindeua e Marituba", objetivando desenvolver metodologias e ações de educação ambiental, a partir do processo de observação, reflexão, pesquisa, proposição e ensino, em torno da temática. Assim, pretende-se compreender de que forma a geografia e a Educação Ambiental podem contribuir no processo de percepção das questões em torno da problemática, instaurando reflexões sobre a produção de resíduos sólidos no contexto de uma sociedade consumista.

Leia mais

Ação Solidária Dia da Família na Escola

A escola Nossa Senhora da Paz realizou no dia 11/05/2018 uma Ação Solidária denominada Dia da Família na Escola, tendo sido ofertado diversos trabalhos à comunidade, entre eles: emissão do Cartão SUS e Carteira de identidade, medição da glicemia, cortes de cabelo, design de sobrancelhas, limpeza de pele, maquiagem facial, massagens e diversas palestras com Conselheiro Tutelar, Agente de trânsito, Vigilância Sanitária,  odontológica, naturólogo e representantes da LIGA e CRAS de Marituba. Além de sorteios de vários brindes aos participantes do evento.

Leia mais

Jogos Internos ERC Dom Calábria 2018

A escola Dom Calábria abriu no ultimo dia 07 os Jogos Internos escolares. Que acontecerão no ginásio poliesportivo e outros espaços da escola: os alunos participarão das competições de basquetebol, futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa, xadrez, Queimada etc. haverá ainda a modalidade Corrida que será  realizada nas ruas do bairro onde a escola está localizada.

Leia mais

Homenagem as Mães nas Unidades do CESM

MÂE!

Aquela que conhece cada pedacinho do meu corpo, que percebe todos os meus sentimentos, mesmo que eu negue todos eles. Aquela que sabe o que é melhor para mim, mesmo que eu não acredite. Você será para sempre minha melhor companhia!

Feliz dia das Mães!

Acompanhe as comemorações nas unidades...

Leia mais

25º aniversario ERC. Dom Calábria

Fundada em 04 de maio de 1993, pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência em parceria com a Secretaria Executiva de Educação (SEDUC), para atender o Bairro São Francisco- Marituba- PA.  A ESCOLA Dom Calábria comemorou no dia 04 de maio de 2018, 25 anos de existência desenvolvendo sua missão e compromisso de formar cidadãos conscientes e comprometidos para contribuir na transformação sociedade.

Leia mais

Reunião do GT no Centro Profissional Dom Aristides

Aconteceu na manhã desta quarta feira (02), na sede Centro Profissionalizante Dom Aristides Piróvano, em Marituba, uma reunião com o GT Educação. O encontro teve como objetivo tratar de assuntos como cronograma e pauta de trabalhos para 2018.

Estiveram presentes na reunião; o Gestor do CESM  - Padre Sander Patalo, coordenação do Projeto de apadrinhamento ? Ir. Leticia Souza, Socorro Braga ? Gestora da Escola São José, Gisele Andrade ? Gestora do Centro Profissionalizante Dom Aristides, Marcilia Santiago ? Coordenadora pedagógica do Projeto Cidadania, Enilza Meireles ? Gestora da Creche São Francisco, Maria José Melo ? Gestora da Creche Paz e Argemiro Seabra ? Gestor da Escola Nossa Senhora da Paz.

Leia mais

Projeto Pedagógico de leitura

A escola São José realizou nesta segunda feira (23) apresentação do projeto pedagógico  de leitura com o Tema : Lendo e Compartilhando Conhecimentos.

O projeto faz parte do cronograma de atividades proposto para o ano de 2018 e será desenvovido com a participação dos alunos de todas as turmas do 1º ao 5º ano Ensino Fundamental.

Leia mais

14º Aniversário da Fazendinha esperança

Inaugurada no dia 17 de abril de 2004, com objetivo de atender crianças e adolescentes carentes à mercê do risco social a fazendinha completou 14 de anos de história cumprindo com sua MISSÃO de Ir aonde ninguém quer ir, na intenção de promover aos desprovidos o direito à qualidade de vida e dignidade humana e cristã, possibilitando o cultivo de valores e o desenvolvimento de suas potencialidades para crescerem como pessoas conscientes, responsáveis e solidárias.

E para festejar a data foi realizado um momento celebrativo com as crinaças e familias dos beneficiários do Projeto.

Leia mais

Encontro do GT Educação 2018

O GT Educação do CESM reuniu-se nesta quinta feira dia 29/03/2018 na Escola Nossa Senhora da Paz. O grupo caracteriza-se como um fórum de discussão e aperfeiçoamento para fomentar a qualidade dos serviços educacionais desenvolvidos nas nove unidades de atendimento do CESM distribuídas pelos bairros do Município de Marituba.  Hoje a discussão esteve pautada no seminário de formação para os colaboradores que deve acontecer em breve, além de frisar a importância dos momentos de capacitação e formação continuada para os colaboradores.

Leia mais

Visita do Padre João Pilotti

Durante a semana de 19 a 23 de Março as o CESM recebeu a visita do Padre João Pilotti, PSDP. Estando de férias de suas atividades no Centro de Educação Profissional São João Calábria R/S esteve em Marituba para uma breve visita a comunidade e unidades educacionais ligadas ao IPSDP.

Leia mais

ENCONTROS DE CONVIVÊNCIA CALABRIANA

A equipe do PESC está desenvolvendo neste mês de Março e Abril os ENCONTROS DE CONVIVÊNCIA CALABRIANA junto aos colaboradores nas diversas unidades de atendimento do IPSDP. Acompanhe as ações nas unidades do CESM:
Leia mais

Visita da Voluntária Chiara

O mês de Março iniciou com a satisfação de termos conosco a Srta. Chiara  voluntária italiana. Que esteve em Marituba para conhecer a Obra Calabriana e as unidades de atendimento do CESM. Foram dias de visitas e muita emoção no encontro com nossas crianças que foram marcados por muita alegria e animação, dentre as atividades visitadas destacamos a conversa descontraída com as crianças na Escola São José!

Leia mais

Projeto de Apadrinhamento

Apadrinhar e acompanhar o desenvolvimento de alguém é cuidar, compartilhar e proteger; é saber que os recursos doados, serviços ou abraços oferecidos representam laços de amor e são instrumentos de transformação para a vida de uma criança ou adolescente.

Imbuidos nesta missão de cuidar bem da vida e garantir qualidade de ensino e acesso aos serviços sócio assitenciais a equipe do PAE está realizando nas uniadades operacionais do cesm reunioes com as Familias e cadastro para o Projeto de apadrinhamento.

Leia mais

Nova Gestão da Escola Paz

A Escola Nossa Senhora da Paz recebeu no inicio deste mes de Fevereiro a nova equipe de Gestão que dará continuidade aos trabalhos deixados em andameento pela nossa eterna e conceituada amiga e Gestora Ceanira Reis.

A Direção do CESM realizou uma cerimonia simples onde nomeou a nova Gestão da Escola composta pelo Sr. Argemiro Seabra (diretor) Ana Karla (vice Diretora) Daniele (coordenação pedagógica).

Que Deus Abençoe esta nova missão!

Leia mais

Formatura Centro Profissionalizante

Na tarde de sábado, 03 de fevereiro as 17:00hs os jovens estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem e Informática do Centro Profissionalizante Dom Aristides Piróvano recebem a outorga de grau durante a sessão solene que será realizada no Salão Paroquial Nossa Senhora de Nazaré em Marituba-PA.

Leia mais

APROVADOS NA UFPA 2018 - ESCOLA DOM CALÁBRIA

É com muita alegria que a Escola Dom Calábria, toda a equipe do CESM e o Programa de Apoio ao Educando parabeniza aos calouros aprovados na UFPA 2018. A aprovação de cada um de vocês é a certeza da renovação de nossa missão institucional e do nosso compromisso com a formação do ser humano cidadão, comprometido com a construção de uma sociedade justa e igualitária.

Temos certeza de que todo o conhecimento construído em salas de aula, laboratórios, bibliotecas e nos muitos espaços de convivência coletiva farão a diferença em suas vidas.

Parabéns! E obrigada por terem escolhido a nossa Escola, e esperamos vocês sejam muito felizes e que tenham muito sucesso nas vossas escolhas.

APROVADOS NA UFPA 2018.
Leia mais

OBRAS ESCOLA SÃO JOSÉ

O ano de 2017 a providencia nos propiciou a renovação de alguns espaços onde desenvolvemos atividades com as crianças. A Escola São José após 30 anos desenvolvendo atendimento educacional com crianças e adolescentes. Recebeu este ano muitas providencias dentre elas a reforma do telhado e a reconstrução da fachada com um design moderno atendendo aos aspectos legais de acessibilidade. Agradecemos a Deus pela providencia em mandar bem feitores dispostos em contribuir com a obra e garantir um atendimento de qualidade aos que mais precisam. 

Estamos em fase de conclusão da nova calçada da Escola São josé que está sendo revitalizada de forma que venha dar mais conforto, segurança e acessibilidade aos usuarios;

Leia mais

Missa em Ação de Graças pelos Bem Feitores

No dia 9 de Novembro o Instituto Pobres Servos da Divina Providencia realizou uma missa solene em Agradecimento a Fundação Cândia e demais bem feitores que ao longo dos anos vem incansavelmente colaborando com os projetos do instituto em Marituba.

O evento foi organizado pelas equipes ligadas ao CESM e Instituto Francisco Peres que atuam nas áreas de Educação, saúde e assistência Social e contou com a participação dos atendidos na obra em Marituba e presença da Sra. Alessandra Capè atual presidente da Fundação Cândia e também do Padre Mário.

Acompanhe o registro fotográfico.

Leia mais

Festival Calabriano de Dança 2017

No último dia 01 de Novembro o CESM realizou o 5º Festival Calabriano de Dança. O evento contribuiu para incentivo da cultura, dança e teatro além de enfatizar a valorização e o protagonismo da criança e adolescente.

Leia mais

FORMATURA DAS TURMAS 2015 SUBSEQUENTE/ENFERMAGEM

Ocorreu na data de 9 (nove) de Setembro de 2017 a Cerimônia de Formatura do Curso Técnico em Enfermagem/Turmas 2015 da EEEFM Centro de Educação Profissional Dom Aristides Piróvano, em Marituba.  A Cerimônia reuniu, pais e familiares, corpo docente e administrativo da escola e autoridades. Participaram da Cerimônia 35 (trinta e cinco) formandos.
Leia mais

Desfile escolar 2017

As unidades de atendimento do CESM Fazendinha Esperança e Escola Dom Calábria participaram do desfile escolar realizado em 06 de setembro na praça matriz de Marituba. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e teve a participação de várias Escolas municipais e conveniadas que desenvolvem as suas atividades dentro do município.

Nossos agradecimentos Lucca

?Olhamos ao nosso redor e vemos inúmeras possibilidades de sermos úteis ao nosso próximo?. Há tantos que necessitam de uma palavra amiga, um sorriso, um aperto de mão ou um simples abraço.
Leia mais

Projeto quintais produtivos

Em parceria com o BASA o Centro Educacional e Social de Marituba está desenvolvendo o Projeto Quintais Produtivos com o objetivo de oportunizar as famílias participantes do projeto, melhores condições de vida e incentivo a preservação do meio ambiente, através de cultivo de hortaliças, fruteiras e plantas medicinais, visando contribuir para a melhoria do padrão de vida e segurança alimentar em termos nutricionais e incentivo a geração de renda.

As atividades produtivas serão desenvolvidas nos quintais das famílias selecionadas. As atividades, de coordenação administrativa, pedagógica e técnica, serão desenvolvidas no Centro Sócio educativo Fazendinha Esperança. Neste local também serão desenvolvidas as atividades de campo como: capacitação técnica e cento de apoio para produção de mudas de hortaliças, para realização do fomento para as famílias.

Leia mais