Primeira escola dos Pobres Servos em Marituba completa 40 anos de funcionamento

No dia 14 de março a Escola de Regime de Convênio do Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz completou 40 anos e para agradecer por este tempo de funcionamento, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças que pode ser prestigiada por pais, estudantes, colaboradores, amigos e comunidade, além de antigos alunos e colaboradores da unidade de ensino. 

A Santa Missa foi presidida pelo Padre João Pilotti (atual diretor do CESM) e co-celebrada pelo pároco Padre Jeilson Silva. também estiveram presentes, a Sra. Eny Leite  (Secretaria de Educação de Marituba), a Sra. Rosiane Lameira (Diretora de Ensino) e os Sres. José Delmiro Rocha (Acessor) e Luciano Ramos (Ouvidor Geral). Nossa gratidão a todos os que colaboram com o ensino de Marituba, sabemos que vidas são transformadas por meio da educação.

 

Breve histórico da Escola Paz - Relatada pelo atual gestor Argemiro Seabra.

Fundada em 1982, por iniciativa de Dom Aristides Piróvano, foi construída com recursos doados pelo médico italiano Marcelo Cândia, que em visita a vila de Marituba, deparou-se com a triste e pobre realidade local. Ambos, inicialmente, construíram uma pequena escola contendo apenas três salas de aulas, tendo como primeira gestora a Irmã Cléia Pereira. Neste tempo, funcionava apenas a educação infantil, com 60 alunos matriculados, porém com o tempo, houve a necessidade de se ampliar a escola com mais oito salas de aulas. Neste período a escola pertencia a sociedade do PIME (Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras).

Com o passar dos anos, o bairro crescia cada vez mais, e com isso, se fazia necessária a expansão da escola para atender melhor a comunidade, no entanto, com a saída do PIME de Marituba, Dom Aristides decidiu entregar a escola à Congreção dos Pobres Servos da Divina Providência (que estava recém chegada no município) em 1993, tendo como diretor o irmão Gedovar Nazzari.

No ano de 2004, Marituba teve sua educação municipalizada e a escola firmou seu convênio com a prefeitura. Por toda a sua história, a escola Nossa Senhora da Paz, continua desenvolvendo atividades sociais buscando parcerias para melhor atender seus alunos e suas famílias, trabalhando com base no Carisma da Congregação; tendo como objetivo a promoção das crianças, adolescentes e jovens, cultivando neles ações que gerem melhor qualidade de vida, dignidade humana e cristã, incentivando também o cultivo de valores e desenvolvimento de suas potencialidades para que cresçam como pessoas conscientes, responsáveis e solidárias.

A escola, fundamentada em seus princípios filosóficos, educacionais, políticos e legais dos direitos humanos, atende também alunos com necessidades especiais, garantindo o acesso, a participação e aprendizagem desses alunos, por meio de uma escola aberta, assegurando a educação a todos.