Inauguração do novo prédio da Creche Nossa Senhora da Paz

Hoje foi um dia cheio de gratidão! 

Com este sentimento em nossos corações, o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, em parceria com benfeitores, inaugurou o novo prédio da Creche Nossa Senhora da Paz, um lindo espaço acolhedor, lúdico com 5 salas de aula, uma sala multimídia, parquinho com brinquedos, banheiros adaptados, cozinha planejada, áreas de recreação, tudo projetado com recursos pedagógicos de alta tecnologia e pensado para proporcionar um valioso processo de ensino-aprendizagem para nossas crianças, pérolas da Obra, como São João Calabria se referia a elas.

A creche que completou este ano 28 anos de funcionamento, com um lindo histórico, hoje escreve mais uma página neste livro cheio de histórias encantadoras e reais. O evento de inauguração foi todo pensado dentro dos padrões indicados pelo Ministério da Saúde, levando-se em consideração que ainda estamos em tempo de pandemia da COVID-19. Por este motivo, os convites foram expressamente restritos e, infelizmente, as crianças não puderam se fazer presentes na cerimônia de abertura, mas cada uma delas esteve nos pensamentos de cada colaborador da creche. "Não vejo a hora de ver as crianças aqui" (Andreia Siqueira coordenadora pedagógica da Creche Paz). Somente tês alunos, em companhia de seus responsáveis, fizeram-se presentes, pois participaram representando os demais, em um dos momentos.

A equipe organizadora do evento de inauguração composta pelos colaboradores da Creche Paz em parceria com a Pastoral Calabriana, pensaram em cada detalhe, por meio de reuniões, para proporcionar aos convidados um momento de acolhida e apresentação do espaço.

A cerimônia de inauguração foi iniciada com a bênção do prédio realizada pelo Padre Luiz Nazzari. Logo após, houve a abertura do laço foi feita pela gestora da Creche Paz, a Sra. Nara Figueiredo e por duas crianças que representaram todas as outras 150 que atualmente estão matriculadas na creche. Todos os convidados foram direcionados ao salão central para dar continuidade ao evento. A mestre de cerimônia, professora Rosiane Alves Correa conduziu o momento fazendo a leitura sobre o histórico da creche e, logo em seguida, convidando a gestora Nara Figueiredo para seu pronunciamento, repleto de emoção. Após a execução dos Hinos do Brasil, do Pará e de Marituba, algumas autoridades foram convidadas a se pronunciar, foram elas: vereador José Bonifácio Barroso (presidente da Câmara), Sra. Daniele Oliveira (representante da Secretaria de Educação); Sr. Ângelo Cosme (Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente); Vereador João Pereira; Sr. Antônio lobato Coutinho (Secretário de planejamento, representando o Prefeito de Marituba, Sr. Mario Filho) e padre Sander Patalo. Em seu discurso, padre Sander falou sobre gratidão e reforçou a importância de oferecer o melhor serviço às crianças, afirmando que ?a escola tem que ser bonita, não só esteticamente, pois a criança precisa sentir orgulho e sentir que a educação é o futuro, que é por este caminho. Este espaço foi pensado para ser um espaço moderno, acolhedor, amplo, arejado, iluminado, mas esse espaço é das crianças". Após este momento das autoridades, os convidados foram direcionados a área com a gruta de Nossa Senhora para prestar uma homenagem a Dona da Obra. Os alunos Isadora Silva (3 anos), Isabella Silva e Kaleu (ambos de 5 anos) levaram flores e cantaram ao vivo para nossa Mãe. Um momento de grande emoção e simpatia das crianças. Por fim, foi servido o lanche e entrega dos brindes.

  • Queremos demonstrar nossa imensa gratidão a Fundação Marcello Candia (Itália) que sempre se mostra muito amiga e parceira em nossas atividades de Marituba. Um grande legado de pessoas simples e de coração puro foi deixada pelo engenheiro Dr. Marcello Candia, pessoas essas que hoje, levam a frente a fundação com dedicação e amor ao próximo.
  • Agradecemos também a Rommanel, empresa representada pela pessoa da Sra. Elza Maria Almeida, que sempre nos demonstra, com seu jeito calmo e disponível o quanto a prática da caridade pode nos tornar pessoas melhores.
  • Nossa gratidão também se estende ao engenheiro Breno Carvalho que se mostrou disponível e incansável para entregar a obra a tempo e de acordo com tudo o que sonhávamos. Aos seus trabalhadores que construíram este prédio, pois os últimos meses foram intensos.
  • Obrigado a todos os colaboradores da Creche Paz, vocês são grandes instrumentos de Deus na vida diária destas crianças.
  • Gostaríamos de agradecer imensamente ao padre Sander Patalo, que, representando o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, com muito empenho, dedicação e confiança nos sinais da Divina Providência, mostrou-se um grande amigo motivado sempre a investir no que há de melhor para oferecer às crianças, pérolas da obra de Deus. 
  • Agradecemos a todos que se fizeram presentes e aos que estavam conosco em oração para que este sonho se realizasse.
  • Por fim, agradecemos a Deus, pois sem Ele, nada disso seria possível!
  •  

Cada detalhe e cada momento pensado foi direcionado a espiritualidade calabriana, que representa nosso jeito de ser e de viver, pois sabemos que este é o nosso diferencial, o que nos torna humanos nesta lida diária do cuidar. Nosso papel na educação é formar pessoas que podem transformar outras histórias, outras vidas, pois o acesso a uma educação de qualidade é o nosso futuro. 

"A providência é uma terna Mãe" (São João Calabria)