Noticias

Seminário Pedagógico 2018 Escola São José

Ocorreu no ultimo sábado dia 15 de Setembro na Escola São José o Seminário De Formação Humanística e Pedagógica para a equipe de trabalho. O tema discutido foi ?Educação um Compromisso de Todos? A proposta é qualificar os colaboradores e fortalecer o compromisso de todos com a educação, melhorando a qualidade do ensino e refletir sobre as práticas e atitudes do cotidiano escolar.

Leia mais

Seminário de Formação Humanística e Pedagógica - Creches

O Instituto Pobres Servos da Divina Providencia através do GT-Educação, entende a relevância de refletir sobre as práticas pedagógicas no espaço educacional, primeiramente porque quando se fala em formação pedagógica se tem como consenso relacionar esta necessidade com a formação dos alunos em todas as idades. Por isso ao longo dos anos vem realizando o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica e neste dia 05/09 ocorreu no salão Paroquial Nossa Senhora de Nazaré a formação para os educadores do Ensino Infantil com o tema: Como Trabalhar a sequencia didática na Educação infantil.

Leia mais

Visita do pe. Miguel Tofful e Pe. Abrahan nas unidades estudantis do CESM

Na manhã do dia 03 de setembro, Pe. Miguel Tofful (Superior Geral da Congregação Pobres Servos da Divina Providiência) e Pe. Abrahan Odalany (Conselheiro Geral) realizaram visita às unidades estudantis administradas pelo Instituto. Ambos puderam acompanhar um pouco mais de perto as atividades desenvolvidas por cada unidade e também conheceram a obra do ginásio do CEPDAP. O CESM fica feliz com a presença de nossos casante e conselheiro. 

View the embedded image gallery online at:
http://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProId52187a562a

Leia mais

Encontro Regional de Gestores

No dia 31 agosto aconteceu em Marituba PA o Encontro Regional de Gestores calabrianos onde estiveram presente o Superior Geral, Pe. Miguel Tofful, o Conselheiro Geral, Pe. Abraham Odalany acompanhados pelo Pe. Gilberto Bertolini e Pe. Adelmo Cagliari Agradecemos por eles se disporem em estar conosco neste momento compartilhando conhecimentos e nos animando na missão que nos foi confiada.

Leia mais

Visita da Conselheira Marina Liva

Na tarde de ontem ( 07/08/2018), o CEPDAP recebeu a ilustre visita da Conselheira Marina Liva - esposa do nosso saudoso benfeitor Marco Liva (Ex-presidente da Fundação Marcelo Cândia). A Sra. Marina Liva - em companhia do Pe.Sander Patalo - visitou pela 1ª Vez nossa Instituição, a fim de conhecer o trabalho desenvolvido com as crianças e jovens do município, além de acompanhar as obras do Ginásio que vem sendo construído.Foi apresentado a Conselheira: Atividade Artistíca do Projeto Construindo Cidadania , e atividade do Projeto Braço Robótico desenvolvido pelo Curso de Informática.

A Conselheira elogiou o trabalho desenvolvido, e agradeceu o acolhimento. A presença da Conselheira fortaleceu em nossa Instituição o legado inesquecível de missão do nosso saudoso benfeitor Marco Liva, que muito se dedicou a consolidação de nossa Instituição. Apesar de completar 1 ano do falecimento de Marco Liva, a sua missão estará eternizada em cada conquista do CEPDAP.

Leia mais

Seminário de Formação Humanística e Pedagógica - Escola Nossa Senhora da Paz

Ocorreu na ultima quinta feira dia 03/08/2018 o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica para os colaboradores da Escola Nossa Senhora da Paz. O tema abordado foi: Caminhando Juntos nos Trilhos Calabrianos somos mais fortes. A formação contou com uma programação muito intensa que abordou a espiritualidade Calabriana e a vivencia de são João Calábria na educação.

 

Leia mais

Seminário da Formação Humanística e Pedagógica - CEPDAP e Projeto Cidadania

Ocorreu na ultima quinta feira dia 02/08/2018 o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica para os colaboradores do Centro Profissionalizante Dom Aristides e Projeto Cidadania. O tema abordado foi: A Educação em Nossas Mãos ? O colaborador enquanto Participante ativo do processo Educacional. 

A programação contou com palestras e oficinas com vários temas:

Palestra: A importância da formação dos colaboradores: princípio da eficiência.

Oficinas:

1- O Uso da Voz em sala de aula. Mediadora: Ana Karina Santos 

2- A Utilização de recursos tecnológicos na Prática Docente. (NTE - Ananindeua)

3- A Proatividade do colaborador: benefícios para o funcionamento da organização. Mediadora: Amanda Esparano 

Leia mais

Escola Dom calábria - reforma dos banheiros

Aos poucos e com a ajuda dos padrinhos e bem feitores o Instituto Pobres Servos entregou no inicio de agosto mais uma obra de reforma. Desta vez os beneficiários foram os alunos da Escola Dom Calábria que receberam os novos banheiros Masculino e Feminino.

Leia mais

Preparação para o XXVI Seminário de Formação Humanística e Pedagógica

O Instituto Pobres Servos da Divina Providência, por meio do Grupo de Trabalho de Educação - GT, realiza o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica há 12 anos neste município, com as unidades escolares. Este ano, o evento trouxe uma novidade! Antes, o Seminário ocorria em um único dia e reunia todas as unidades escolares, porém, a proposta para 2018 é que cada escola realize o seu evento abrangendo suas necessidades particulares e direcionando as palestras e oficinas de acordo com a sua realidade. Desta forma, cada unidade está tendo a possibilidade de trazer a temática mais relevante para dialogar com seus colaboradores. As unidades têm até o mês de dezembro para organizar e executar o evento. No total irão ocorrer seis seminários com a estimativa de abranger mais de 280 colaboradores, no total.

Durante os meses de maio e junho alguma unidades puderam planejar o tema, a data e o cronograma da programação, outras ainda estão em fase de organização. Confira abaixo os dois eventos que irão ocorrer em Agosto e fique atento para os próximos (todos serão divulgados nesta página).

    1. Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano (CEPDAP)
    2. Tema: "A Educação em nossas mãos: O colaborador enquanto Participante ativo do processo educacional" 
    3. Data: 02/08/2018 (Quinta-Feira)
    4. Local: Escola Dom Aristides Pirovano (CEPDAP)
    5. Horário: 08:00 - 17:00
    6.  
    7. Escola Nossa Senhora da Paz
    8. Tema: "Coletividade e individualidade: A importância do outro"
    9. Data: 03/08/2018 (Sexta-Feira)
    10. Local: Escola Paz 
    11. Horário: 08:00 - 17:00

 

 

  1.  

 

Encerramento semestre -2018

As unidades de educação do CESM estão encerrando nesta semana de 25 a 29 de junho as atividades do 1º semestre do ano letivo.

realizando momentos de descontração e recreação com as crianças e adolescentes atendidos de acordo com a faixa etária:

Creche Paz 

Leia mais

Reunião do Conselho Operacional

O Conselho Operacional do CESM esteve reunido com o Pe. Adelmo neste ultimo dia 18 de junho.

Dialogando e avaliando os serviços ofertados pelas unidades de atendimento.

Festejos Junino 2018

No mês de junho, comemoramos as "Festas Juninas", Sabemos que, além daquilo que caracteriza estas festas, como trajes específicos, comidas e bebidas, fogueiras, fogos de artifício e outros artefatos, há também a associação com santos católicos. As unidades de Educação estão realizando este mês a comemoração junina com as crianças e Famílias.

Leia mais

Obras Ginásio CEPDAP

O Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano - CEPDAP, após anos sonhando com a construção do Ginásio, tem enfim a contemplação e inicio das obras. Através dos benfeitores da fundação DR. Marcelo Cândia, Deus nos concede o privilégio de sua graça e misericórdia movendo corações para a realização da Sua obra.

Leia mais

Semana da enfermagem CEPDAP

O Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano ? CEPDAP em comemoração a semana da Enfermagem realizou uma programação voltada para a área de atuação dos alunos que cursam o técnico em Enfermagem. Onde foram realizadas uma ação no Mercado de Marituba; visitas técnicas ao Abrigo João Paulo II e sede da Universidade do Estado do Pará ? UEPA .

Leia mais

Visita da Fundação Cândia à Escola Paz

Representantes da fundação Cândia estiveram nesta segunda-feira, dia 21/05, visitando a Escola Nossa Senhora da Paz. Foram acolhidos pela direção e alunos com muitas homenagens em agradecimento pelas benfeitorias e trabalho realizado na reforma da Escola.

Leia mais

Projeto de Extensão: "Ensino de Geografia e Educação Ambiental

No dia 18/05/2018, a escola Nossa Senhora da Paz, recebeu um grupo de alunos, do curso de geografia, do Instituto Federal do Pará, que desenvolverão o Projeto de Extensão: "Ensino de Geografia e Educação Ambiental no debate sobre os resíduos sólidos em Ananindeua e Marituba", objetivando desenvolver metodologias e ações de educação ambiental, a partir do processo de observação, reflexão, pesquisa, proposição e ensino, em torno da temática. Assim, pretende-se compreender de que forma a geografia e a Educação Ambiental podem contribuir no processo de percepção das questões em torno da problemática, instaurando reflexões sobre a produção de resíduos sólidos no contexto de uma sociedade consumista.

Leia mais

Ação Solidária Dia da Família na Escola

A escola Nossa Senhora da Paz realizou no dia 11/05/2018 uma Ação Solidária denominada Dia da Família na Escola, tendo sido ofertado diversos trabalhos à comunidade, entre eles: emissão do Cartão SUS e Carteira de identidade, medição da glicemia, cortes de cabelo, design de sobrancelhas, limpeza de pele, maquiagem facial, massagens e diversas palestras com Conselheiro Tutelar, Agente de trânsito, Vigilância Sanitária,  odontológica, naturólogo e representantes da LIGA e CRAS de Marituba. Além de sorteios de vários brindes aos participantes do evento.

Leia mais

Jogos Internos ERC Dom Calábria 2018

A escola Dom Calábria abriu no ultimo dia 07 os Jogos Internos escolares. Que acontecerão no ginásio poliesportivo e outros espaços da escola: os alunos participarão das competições de basquetebol, futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa, xadrez, Queimada etc. haverá ainda a modalidade Corrida que será  realizada nas ruas do bairro onde a escola está localizada.

Leia mais

Homenagem as Mães nas Unidades do CESM

MÂE!

Aquela que conhece cada pedacinho do meu corpo, que percebe todos os meus sentimentos, mesmo que eu negue todos eles. Aquela que sabe o que é melhor para mim, mesmo que eu não acredite. Você será para sempre minha melhor companhia!

Feliz dia das Mães!

Acompanhe as comemorações nas unidades...

Leia mais

25º aniversario ERC. Dom Calábria

Fundada em 04 de maio de 1993, pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência em parceria com a Secretaria Executiva de Educação (SEDUC), para atender o Bairro São Francisco- Marituba- PA.  A ESCOLA Dom Calábria comemorou no dia 04 de maio de 2018, 25 anos de existência desenvolvendo sua missão e compromisso de formar cidadãos conscientes e comprometidos para contribuir na transformação sociedade.

Leia mais

Reunião do GT no Centro Profissional Dom Aristides

Aconteceu na manhã desta quarta feira (02), na sede Centro Profissionalizante Dom Aristides Piróvano, em Marituba, uma reunião com o GT Educação. O encontro teve como objetivo tratar de assuntos como cronograma e pauta de trabalhos para 2018.

Estiveram presentes na reunião; o Gestor do CESM  - Padre Sander Patalo, coordenação do Projeto de apadrinhamento ? Ir. Leticia Souza, Socorro Braga ? Gestora da Escola São José, Gisele Andrade ? Gestora do Centro Profissionalizante Dom Aristides, Marcilia Santiago ? Coordenadora pedagógica do Projeto Cidadania, Enilza Meireles ? Gestora da Creche São Francisco, Maria José Melo ? Gestora da Creche Paz e Argemiro Seabra ? Gestor da Escola Nossa Senhora da Paz.

Leia mais

Projeto Pedagógico de leitura

A escola São José realizou nesta segunda feira (23) apresentação do projeto pedagógico  de leitura com o Tema : Lendo e Compartilhando Conhecimentos.

O projeto faz parte do cronograma de atividades proposto para o ano de 2018 e será desenvovido com a participação dos alunos de todas as turmas do 1º ao 5º ano Ensino Fundamental.

Leia mais

14º Aniversário da Fazendinha esperança

Inaugurada no dia 17 de abril de 2004, com objetivo de atender crianças e adolescentes carentes à mercê do risco social a fazendinha completou 14 de anos de história cumprindo com sua MISSÃO de Ir aonde ninguém quer ir, na intenção de promover aos desprovidos o direito à qualidade de vida e dignidade humana e cristã, possibilitando o cultivo de valores e o desenvolvimento de suas potencialidades para crescerem como pessoas conscientes, responsáveis e solidárias.

E para festejar a data foi realizado um momento celebrativo com as crinaças e familias dos beneficiários do Projeto.

Leia mais

Encontro do GT Educação 2018

O GT Educação do CESM reuniu-se nesta quinta feira dia 29/03/2018 na Escola Nossa Senhora da Paz. O grupo caracteriza-se como um fórum de discussão e aperfeiçoamento para fomentar a qualidade dos serviços educacionais desenvolvidos nas nove unidades de atendimento do CESM distribuídas pelos bairros do Município de Marituba.  Hoje a discussão esteve pautada no seminário de formação para os colaboradores que deve acontecer em breve, além de frisar a importância dos momentos de capacitação e formação continuada para os colaboradores.

Leia mais

Visita do Padre João Pilotti

Durante a semana de 19 a 23 de Março as o CESM recebeu a visita do Padre João Pilotti, PSDP. Estando de férias de suas atividades no Centro de Educação Profissional São João Calábria R/S esteve em Marituba para uma breve visita a comunidade e unidades educacionais ligadas ao IPSDP.

Pe. João Obrigada pela visita e sinta-se sempre acolhido pela comunidade e amigos!

View the embedded image gallery online at:
http://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProIdd0e65e056b

Visita da Voluntária Chiara

O mês de Março iniciou com a satisfação de termos conosco a Srta. Chiara  voluntária italiana. Que esteve em Marituba para conhecer a Obra Calabriana e as unidades de atendimento do CESM. Foram dias de visitas e muita emoção no encontro com nossas crianças que foram marcados por muita alegria e animação, dentre as atividades visitadas destacamos a conversa descontraída com as crianças na Escola São José!

Obrigada pela visita Chiara!  

Deus te abençoe!

View the embedded image gallery online at:
http://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProIde613785e9c

 

Projeto de Apadrinhamento

Apadrinhar e acompanhar o desenvolvimento de alguém é cuidar, compartilhar e proteger; é saber que os recursos doados, serviços ou abraços oferecidos representam laços de amor e são instrumentos de transformação para a vida de uma criança ou adolescente.

Imbuidos nesta missão de cuidar bem da vida e garantir qualidade de ensino e acesso aos serviços sócio assitenciais a equipe do PAE está realizando nas uniadades operacionais do cesm reunioes com as Familias e cadastro para o Projeto de apadrinhamento.

Os trabalhos iniciaram com a Escola Paz neste dia 23 de Fevereiro

View the embedded image gallery online at:
http://cesmmarituba.org.br/noticias#sigProId6ee3c0bbaf

 

 

Nova Gestão da Escola Paz

A Escola Nossa Senhora da Paz recebeu no inicio deste mes de Fevereiro a nova equipe de Gestão que dará continuidade aos trabalhos deixados em andameento pela nossa eterna e conceituada amiga e Gestora Ceanira Reis.

A Direção do CESM realizou uma cerimonia simples onde nomeou a nova Gestão da Escola composta pelo Sr. Argemiro Seabra (diretor) Ana Karla (vice Diretora) Daniele (coordenação pedagógica).

Que Deus Abençoe esta nova missão!

Leia mais

Formatura Centro Profissionalizante

Na tarde de sábado, 03 de fevereiro as 17:00hs os jovens estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem e Informática do Centro Profissionalizante Dom Aristides Piróvano recebem a outorga de grau durante a sessão solene que será realizada no Salão Paroquial Nossa Senhora de Nazaré em Marituba-PA.

Leia mais

APROVADOS NA UFPA 2018 - ESCOLA DOM CALÁBRIA

É com muita alegria que a Escola Dom Calábria, toda a equipe do CESM e o Programa de Apoio ao Educando parabeniza aos calouros aprovados na UFPA 2018. A aprovação de cada um de vocês é a certeza da renovação de nossa missão institucional e do nosso compromisso com a formação do ser humano cidadão, comprometido com a construção de uma sociedade justa e igualitária.

Temos certeza de que todo o conhecimento construído em salas de aula, laboratórios, bibliotecas e nos muitos espaços de convivência coletiva farão a diferença em suas vidas.

Parabéns! E obrigada por terem escolhido a nossa Escola, e esperamos vocês sejam muito felizes e que tenham muito sucesso nas vossas escolhas.

APROVADOS NA UFPA 2018.
 

1. Amanda Silva Carvalho Ribeiro - Arquitetura 

2. Camila Cristina Barros de Souza - Ciências Naturais
 
3. Thais Ferreira Braga - Biotecnologia 
 
4. Kelly Cristina Torres da Silva - Licenciatura Integrada 
 
5. Maria Eduarda  Costa - Química
 
6. Silvia Larissa Monteiro Pereira - Libras
 
7. Simone Maria Câmpelo Machado - Pedagogia
 
8. Lucas Nogueira - Geografia 
 
9. David Silva - Biologia
Leia mais

OBRAS ESCOLA SÃO JOSÉ

O ano de 2017 a providencia nos propiciou a renovação de alguns espaços onde desenvolvemos atividades com as crianças. A Escola São José após 30 anos desenvolvendo atendimento educacional com crianças e adolescentes. Recebeu este ano muitas providencias dentre elas a reforma do telhado e a reconstrução da fachada com um design moderno atendendo aos aspectos legais de acessibilidade. Agradecemos a Deus pela providencia em mandar bem feitores dispostos em contribuir com a obra e garantir um atendimento de qualidade aos que mais precisam. 

Estamos em fase de conclusão da nova calçada da Escola São josé que está sendo revitalizada de forma que venha dar mais conforto, segurança e acessibilidade aos usuarios;

Leia mais

Missa em Ação de Graças pelos Bem Feitores

No dia 9 de Novembro o Instituto Pobres Servos da Divina Providencia realizou uma missa solene em Agradecimento a Fundação Cândia e demais bem feitores que ao longo dos anos vem incansavelmente colaborando com os projetos do instituto em Marituba.

O evento foi organizado pelas equipes ligadas ao CESM e Instituto Francisco Peres que atuam nas áreas de Educação, saúde e assistência Social e contou com a participação dos atendidos na obra em Marituba e presença da Sra. Alessandra Capè atual presidente da Fundação Cândia e também do Padre Mário.

Acompanhe o registro fotográfico.

Leia mais

Festival Calabriano de Dança 2017

No último dia 01 de Novembro o CESM realizou o 5º Festival Calabriano de Dança. O evento contribuiu para incentivo da cultura, dança e teatro além de enfatizar a valorização e o protagonismo da criança e adolescente.

Leia mais

FORMATURA DAS TURMAS 2015 SUBSEQUENTE/ENFERMAGEM

Ocorreu na data de 9 (nove) de Setembro de 2017 a Cerimônia de Formatura do Curso Técnico em Enfermagem/Turmas 2015 da EEEFM Centro de Educação Profissional Dom Aristides Piróvano, em Marituba.  A Cerimônia reuniu, pais e familiares, corpo docente e administrativo da escola e autoridades. Participaram da Cerimônia 35 (trinta e cinco) formandos.
Leia mais

Desfile escolar 2017

As unidades de atendimento do CESM Fazendinha Esperança e Escola Dom Calábria participaram do desfile escolar realizado em 06 de setembro na praça matriz de Marituba. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e teve a participação de várias Escolas municipais e conveniadas que desenvolvem as suas atividades dentro do município.

Nossos agradecimentos Lucca

?Olhamos ao nosso redor e vemos inúmeras possibilidades de sermos úteis ao nosso próximo?. Há tantos que necessitam de uma palavra amiga, um sorriso, um aperto de mão ou um simples abraço.
Leia mais

Projeto quintais produtivos

Em parceria com o BASA o Centro Educacional e Social de Marituba está desenvolvendo o Projeto Quintais Produtivos com o objetivo de oportunizar as famílias participantes do projeto, melhores condições de vida e incentivo a preservação do meio ambiente, através de cultivo de hortaliças, fruteiras e plantas medicinais, visando contribuir para a melhoria do padrão de vida e segurança alimentar em termos nutricionais e incentivo a geração de renda.

As atividades produtivas serão desenvolvidas nos quintais das famílias selecionadas. As atividades, de coordenação administrativa, pedagógica e técnica, serão desenvolvidas no Centro Sócio educativo Fazendinha Esperança. Neste local também serão desenvolvidas as atividades de campo como: capacitação técnica e cento de apoio para produção de mudas de hortaliças, para realização do fomento para as famílias.

As atividades estão prevista para 12 meses, onde serão atendidas 50 famílias diretamente e indiretamente 250 pessoas incluídas os familiares, que receberam capacitação básica e orientações referentes às atividades a serem implantadas em seus referidos quintais, pois as atividades propostas têm basicamente três linhas de trabalho dentro dos quintais cultivo de hortaliças, fruteiras e plantas medicinais.

Leia mais