Unidades

Creche São Francisco

A Escola em Regime de Convênio de Educação Infantil São Francisco, tem como finalidade garantir o pleno desenvolvimento das crianças, oferecendo atendimento de cuidado e educação às crianças na faixa etária de 02 (dois) a 05 (cinco) anos de idade.
 
Para a realização das ações colocamos como primeiro passo a nossa missão enquanto educadores, levado em consideração os princípios da gestão e os princípios pedagógicos, na definição das políticas institucionais e na definição dos objetivos para melhorar e fortalecer as atividades que a escola se propõe a desenvolver contribuindo para o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos cognitivo, social, físico, afetivo e cultural de forma a garantir a construção de sua própria autonomia, fortalecendo a responsabilidade entre família e escola no que diz respeito ao cuidar e educar bem para vida, entendendo a criança como ser humano integral, priorizando a da melhoria de qualidade do ensino oferecido em nossa escola.

Creche Paz

Fundada no dia 15 de junho de 1992, a Escola em Regime de Convênio de Educação Infantil "Sociedade Pobres Servos da Divina Providência" Creche Paz surgiu da dedicação e trabalho voluntário da Pastoral da Criança que atendia crianças  em situação de risco pessoal, nutricional e social.
 
Hoje a Creche Paz é mantida pela instituição filantrópica Instituto Pobres Servos da Divina Providencia (IPSDP), em regime de convênio com a Prefeitura Municipal de Marituba. A Creche Paz conta com o apoio do P.A.E. (Programa de Apoio ao Educando) que é um Projeto do Instituto Pobres Servos da Divina Providência, Mesa Brasil (SESC), que prestam assistência às famílias das crianças devidamente matriculadas.

Creche Nossa Senhora de Nazaré

A Creche Nossa Senhora de Nazaré está localizada na Av. João Paulo II S/N. Bairro Dom Aristides, Marituba-Pará. Anexo ao Salão Paroquial Nossa Senhora de Nazaré. Inaugurada em 05 de janeiro de 1994, tendo como gestora a professora Eliana de Abreu Silva, a qual permanece até a presente data.
 
As atividades são realizadas sistematicamente, tendo acompanhamento pedagógico realizado por uma coordenadora pedagógica, desenvolvendo atividades planejadas, através de projetos de ação visando estimular as habilidades e competências das crianças. Mensalmente são realizadas visitas domiciliares pelo corpo docente objetivando conhecer a realidade na qual as crianças vivem.
 

Escola São José

A Escola em Regime de Convênio de Ensino Fundamental São José, fundada em 17 de Fevereiro de 1987, funcionava como anexo da Escola Regime de Convênio Nossa Senhora da Paz, pois proporcionaram o crescimento demográfico da cidade de Marituba e principalmente da área antes chamada Colônia de Marituba (Atualmente Bairro Dom Aristides). Tempos depois, foi necessário fazer-se a sepração das escolas, pois esta tinha suas atividades educacionais destinadas somente para a Educação Infantil.
 
No entanto, no ano de 1990, a escola iniciou o Ensino Fundamental de 1° a 4° série, porém, atualmente, de acordo com a Lei n° 11.274/2006 do Ensino Fundamental de 9 anos, atende os níveis de 1° ao 5° Ano, em dois turnos (manhã e tarde).

Escola Dom Calábria

A Escola foi fundada em 04 de maio de 1993, pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência em parceria com a Secretaria Executiva de Educação (SEDUC), para atender o Bairro São Francisco- Marituba- PA. Atualmente funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno.
 
Em função de seu rápido crescimento e das necessidades do bairro, novas construções foram feitas para acolher turmas das séries iniciais, EJA (Fundamental) ao Ensino Médio, completando-se o ciclo da Educação Básica. Autorizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) com a Resolução N° 154 de Janeiro de 2003.

Escola Nossa Senhora da Paz

Fundada no dia 14 de Março de 1982, por Dom Aristídes Pirovano, com recursos financeiros doados pelo médico italiano, Dr. Marcelo Cândia, que em visita à Vila de Marituba, deparou-se com uma triste e pobre realidade. Observando a grande necessidade do bairro, construíram a obra, que na época, era uma pequena escola com 03 salas de aula, 01 secretaria, 01 copa e 01 pequeno refeitório.
 
A princípio, funcionava apenas com 60 alunos de Educação Infantil. Com o passar dos anos, houve a necessidade de ampliar o prédio e  implantar a oferta de vagas do 1º ao 5º Ano e a Educação de Jovens e Adultos, à noite.
 

Centro Socioeducativo Fazendinha Esperança

O Centro Fazendinha Esperança é uma unidade de atendimento socioeducativo do Instituto Pobres Servos da Divina Providência, idealizado pela voluntária alemã Huberta Von Galen e inaugurado no dia 17 de abril de 2004, com objetivo de atender crianças e adolescentes carentes à mercê do risco social. As atividades iniciaram-se com 07 crianças, no dia 22 de abril de 2004.

O Centro Fazendinha Esperança trabalha com a pedagogia de projetos que visam trabalhar aspectos cognitivos, afetivos e sociais de forma interdisciplinar, buscando parcerias na intenção de garantir que as atividades se desenvolvam de forma significativa a todos os envolvidos, buscando assim atender as necessidades dos usuários a nós confiados.

Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano

O Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano/"construindo cidadania" - CEPDAP foi um sonho alimentando por Dom Aristides Pirovano e pelo Dr. Marcelo Cândia, fundamentados nos ensinamentos de São João Calábria, com o objetivo de profissionalizar adolescentes e jovens carentes do Município de Marituba. O sonho de construir o Centro de Educação Profissional foi concretizado pelos colaboradores do Instituto Pobres Servos da Divina Providência que em 11 de maio de 2009, lançaram a pedra fundamental e em 18 de maio de 2011 o Centro foi inaugurado para a comunidade. Pensar a educação do CEPDAP é pensar na formação integral dos sujeitos atendidos no Projeto "Construindo Cidadania", nos Cursos Livres de Qualificação e Inclusão Produtiva e nos Cursos Técnicos de Enfermagem e Informática na forma subsequente.