Seminário de Formação Humanística e Pedagógica

No dia 25 de maio ocorreu o Seminário de Formação Humanística e Pedagógica das escolas CEPDAP, EAC Construindo Cidadania e EAC Fazendinha Esperança. O tema escolhido para este ano foi "Qualidade de vida no trabalho: Prevenção da saúde física e mental dos servidores das unidades de ensino" e contou com a presença de aproximadamente 70 colaboradores destas unidades. este tema surge da importância em que a qualidade de vida deriva da fonte de prazer e satisfação: o prazer no processo, o prazer em ver o trabalho pronto e a sua contribuição. 

Durante a manhã, as atividades iniciaram com um momento de espiritualidade coordenado pelo Padre João Pilotti (atual procurador do CESM) que incentivou reflexões sobre a participação e implicância de cada colaborador em suas respectivas funções e missões  Em seguida a professora Dayse favoreceu um momento de integração entre os participantes por meio de danças e exercícios físicos. Logo após o lanche, as palestras deram início e o primeiro tema abordado foi ?Qualidade de vida no trabalho: Práticas de promoção da saúde mental e competências socioemocionais para profissionais da educação" ministrado pela Psicóloga do Instituto, Brenda Costa. No turno da tarde, a equipe da SEMED, por meio das assistentes sociais, Eliane Gomes e Maria José Barata, abordaram o tema "Ética profissional e qualidade de vida no trabalho". Por fim, a Professora Sacha Gomes (CEPDAP) proporcionou exercícios meditativos com técnicas de respiração e relaxamento. O encerramento do evento se deu com a apresentação cultural de alunas da Escola de Atividade Complementar Construindo Cidadania que elaboraram uma dança por meio de músicas que levaram os participantes a refletir sobre a valorização da vida e dos momentos. 

Com o objetivo de promover reflexões sobre a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho por meio de debates que tematizam a qualidade de vida, o prazer no trabalho e a satisfação na realização de atividade,s este seminário buscou valorizar e propiciar a auto análise sobre as próprias necessidades e as do outro percebendo os limites e avanços de pensamentos e ações essenciais à satisfação humana. O dia foi produtivo e repleto de afeto e cuidado, desde a acolhida até o momento do encerramento. Foi possível perceber que cada detalhe foi pensado para o colaborador, até mesmo nas mesas em que o almoço foi servido, havia um singelo e significativo vaso com plantas que simbolizam a cura e o amor.

Somos gratos por todos que organizarem este evento e àqueles que se dispuseram a estarem presentes participando deste momento rico e integrativo.